Ata da sessão do Conselho Universitário Realizada em 14 de Janeiro de 1970.

"Ordem do Dia"

O M.Reitor, após anunciar o primeiro item, - Parecer da Comissão de Legislção e Normas referente ao Regimento do Instituto de Geociências, concedeu a palavra ao Conselheiro Pedro Pina, Relator.

Depois do Conselheiro Relator apresentar o seu Parecer e de discussão, da qual participaram como consta das notas taquigráficas anexas, o Magnifico Reitor e os Conselheiros Antônio Celso, Yêda Ferreira, Lafayete Pondé, Osório Reis, Manoel Veiga, Rodrigo Argolo, Evandro Schneider, Lêda Jesuino, Ivete Oliveira e Adriano Pondé, foi aprovado o Regimento de Geociências com emendas aos artigos 5, 6, 7, 17, 20, 27, 35, 40, 41, 59, 60, 61 e 62.
Face á ausência justificada do Conselheior Barachisio Lisboa, Relator do processo constante do segundo item da "Ordem do Dia", S.Magnificência concedeu a palavra ao Conselheiro Orlando Gomes para Relatar o

Terceiro item

Parecer da Comissão de Legislação e Normas relativo ao Regimento da Escola de Administração

Após o Conselheiro Relator apresentar o seu Parecer e de discussão, da qual participaram, como consta das notas taquigráficas anexas, o M.reitor e os Conselheiors Osório Reis, lafayete Pondé, Sylvio Faria, Lolita Dantas, Rodrigo Argolo, Vasco Neto, Evandro Schneider, Ivete Oliveira, Pedro Pina, Antonio Celso e Messias Lopes, foi aprovado o Regimento da Escola de Administração, com emendas aos artigos 2, 4, 5, 6, 7, 8, 12,16, 17, 18, 20, 26, 27 e 30.
O Conselheiro Orlando Gomes, da Comissão de Legislação e Normas, relatou o processo da Faculdade de Medicina referente á organização do Colegiado de Curso. Disse o Conselheiro Relator que a proposta da Faculdade de Medicina era para a distribuição  de carga horária e organização de planos, de outras disciplinas qua aFaculdade acha que devem ser desdrobadas, matérias do currículo do Conselho Federal de Educação o Colegiado de Cursos já fosse integrado pelos Professores que, provavelmente, irão ministrar essas disciplinas. Que o Parecer da Comissão era contrário porque as disciplinas não estão ainda criadas e, portanto, não podem os Professores integrar os Departamentos respectivos. Que ao Colegiado de Cursos, com a sua atual composição, sabe fazer as exigências quanto ás disciplinas novas. O Parecer do Conselheiro Relator foi unanimemente aprovado.
 O Conselheiro Sylvio Faria relatou o processo, já aprovado pelo Conselho de Curadores, relativo á fixação de novos valores para as taxas a serem cobrados pela Universidade no corrente exercício. Após o Conselheiro Relator apresentar o seu Parecer e de discussão, da qual participara, o M.Reitor e os Conselheiros. Antonio Celson, Manoel Veiga, Orlando Gomes, Evandro Schneider, Ivete Oliveira e Yêda Ferreira, o Conselho aprovou, por unanimidade, o Parecer do Conselheiro Relator favorável á tabela apresentada, destacando-se, porém a situação dos cursos livres da Escola de Belas Artes, diminuindo de CR$50,00 a taxa de exame de segunda época.

UFBA

Vasco Neto
Legal Costa
Adriano Pondé
Lolita Dantas e Sylvio Faria.

O M.Reitor declarou aberta a sessão, informando que, devido á proximidade da última sessão, não houve tempo para o preparo da Ata da sessão passada. Usando da palavra o M.Reitor informou á Casa sobre a situação dos Regimentos das várias Unidades, declarando quais os que ainda chegaram á Reitoria-  Os Conselheiros Vasco Neto, Hélio Simões e Lêda Jesuino comunicaram que os Regimentos das Unidades de que são Diretores estão em fase final de elaboração.