Ata da sessão do Conselho Universitário Realizada em 18 de Setembro de 1972.

Pauta: 

"Ordem do Dia"
 
 
Primeiro item:
 
 
O Conselheiro Hélio Simões apresentou o Parecer a seguir transcrito, da Comissão de Títulos Honorificos para se conceder o tÍtulo de "Doutor Honoris Causa" ao Professor Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque Melo.]
 
 
Parecer: A Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas  submete ao Conselho Universitário proposta originária do seu Departamento de História, "por instância do Professor Fernando da Rocha Peres", uma indicação para que seja conferido a Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque Melo o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal da Bahia. Como justificativa para tão alta homenagem, por sua  própria natureza excepcional e consagradora, aduz a proposta da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, o resumo, entre aspas, porque transcrito de um dicionário das Artes no Brasil, da vida do notavel pintor, em que se anuciam as suas atividades e realizações no campo a que sempre se dedicou, ressaltando a importância da sua contribuição na renovação técnica e temática da pintura brasileira que valorizou e enriqueceu, tendo sido "um dos primeiros artistas nacionais a reconhecer a necessidade de uma pintura cujos temas refletissem os valores da estrutura social brasileira (sic)". O porque participou do grupo de jovens que com o aval de Graça Aranha, realizou em 1922, em São Paulo, a Semana de Arte Moderna, de que este ano se comemora meio século, pareceu aos proponentes,  queremos crer que com justificada oportunidade que seria o momento de prestar aquela grande figura das nossas artes, pelo que fez, pelo que significou e pelo que representa no avanço e nacionalização de tão importante setor da nossa cultura, a homenagem maior que as Universidade reservam aos que elas consideram dignos de integrarem honorariamente o seu Claustro Docetoral. Salvo melhor juizo do Colendo Conselho Universitário, na deliberação soberana de su Plenário. A Comissão de Título Honorificos pronuncia-se favorávelmente á proposta da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas para que seja concedido a Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque Melo Di Cavalcanti Título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal da Bahia": O Conselheiro Manuel Veiga teceu algumas considerações sobre a personalidade do homenageado. Em seguida o M.Reitor procedeu á votação secreta, na forma prevista no Estatuto, apurando-se, com 23 votantes, o seguinte resultado: SIM= vinte e dois Conselheiros e NÃO  um Conselheiro. Face ao resultado, o M.Reitor informou que estava aprovado o Parecer da Comissão. Em seguida, sôbre a tramitação da proposta, falaram , como consta das notas taquigráficas anexas, o M.Reitor e os Conselheiros Alceu Hiltner, Hélio Simões e Batista Neves. Em proseguimento á "ordem do dia", o M.Reitor concedeu a palavra ao Conselheiro Carlos Geraldo, da Comissão de Legislação e Normas, para relatar o processo referente á reforma do Regimento Geral, da Universidade. Antes do Conselheiro Relator apresentar o seu Parecer, falaram os Conselheiros Sylvio Faria, Aderbal Gonçalves, Carlos Geraldo, Tobias Neto, Alceu Hiltner, Lêda Jesuino, Renato Dantas e Batista Neves tendo o Conselho resolvido adiar a apreciação da matéria em pauta.
 
Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão.
 

Local: 
UFBA
Data: 
seg, 18/09/1972 - 09:00
O que ocorrer: 

Não houve o que ocorrer.

Participantes: 
M.Reitor
Professor Dr. Lafayete Pondé
Conselheiros Jutorib Lima
Maria Stela
Sento Sé
Fernandes da Cunha
Tobias Neto
Sylvio Faria
Mauro Alencar
Yêda Ferreira
Aline Galvão
Anete da Costa
Leal Costa
Helio Simões
Manuel Veiga
Medeiros Neto
Batista Neves
Aderbal Gonçalves
Carlos Geraldo
Renato Dantas
Alceu Hiltner
Lêda Jesuino
Mário OLiveira
José Carlos e Lolita Dantas.
Expediente: 

O M.Reitor declarou aberta a sessão, convidando o Secretário a proceder a leitura da Ata da sessão anterior, a qual, depois de lida e posta em discussão, foi unanimemente aprovada. O M.Reitor comunicou ao plenário que já foi publicado no Diário Oficial a tabela convertendo no regime trabalhista aqueles antigos Professores de R.B. Em seguida registrou a presença da Professora Anete Costa, Vice-Diretora, em exercicio, da Escola de Nutrição. Por proposta do M.Reitor foi aprovado, por unanimidade, um voto de pesar pelo falecimento do Professor Teonilo Amorim, o qual, durante muitos anos, serviu como representante dos Docentes Livres, neste sobre a atuação do Professor Pedro Tavares, comunicou que o referido Professor se aposenta compulsóriamente na data de hoje, razão porque queria consignar na Ata dos trabalhos os agradecimentos pelos  relevantes serviços prestados os agradecimentos pelo eminente Professor. O M.Reitor disse que a Reitoria e o Conselho Universitário se associavam ás homenagens prestadas ao Professor Pedro Tavares. O Conselheiro Renato Dantas comunicou a aposentadoria compulsória do Professor Hosani de Oliveira, ressaltando os relevantes serviços que o mesmo prestou á Universidade. O Conselheiro Carlos Geraldo informou á Casa que, dentro de breves dias, o Professor Tomás Dias Machado, do Instituto de Ciências das Saúde, também, será atingido pela apresentadoria compulsória. Em seguida o Conselheiro  Carlos Geraldo ressaltou o trabalho desenvolvido pelo mencionado Professor na Universidade Federal da Bahia. O Conselheiro Mauro Alencar, após registrar os serviços prestados pelo Professor Adalberto Carvalho, da Faculdade de Farmácia, informou que o mesmo foi atingido pela aposentadoria compulsória. O M.Reitor se associou á homenagens prestadas aos Professores Hosanah de Oliveira, Tomás Dias Machado Carvalho. O Conselheiro Manuel Veiga teceu considerações sobre a personalidade do Professor Pedro Tavares.