Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 1º de março de 1966.

Pauta: 

“ORDEM DO DIA”
 
O Conselheiro Jorge Novis para apresentar o Parecer da Comissão de Ensino sobre o processo referente ao Convênio a ser firmado entre a Faculdade de Odontologia e o Instituto de Química visando o ensino da cadeira de Bioquímica. O Parecer da Comissão era favorável ao proposto.
O Conselheiro Magalhães Neto informou que como membro da Comissão de Legislação e Recursos tinha um processo para relatar relativo à modificação do currículo da Faculdade de Odontologia. Que o aludido processo deveria ser apreciado antes do relatado pelo Conselheiro Jorge Novis. O Parecer da Comissão de Legislação e Recursos era favorável ao proposto pela Congregação da Faculdade de Odontologia. O Parecer foi unanimemente aprovado.
A seguir foi unanimemente aprovado o Parecer da Comissão de Ensino sobre o convênio já mencionado.
O Conselheiro Jorge Novis relatou o processo referente à Proposta de Convênio a ser firmado entre a Faculdade de Farmácia e o Instituto de Economia e Finanças da Bahia. O Parecer favorável ao proposto foi unanimemente aprovado pelo Conselho.
O Conselheiro Alceu Hiltner apresentou o parecer da Comissão de Ensino sobre a proposta formulada pela Congregação da Faculdade de Filosofia para a concessão do título de professor emérito aos professores catedráticos aposentados Antonio de Oliveira Dias e Frederico Grandchamp Edelweiss. O Parecer da Comissão era favorável á proposta, foi unanimente aprovado.
Ainda o Conselheiro Alceu Hiltner relatou o processo proveniente da Faculdade de Odontologia e relativo à concessão do título de professor emérito ao professor Catedrático aposentado Augusto Lopes Pontes. O parecer favorável à proposta foi unanimemente aprovado.
O Conselheiro Magalhães Neto relatou o recurso interposto pelo Acadêmico João Leão Bandeira da decisão da Congregação da Faculdade de Odontologia que lhe recusou inscrição em segunda época. Após discussão, o Conselho contra os votos dos Conselheiros Arnaldo Silveira, Sylvio Faria, Lafayete Pondé, Alceu Hiltner e Nilmar Rocha, aprovou o Parecer do Conselheiro Relator favorável a que o recorrente fosse submetido ao exame de 2ªépoca na cadeira dependente. E contra os votos dos Conselheiros Alceu Hiltner, Lafayete Pondé, Arnaldo Silveira, Ivete Oliveira, Nilmar Rocha e Sylvio Faria, o Conselho aprovou o PARECER DO Conselheiro Relator no sentido de que, se o recorrente for reprovado na dependência, possa realizar os exames das duas outras cadeiras da série em que está condicionalmente matriculado.
Por proposta da Conselheira Dirce Araújo, o Conselho aprovou, por unanimidade, voto de reconhecimento ao professor Raymundo Moniz de Aragão, diretor da Divisão de Ensino Superior do Ministério da Educação e Cultura, em razão de S. Excia. ter se mostrado sensível ao atendimento dos problemas universitários.
O Conselheiro Thales Azevedo prestou ao Conselho informações sobre a realização, por parte da Faculdade de Filosofia, de um exame de suficiência para possibilitar o ensino no interior.
O Conselheiro Paulo Brandão solicitou ao Conselho permissão para a realização do exame de recuperação do vestibular na Escola de Geologia. Por sugestão do Conselheiro Carlos Simas o Conselho decidiu que o assunto deverá ser examinado pelo Conselho Deliberativo da mencionada Escola.
 
Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão. 

Local: 
Não consta.
Data: 
sex, 01/03/1963 - 09:00
O que ocorrer: 

Não houve. 

Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
Reitor Dr. Miguel Calmon
Conselheiro Lafayete Pondé
Conselheiro João Mendonça
Conselheiro Magalhães Neto
Conselheiro Luciano Aguiar
Conselheiro João Rescala
Conselheiro Arnaldo Silveira
Conselheiro Juarez Paraiso
Conselheiro Carlos Simas
Conselheiro Queiroz Muniz
Conselheiro Carlos Sá
Conselheiro Nilmar Rocha
Conselheira Dyrce Araújo
Conselheiro Torres Homem
Conselheiro Mário Barros
Conselheiro Alceu Hiltner
Conselheiro Dantas Pina
Conselheiro Benjamin Salles
Conselheiro Jorge Novis
Conselheiro Thales de Azevedo
Conselheiro Paulo Brandão
Conselheiro Sylvio Faria
Conselheiro Ivete Oliveira
Acadêmico Saul Quadros
Acadêmico Quadros Neto.
Expediente: 

Declarada aberta a sessão, procedida a leitura da Ata da sessão passada, posta em discussão foi unanimemente aprovada.
Registrada a presença dos Conselheiros Dantas Pina e Juarez Paraiso, os quais substituíam os respectivos titulares que estavam impedidos.
Lido ofício enviado à Casa pelo professor Ismael de Barros. Após a leitura do eludido documento Sua Magnificência fez referência a atuação do Conselheiro.
Lido ofício do Diretor do Ensino Superior a respeito dos editais dos concursos vestibular.
Ainda com a palavra o Magnífico Reitor fez referência ao 20º aniversário da Universidade e às comemorações que serão celebradas. Informou também que a aula inaugural será proferida pelo Presidente do Conselho Nacional de Pesquisas, Dr. Antonio Couceiro.
Após discussão o Conselho resolveu recomendar o uso de beca para a solenidade da abertura das aulas.
Informado que o quadro único de pessoal ainda não foi ultimado em razão de algumas deficiências de informações de algumas Escolas e, também, porque não chegaram as instruções do Ministério da Educação. Continuando a prestar informações aos Conselhos S. Magnificência disse que já foi assinado o contrato para a realização de um projeto para a Universidade, destinando-a, eventualmente, obter recursos financeiros de fora, notadamente do BID, ou direta ou indiretamente, através da CAPES.
Prestados esclarecimentos sobre as Reformas do Estatuto da Universidade, do Regimento da Reitoria e dos Regimentos das Unidades.
Pedida a inclusão na “Ordem do Dia” da próxima sessão, do processo referente à eleição para o Diretório Acadêmico da Escola Politécnica.
Por proposta do Conselheiro Thales de Azevedo, foi unanimemente aprovado um voto de Congratulações com o Magnífico Reitor pelo início dos trabalhos acadêmicos neste ano, particularmente quando se comemora um efeméride tão significativo.
Ainda com a palavra o Conselheiro ressaltou a importância do Sr. Reitor para a Faculdade de Filosofia.
Usando da palavra o Conselheiro Saul Quadros, Presidente do Diretório Central dos Estudantes, fez referência a uma reunião realizada entre a Diretoria da Escola Politécnica e os alunos aprovados no exame vestibular.
 
Com a palavra o Sr. Reitor disse que tinha dois assuntos importantes para tratar com o Conselho: Um processo relativo a um professor da Escola de Geologia que recorrei da decisão do Conselho da Escola não concordando com a renovação do seu contrato e o outro referente ao recurso da aluna da Faculdade de Filosofia Aidil Lustosa. O Conselho aprovou proposta do Sr. Reitor para que os processos fossem relatados pelos Conselheiros Lafayete Pondé e Alceu Hiltner.