Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada no dia 05 de abril de 1966.

"ORDEM DO DIA"

a) Parcer da Comissão de Legislação e Recursos sobre processo proveniente da Escola Pólitécnica e relativo a eleição para o Diretório Acadêmico, concedendo a palavra ao Relator, Conselheiro Magalhães Neto. O referido Conselheiro disse que, na sessão anterior, já havia apresentado o seu Parecer, tendo o Presidente do Diretório Central dos Estudantes pedido vistas do processo. Após discussão, o Conselho, contra os votos dos Conselheiros Paulo Brandão, Saul Quadros e Quadros Neto, aprovou a primeira parte do Parecer do Conselheiro Magalhães Neto considerando inválida a eleição realizada para o Diretório Acadêmico da Escola Politécnica.

O Conselho aprovando, ainda, Parecer da Comissão de Legislação e Recursos, decidiu que no Edital de convocação para a eleição a ser realizada agora constasse que a Diretoria Eleita teria mandato até outubro.

b) O Conselheiro Alceu Hiltner apresentou o parecer da Comissão de Ensino sobre proposta da Faculdade de Medicina para conceder o título de Professor Honorário ao Dr. Edward Watson Hook. O Parecer do Conselheiro Relator, favorável à mencionada proposta, foi unanimente aprovado pelo Conselho.

Não consta.

Conselheiro Nilmar Rocha
Acadêmico Saul Quadros
Acadêmico Quadros Neto.

Declarada aberta a Sessão, foi lida a Ata da Sessão anterior, a qual depois de lida e posta em discussão, foi unanimemnte aprovada.
Registrada a presença dos Professores Sandoval Leitão da Silva, substituto do professor João Mendonça, e Juarez Paraiso, representante da Congregação da Escola de Belas Artes. Informou, também que o Professor Carlos Geraldo foi eleito representante da Congregação da Faculdade de Medicina neste Conselho.
Comunicado que foi distribuído aos Senhores Conselheiros o Regimento do CECIBA e uma proposta da Escola Politécnica para modificação do currículo.
Ressaltada a honrosa visita que a Universidade acabava de receber do Conselho Nacional de Pesquisas que fez sua reunião ordinária de março aqui na Bahia, tendo ocasião de por-se em contato com todos os setores de pesquisa da Universidade.
Comunicado, ainda, que o Conselho Nacional de Pesquisas deliberou colaborar com a Universidade da Bahia na criação do Centro Geofísico, assunto que os trabalhos de elaboração do projeto de reforma da Universidade tem marchado muito aceleradamente graças à colaboração da equipe do escritório e, particularmente, do Professor Durmeval Trigueiro.
Tecidas várias consideraçãoes sobre o problema de nomeações para a Universidade, informando inclusive que o Vice-Reitor , Professor Dr. Adriano Pondé, participou, na Guanabara, de uma reunião sobre o assunto. Após discussão, o Conselho decidiu, por unanimidade, aprovar sugestão do Magnífico Reitor no sentido de que a verba de pessoal disponível, no valor de Cr.$600.000.000, fosse empregada, mediante contrato por seis meses, dentro das necessidades de cada unidade, numa proposcionalidade de acordo com o orçamento de pessoal de Escola.
Comunicado à Casa que o Conselheiro Queiroz Muniz deixou de comparecer a sesão por motivo de força maior.
Informado que o Ministro Adalício Nogueira este em visita à Reitoria pedindo que fossem apresentadas as suas homenagens aos Conselhos Universitários e de Curadores.