Ata da Sessão do Conselho Universitário realizada em 26 de julho de 1993.

Pauta: 

1- Criação de Comissão do Conselho Universitário para mapeamento e avaliação da carga horária, de direito e de fato, dos Servidores da UFBA.
 
Franqueada a palavra o Cons. JUAREZ sugeriu que a Comissão estudasse, também, uma política de pessoal para a Universidade, bem como alocação de vagas de funcionários, uma vez que não havia uma distribuição justa para as escolas, o que foi complementado pela Consa. NEUZA de que deveria haver uma política de capacitação de pessoal. O técnico VICENTE informou que os dados levantados pela subcomissão encarregada de fazer o levantamento do quadro de pessoal apontavam que 1/3 da categoria ativa um total de 1300 servidores estavam trabalhando 30 horas. Informou também que a lei 8.470, aprovada pelo Congresso Nacional, deixa a critério dos dirigentes dos órgãos públicos a implantação da jornada de trabalho e finalizou comunicando que dentre as reivindicações dos servidores estava a destinação de 1% do orçamento da Universidade para capacitação de pessoal tanto docente como técnico-administrativo conforme consta no RJU. A presidência submeteu ao plenário a sugestão de ampliar as funções da Comissão no sentido de se formular uma política de capacitação de pessoal. O Cons. MASCARENHAS se manifestou favorável a criação da Comissão para formulação da política de pessoal, ficando o levantamento dos dados a cargo da SPE, no que foi sugerido pelo Cons. AURELIO. A Consa. MARIA JOSÈ se pronunciou contrária ao estabelecimento da jornada de trabalho de 30 horas e esclareceu que no caso específico da Escola de Biblioteconomia, após uma avaliação das atividades da Escola feita durante a reunião com todos os funcionários, chegou-se a conclusão de que seria impossível se realizar todas as tarefas se os servidores trabalhassem apenas 30 horas. Em seguida os Conselheiros passaram a sugestão dos nomes para compor a Comissão que ficou constituída pelos Professores: LAFAIETE, NEUZA VICENTE e CARLOS ALBERTO. Acatada solicitação do Cons. JUAREZ de inversão da pauta, o Presidente passou ao item 3: Parecer da Comissão da Prefeitura do Campus Universitário, conforme estabelecido pela portaria nº 116/93. Após apresentação do Relatório da Comissão, pelo Cons. AURELIO, no qual concluiu pela descentralização de parte dos serviços da Prefeitura, os Conselheiros passaram a discussão do documento e do tipo de tabela a ser utilizada para calcular o valor dos recursos a serem repassados para as Unidades para efetuarem pequenos serviços, descentralizando as tarefas da PCU após o que o Presidente passou à votação do Relatório que foi aprovado por unanimidade. Na sequência colocou em votação proposta de uso da tabela PINE para distribuição dos recursos, sendo aprovada, por 13 votos a favor II contra. O Cons. AURÉLIO lembrou diante da aprovação daquela Tabela, que se fazia necessário a revisão das áres computadas de cada Unidade. O prefeito do Campus mencionou que os dirigentes das Unidades que tivessem dúvidas em relação à sua área podiam pedir recontagem e lembrou que os recursos a serem repassados não contemplavam os Órgãos Suplementares de cada Unidade, que continuariam atendidos pelo sistema centralizado. O Sr. Presidente passou então ao item
 
2: Indicação de um representante do Conselho Universitário para compor a Comissão de estudo das condições de acesso e locomoção dos deficientes físicos desta Instituição.
 
Acatada a sugestão do Presidente, ficou indicado o nome da Conselheira JACY LINS para a referida Comissão.
 
O presidente agradeceu a presença de todos e deu encerrada a sessão. Ata aprovada em sessão do dia 18.01.94.
 

Local: 
UFBA
Data: 
seg, 26/07/1993 (All day)
Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
Sob a Presidência do Vice-Reitor. Prof. LUIZ FELIPPE PERRET SERPA. Conselheiros: REGINALDO SOUZA SANTOS
AURÉLIO GONÇALVES DE LACERDA
ALDA DE JESUS OLIVEIRA
ILKA FREIRE
DÉLIO JOSÉ FERRAZ PINHEIRO
JUAREZ MARIALVA T.M.PARAÍSO
LUIZ CÉSAR D. DO NASCIMENTO
NEUZA DIAS A. DE AZEVEDO
VICENTE JOSÉ DE L.NETO
ANTONIO CARLOS Q. MASCARENHAS
MARIA JOSÉ RABELO DE FREITAS
LAFAIETE ALMEIDA CARDOSO
THOMAZ RODRIGUES P. DA CRUZ
EDLEUZA NUNES GAUDENZI
SILVIA CRISTINA C. DA G. LOBO
PAULO REBOUÇAS BRANDÃO
JACY LINS E SILVA FRANCO
ADROALDO C. D’OLIVEIRA L.MEDRADO
GUIVALDO D’ALEXANDRIA BAPTISTA
NICE AMERICANO DA COSTA PINTO
JOELITO OLIVEIRA REZENDE
JAIRO DINIZ
LUCIANO JOSÉ C. FIGUEIREDO
CARLOS ALBERTO C. NASCIMENTO
MARIA DE NAZARETH VIANA. Convidados: TEREZA CRISTINA A. DE ARAGÃO
Silvio Loureiro
ANTONIO HELIODORIO SAMPAIO.
Expediente: 

Havendo número legal o Sr. Presidente abriu a sessão informando que a Reitoria havia formalizado a constituição da Comissão para reestudar os critérios de distribuição dos recursos orçamentários entre as Unidades de Ensino.