Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 19 de maio de 1960.

Ordem do dia
Apresentado o Parecer da Comissão de Ensino referente á escolha feita pela Congregação da Faculdade de Odontologia, do Professor José Moreira Pinto para substituir o Professor Carlos Geraldo De Oliveira que fora escolhido para compor o quórum da Congregação durante os trabalhos do concurso para a docência livre de Histologia. Disse o Conselheiro Alceu Hiltner, que o Parecer da Comissão de Ensino era favorável a referida indicação, sendo, a seguir, o mesmo unanimemente aprovado.
Ainda com a palavra o Conselheiro Alceu Hiltner disse que tinha em mãos um ofício do Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas comunicando que a CONGREGAÇÃO elegeu o Professor Mário Barros para substituir o Professor Magalhães Neto na composição do "quórum" necessário ao momento do parecer da Comissão Julgadora de prova e títulos do Professor Manoel Pinto de Aguiar, que requereu transferência da Cadeira de "Moeda e Crédito" para "História das Doutrinas Econômicas".  Que na ultima reunião do Conselho, não foi aprovada a indicação dos outros nomes, logo, não se podia complementar uma lista que ainda não havia sido aprovada. O Conselho decidiu deixar em suspenso o assunto ate que a Faculdade remeta nova lista.

Com a palavra o Conselheiro Carlos Simas apresentou o Parecer da Comissão de Ensino quanto a indicação feita pela Congregação da Faculdade e Farmácia para compor o seu "quórum" para realização de concursos. Disse que os nomes indicados foram os seguintes: Drs. Fernando Leite, Fúlvio José Alice, Pedrito Silva, João José Seabra, Magalhães Neto, Torres Homem e Eduardo Araújo (suplente), para o "quórum" de Zoologia e Parasitologia; Archimedes Guimarães, Edgard Pires da Veiga, Elias Andrade, José Carlos Reis, Juarez Furtado, Abel Oliveira e Torres Homem (suplente), Alexandre Leal Costa, Adriano Ponde, Elias Andrade Passo, Torres Homem, Rodrigo Argolo, Edgard Pires da Veiga, Alicio Queiroz (suplente) e Magalhaes Neto (suplente), para o "quórum" de Química Biológica. e o Parecer da Comissão era favorável aos nomes indicados com exceção no de nome do Professor Carlos Reis, que não era Catedrático e sendo Professor regente o fato de integrar o "quórum" de uma Congregação, mesmo como Professor "ad hoc” lhe atribui o notário saber que o dispensara de concurso de docência livre para aspirar a uma cátedra de Química em qualquer unidade da Universidade. Após discussão, da qual participaram os Conselheiros Orlando Gomes, presidente Alceu Hiltner, Magalhães Neto e Elsior Coutinho, o Parecer foi unanimemente aprovado.

Não consta.

Conselheiro Pinto de Aguiar
Conselheiro Adriano Pondé
Acadêmico Augusto Silvany.

Deixava de ser lida a Ata da sessão anterior por motivo superior.
Lidos dois ofícios do Diretor da Faculdade de Econômicas, Professor Pinto de Aguiar comunicando que foram inscritos seis candidatos a concursos de Docente livre naquela Faculdade.

Usando da palavra o Acadêmico Augusto Silvany propôs ao Conselho que fosse levada ao Presidente Juscelino Kubitschek uma moção de aplausos pela atitude de S.Excia. Contra a discriminação racial na África, mandando, por intermédio do Senhor Ministro da Educação, fossem feitas preleções sobre o assunto, nas diversas unidades das Universidades do Brasil. A proposta do Acadêmico Silvany foi unanimemente aprovada.