Ata do Conselho Universitário realizada em 18 de Setembro de 1981.

Pauta: 

1 - Passando a ´´Ordem do dia`` O Magnífico Reitor anunciou o item I ) – Parecer da Comissão de Títulos referente ao processo nº 0158/81 – proposta da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas para concessão do Título de Professor Emérito ao prof. Dr. Thales Olympio Góes de Azevedo, sendo Relator o Cons. Penilson Silva. O Parecer apresentado pelo Conselheiro Relator e unanimemente aprovado pelo Plenário, em votação secreta, foi o seguinte: ´´ Parecer – O Departamento de História da faculdade de Filosofia e Ciências Humanas solicita ao Colendo Conselho universitário a concessão ao Professor Emérito da Universidade Federal da Bahia.
2 - O Prof. Luis Henrique Dias Tavares, Chefe do Departamento de História, justificou o pedido com um perfil do Prof. Thales de Azevedo, com o brilho peculiar da sua inteligência, tão apreciada por toda a Bahia Culta. Difícil acrescentar alguma coisa a este retrato da atividade do Prof. Thales de Azevedo na multiplicidade de aspectos da sua personalidade como Professor Universitário e como ser humano profundamente interessado nos problemas dos seus semelhantes. O Relator sente genuína alegria em propor o Título de Professor Emérito para o Professor Thales de Azevedo. Vê nessa outorga o reconhecimento dos seus pares numa espécie de representação do vasto número de pessoas que se beneficiaram e se beneficiam com suas diretrizes de conduta intelectual, emotiva e social``.
3 - Participaram da votação 23 Senhores Conselheiros, servindo como escrutinadores os Cons. George Modesto e José Calasans. O Cons. Ruy Simões, em nome da faculdade de Filosofia, agradeceu a manifestação de reconhecimento do valor do Prof. Thales de Azevedo. Ainda usando da palavra o Cons. Ruy Simões tratou do problema do horário de trabalho do pessoal administrativo, ressaltando a disparidade existente entre algumas Unidades quanto ao regime de trabalho semanal (jornada). Acatando sugestão formulada pelo Magnífico Reitor o Conselho decidiu que a matéria trazida ao plenário pelo Cons. Ruy Simões fosse examinada e discutida nesta sessão, sem, contudo, constar da Ata, das notas taquigráficas e da gravação. Reaberta a sessão o Magnífico Reitor franqueou a palavra, fazendo uso da mesma o Conselheiro Renato Mesquita que, como representante da Comunidade Religiosa de Salvador neste Conselho, pediu que fosse consignada em Ata a sua satisfação pela outorga do título de Professor Emérito ao Prof. Thales de Azevedo. Por proposta do Conselheiro Costa Vargens, que a justificou, o Conselho, por unanimidade, aprovou uma Moção de pesar pelo falecimento do Prof. Manoel Rocha da Universidade de Lisboa.
4 -  Por proposta do Cons. Sylvio Faria, que a justificou, o Conselho, por unanimidade, aprovou uma Moção de pesar pelo falecimento do Prof. Clemente Mariani Docente Livre da faculdade de Direito. O Conselheiro Ruy Simões, em nome da faculdade de Filosofia, se associou a proposta formulada pelo Cons. Sylvio Faria. A Conselheira Maria Anália comunicou ao Plenário que a faculdade de Educação participou do III Seminário sobre reformulação aos Cursos Profissionais para educação, realizado em Fortaleza de 31 de agosto a 4 de setembro. p.p. Em reuniões, nos dias 28 e 29 de setembro na faculdade de Educação, quando serão discutidos os problemas de estágio. Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão.

 

Local: 
Universidade Federal da Bahia
Data: 
sex, 18/09/1981 - 09:15
O que ocorrer: 

Não houve o que ocorrer.

Participantes: 
Dr. Macedo Costa
Euridice Santana
José Alberto
Germano Tabacof
Nilmar Rocha
Nadja Viana
Dalmo Pontual
Ruy Simões
Hermani Sobral
Maria do Rosário
Eliel Pinheiro
Neuza Castro
Herbert Magalhães
George Modesto
Penilson Silva
Piero Bastianelli
Maria Anália
José Magalhães
Osório Reis
Wanda Santana
Renato Mesquita
Sylvio Faria.
Expediente: 
  1. Aberta a sessão, o Secretário fez a leitura da ata da sessão anterior, a qual, depois de lida e discutida, foi unanimemente aprovada.
  2. O Magnífico Reitor assinalou as presenças dos Conselheiros José Alberto, Vice-diretor da Escola de Agronomia, e Sylvio faria, representante das Federações Patronais e das Federações dos Trabalhadores, dando as boas vindas do Conselho a ambos e ressaltando os serviços já prestados pelo Cons. Sylvio Faria em todos os Conselhos superiores desta Universidade.
  3. O Magnífico Reitor fez a exposição constante das notas taquigráficas sobre a situação financeira da UFBA. O Conselheiro Sylvio Faria agradeceu a saudação que lhe foi feita pelo Magnífico Reitor.