Ata do Conselho Universitário realizada em 18 de Setembro de 1981.

1 - Passando a ´´Ordem do dia`` O Magnífico Reitor anunciou o item I ) – Parecer da Comissão de Títulos referente ao processo nº 0158/81 – proposta da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas para concessão do Título de Professor Emérito ao prof. Dr. Thales Olympio Góes de Azevedo, sendo Relator o Cons. Penilson Silva. O Parecer apresentado pelo Conselheiro Relator e unanimemente aprovado pelo Plenário, em votação secreta, foi o seguinte: ´´ Parecer – O Departamento de História da faculdade de Filosofia e Ciências Humanas solicita ao Colendo Conselho universitário a concessão ao Professor Emérito da Universidade Federal da Bahia.
2 - O Prof. Luis Henrique Dias Tavares, Chefe do Departamento de História, justificou o pedido com um perfil do Prof. Thales de Azevedo, com o brilho peculiar da sua inteligência, tão apreciada por toda a Bahia Culta. Difícil acrescentar alguma coisa a este retrato da atividade do Prof. Thales de Azevedo na multiplicidade de aspectos da sua personalidade como Professor Universitário e como ser humano profundamente interessado nos problemas dos seus semelhantes. O Relator sente genuína alegria em propor o Título de Professor Emérito para o Professor Thales de Azevedo. Vê nessa outorga o reconhecimento dos seus pares numa espécie de representação do vasto número de pessoas que se beneficiaram e se beneficiam com suas diretrizes de conduta intelectual, emotiva e social``.
3 - Participaram da votação 23 Senhores Conselheiros, servindo como escrutinadores os Cons. George Modesto e José Calasans. O Cons. Ruy Simões, em nome da faculdade de Filosofia, agradeceu a manifestação de reconhecimento do valor do Prof. Thales de Azevedo. Ainda usando da palavra o Cons. Ruy Simões tratou do problema do horário de trabalho do pessoal administrativo, ressaltando a disparidade existente entre algumas Unidades quanto ao regime de trabalho semanal (jornada). Acatando sugestão formulada pelo Magnífico Reitor o Conselho decidiu que a matéria trazida ao plenário pelo Cons. Ruy Simões fosse examinada e discutida nesta sessão, sem, contudo, constar da Ata, das notas taquigráficas e da gravação. Reaberta a sessão o Magnífico Reitor franqueou a palavra, fazendo uso da mesma o Conselheiro Renato Mesquita que, como representante da Comunidade Religiosa de Salvador neste Conselho, pediu que fosse consignada em Ata a sua satisfação pela outorga do título de Professor Emérito ao Prof. Thales de Azevedo. Por proposta do Conselheiro Costa Vargens, que a justificou, o Conselho, por unanimidade, aprovou uma Moção de pesar pelo falecimento do Prof. Manoel Rocha da Universidade de Lisboa.
4 -  Por proposta do Cons. Sylvio Faria, que a justificou, o Conselho, por unanimidade, aprovou uma Moção de pesar pelo falecimento do Prof. Clemente Mariani Docente Livre da faculdade de Direito. O Conselheiro Ruy Simões, em nome da faculdade de Filosofia, se associou a proposta formulada pelo Cons. Sylvio Faria. A Conselheira Maria Anália comunicou ao Plenário que a faculdade de Educação participou do III Seminário sobre reformulação aos Cursos Profissionais para educação, realizado em Fortaleza de 31 de agosto a 4 de setembro. p.p. Em reuniões, nos dias 28 e 29 de setembro na faculdade de Educação, quando serão discutidos os problemas de estágio. Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão.

Universidade Federal da Bahia

Wanda Santana
Renato Mesquita
Sylvio Faria.
  1. Aberta a sessão, o Secretário fez a leitura da ata da sessão anterior, a qual, depois de lida e discutida, foi unanimemente aprovada.
  2. O Magnífico Reitor assinalou as presenças dos Conselheiros José Alberto, Vice-diretor da Escola de Agronomia, e Sylvio faria, representante das Federações Patronais e das Federações dos Trabalhadores, dando as boas vindas do Conselho a ambos e ressaltando os serviços já prestados pelo Cons. Sylvio Faria em todos os Conselhos superiores desta Universidade.
  3. O Magnífico Reitor fez a exposição constante das notas taquigráficas sobre a situação financeira da UFBA. O Conselheiro Sylvio Faria agradeceu a saudação que lhe foi feita pelo Magnífico Reitor.