Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 16 de novembro de 1960.

ORDEM DO DIA
Concedida a palavra ao Conselheiro Pedro Tavares para apresentar o Parecer da Comissão de Ensino, o Conselheiro PEDRO TAVARES disse que os professores escolhidos foram:
Alberico Fraga, Américo Simas Filho, Carlos Simas, Frederico Simas Saraiva, Hélio Simões, Hernani Sávio Sobral e Jaime Gama e Abreu, como efetivos, e Leopoldo Amaral, Oscar Caetano, Tito Pires e Walter Gordilho, como suplentes, e o que o Parecer Comissão de Ensino era favorável à proposta da Congregação da Escola de Belas Artes. Depois de discutido, o Parecer foi unanimemente aprovado.
Apresentado o Parecer da Comissão e Ensino referente à proposta da Congregação da Faculdade de Filosofia para completar o seu "quórum" para a realização do concurso para o provimento do cargo de Professor Catedrático da cadeira de "História da Filosofia".
Usando da palavra o Conselheiro Pedro Tavares  disse que o Parecer da Comissão de Ensino era favorável a proposta da Congregação da Faculdade de Filosofia e que os Professores escolhidos foram:
Aloisio De Carvalho Filho, Albérico Fraga, Idalício Nogueira, Evandro Baltazar, Mário Barros, Lafaiete Spinola, Orlando Gomes, Nelson Sampaio e Aderbal Gonçalves. O parecer foi unanimemente aprovado.

Parecer da Comissão de Legislação e Recursos sobre a proposta da Congregação da Escola Politécnica referente ao Instituto de Tecnologia. Encerrada a discussão o Conselho aprovou por unanimidade a proposta do Conselheiro Aristides Gomes reconhecendo a necessidade e autorizando o funcionamento do Instituto de Tecnologia, previsto no Estatuto da Universidade, que até segunda ordem, deverá funcionar anexo à Escola Politécnica.

Não consta.

CONSELHEIRO TEONILO ANORIM
Conselheiro Adriano Pondé
CONSELHEIRO OSCAR CAETANO.

Procedida a leitura da Ata da sessão realizada em 21 de setembro, a qual, depois de lida, foi posta em discussão, foi unanimemente aprovada.
A seguir foi lida a Ata da sessão realizada em 22 de setembro, a qual, depois de lida, foi posta em discussão, foi unanimemente aprovada.
Procedida a leitura da Ata da sessão realizada em 21 de outubro, a qual, depois de lida, foi posta em discussão, foi unanimemente aprovada.
Proposto voto de pesar pelo falecimento do Professor José Lima.
Registrada a presença do Conselheiro Arnaldo Silveira, suplente de representante da Faculdade de Odontologia e assinalado o retorno do Conselheiro Magalhães Neto às suas atividades no Conselho.
Lidos os seguintes ofícios:
- Do Professor Adolpho Diniz, Diretor da Faculdade de Farmácia justificando a sua ausência a sessão do Conselho Universitário realizada no dia 21 de outubro em  virtude da realização, nesse mesmo dia, da defesa da tese para a docência livre da cadeira de Química Orgânica;
- Do Professor Aristides Gomes comunicando que assumiu o exercício da função de Diretor da Faculdade de Filosofia, visto ter sido eleito VICE-DIRETOR;
- Do Professor Mendonça Filho, Diretor da Escola e Belas Artes, comunicando que seriam iniciados no próximo dia 5 os concursos para Cátedra de Pintura e livre docência de Desenho de Modelo Vivo.
Comunicado que sobre a mesa estava o convênio, aprovado pelo Conselho de Curadores, assinado, com a assistência da Reitoria da Universidade da Bahia, entre a Comissão Nacional de Energia Nuclear e a Escola Politécnica.
Solicitado aos Senhores Diretores que enviassem as faturas de pagamento de pessoal até o dia 1° de dezembro.
Chamada a atenção dos Diretores de Faculdade para uma Circular que deveria ser distribuída referente à remessa, com a maior urgência, à Reitoria de uma relação de Assistentes de ensino que, também, são docentes-livres.
Dito que possivelmente no começo de dezembro seria paga a diferença de vencimento dos funcionários em virtude da “reclassificação” e da “paridade”.

Referente ao Orçamento da Universidade para o exercício de 1961 foram passadas várias informações aos Senhores Conselheiros.