Ata da sessão do Conselho Universitário Realizada em 15 de Março de 1972.
"Ordem do Dia"
Primeiro item:
Parecer da Comissão de Legislação e Normas sobre reforma parcial do Regimento do Instituto de Quimica, concedeu a palavra ao Conselheiro Sylvio Faria, Relator.
O Conselheiro Relator disse que a proposta aprovada pela Congregação do Instituto de Química foi a seguinte: "Substituir os parágrafos 2, 3, e 4 do artigo 39 pelos seguintes: Parágrafo 2. O conceito final do aluno em cada disciplina será determinado pela média aritimética ponderada dos dois valores seguintes: I- A média aritimética simples, sem aproximação, dos valores numéricos, correspondentes aos conceitos obtidos pelo aluno nos trabalhos escolares e nos exercicios de aplicação. II- O valor númerico correspondente ao conceito obtido no exame final. Parágrafo 3- Aos valores espressos nos incisos I e II do parágrafo anterior, serão atribuidos os pesos 7 e 3 respectivamente. Parágrafo 4- O conceito final da disciplina será o correspondente ao valor obtido na forma expressa nos artigos 2 e 3, desprezados as frações iguais ou inferiores a meio e arredondadas as que forem superiores ". Disse ainda o Conselheiro Sylvio Faria, que o Parecer da Comissão era o seguinte: "Opinamos pela aprovação do projeto de reforma do R.I. do Instituto de Química. A reforma visa harmonizar o sistema de verificação de aprendizagem dessa Unidade com base de entendimento da Resolução número 30/71, do Conselho de Coordenação". O Parecer da Comissão de Legislação e Normas foi unanimemente aprovado pelo Conselho.
Segundo item:
Escolha do representante do Conselho Universitário no Conselho Deliberativo do Museu de Arte Sacra. Procedida a eleição, com vinte e três votantes, apurou-se os seguinte resultado, servindo como escrutinadores os Conselheiros Leal Costa e Batista Neves , Conselheiros Manuel Veiga 22 votos; Conselheiros Mário Mendonça 1 voto. Face o resultado S.Magnicência proclamou eleito o Conselheiro Manuel Veiga, o qual agradeceu a sua eleição.
Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão.
Não houve o que ocorrer.
O M.Reitor declarou aberta a sessão realizada em 18 de Maio de 1971, a qual, depois de lida e posta em discussão, foi unanimente aprovada. Em seguida foi lida, posta em discussão e unanimemente aprovada a Ata da sessão realizada em 30 de Dezembro de 1971. O M.Reitor comunicou ao Conselho o falecimento do Professor Guilherme Ávila, Diretor da Escola Politécnica, ressaltando a sua dedicada colaboração aos trabalhos da Universidade. Em seguida o Conselho, por unanimidade, aprovou a proposta do M.Reitor para que fosse inserido em Ata um voto de pesar pelo falecimento do Major Cosme de Farias. Novamente com a palavra o M.Reitor prestou informações sobre a distribuição das verbas orçamentárias entre as diversas unidades e comunicou ao Conselho que a Reitoria já assinou os primeiros Convênios relativos ás bolsas de trabalho, explicando a finalidade das bolsas. Ainda na hora do expediente S.Magnificência registrou a presença dos Conselheiros Magno Valente, Diretor interino da Escola Politécnica, e Carlos Fera, Vice-Diretor, em exercicio da Faculdade de Odontologia. Por proposta do Conselheiro Sylvio Faria o Conselho aprovou um voto de agredecimento ao Conselheiro Barachisio Lisbôa, cujo mandato terminou recentemente, pelos relevantes serviços que prestou durante o período do seu mandato.