Ata da Sessão do Conselho de Curadores, Realizada no dia 02 de junho de 1966.

Pauta: 

“ORDEM DO DIA”
O Magnífico Reitor concedeu a palavra ao Conselheiro Alceu Hiltner para apresentar os Pareceres da Comissão de Ensino, ao invés de designar um relator para relatar os processos, te se reunido à noite, estudando diversos processos e os Pareceres que serão dados representam, de fato, o Parecer da Comissão.
Em seguida o Conselheiro Alceu Hiltner leu o Parecer sobre a proposta da Escola de Administração para que seja concedido o título de “Professor Honorário” ao Professor Alfred L. Seelye. O Parecer foi unanimemente aprovado.
O Conselheiro Alceu Hiltner leu o  Parecer  da Comissão de Ensino sobre a proposta da Escola de Administração para a concessão do título de “Doutor Honoris Causa” ao Professor Dole A. Anderson. O Parecer foi unanimemente aprovado pelo Conselho.
O Conselheiro Alceu Hiltner apresentou o Parecer da Comissão de Ensino no processo oriundo da Faculdade de Filosofia e referente a realização de diversos cursos de extensão universitária . O Parecer favorável à proposta foi unanimemente aprovado.
Novamente o Conselheiro Alceu Hiltner pediu urgência para a apreciação do Parecer da Comissão de Ensino sobre o relatório da Comissão que estudou a reformulação do sistema de seleção de candidatos para ingresso na Universidade da Bahia. Obtendo autorização do Conselho disse o Conselheiro Alceu Hiltner que a Comissão de Ensino estudou detidamente o projeto de reformulação dos concursos de habilitação e concluiu pela conveniência de:
Primeiro - reconhecer a necessidade da criação da Comissão permanente de seleção dos alunos, no âmbito da Universidade;
 Segundo – conferir à comissão a autonomia de ação, dentro das linhas gerais traçadas no documento, reconhecendo o valor do conteúdo das provas, ressalvada, neste particular, a necessidade de estabelecer opção entre inglês, francês ou alemão;
Terceiro – reforçar o valor da iniciativa proposta, a qual representa um esforço de modificar para melhor o famigerado processo de seleção dos alunos, medida de há muito reclamada pela própria evolução da Universidade.
 Após discussão, o Conselho aprovou proposta do Conselheiro Magalhães Neto no sentido de ser o assunto retirado da discussão para ser apreciado em sessão especial.
Usando da palavra o Conselheiro Magalhães Neto pediu urgência para que fosse apreciado o processo proveniente da Faculdade de Farmácia e relativo à alteração do currículo dos cursos. Concedida à urgência solicitada o Conselheiro Magalhães Neto usou da palavra para apresentar o Parecer da Comissão de Legislação e Recursos.  O Parecer da Comissão de Legislação e Recursos era favorável à modificação proposta pela Congregação da Faculdade de Farmácia para o currículo dos seus cursos, separando-se, contudo, as disciplinas Higiene e Saúde Pública de Deontologia e Legislação Farmacêutica. Após considerações tecidas pelo Magnífico Reitor e pelos Conselheiros, o Conselho, por unanimidade aprovou o Parecer da Comissão de Legislação e Recursos.
Usando da palavra o Conselheiro Jorge Novis disse que o processo da Faculdade de Farmácia, que acabava de ser apreciado pelo Conselho, o Parecer da Comissão de Ensino, era igual ao exarado pela Comissão de Legislação e Recursos.  Por unanimidade foi, também, aprovado também o Parecer da Comissão de Ensino.
A seguir o Conselheiro Alceu Hiltner apresentou o Parecer da Comissão de Ensino sobre o processo no qual a Diretoria da Escola de Administração solicita autorização do Conselho para que possa realizar novo exame de habilitação no próximo mês de julho. O Parecer da Comissão, favorável ao pedido formulado pela Diretoria da Escola de Administração, foi unanimemente aprovado.
Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão

Local: 
Não consta.
Data: 
qui, 02/06/1966 - 09:00
O que ocorrer: 

Não houve o que ocorrer. 

Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
Reitor Dr. Miguel Calmon
Conselheiro Thales Azevedo
Conselheiro Luciano Aguiar
Conselheiro Nilmar Rocha
Conselheiro Dyrce Araújo
Conselheiro Ivete Oliveira
Conselheiro Paulo Brandão
Conselheiro João Rescala
Conselheiro Queiroz Muniz
Conselheiro Hernani Sobral
Conselheiro Magalhães Neto
Conselheiro Adriano Pondé
Conselheiro Torres Homem
Conselheiro Carlos Geraldo
Conselheiro Sylvio Faria
Conselheiro Arnaldo Silveira
Conselheiro Mário Barros
Conselheiro Jorge Novis
Conselheiro Alceu Hiltner
Conselheiro Carlos Sá
Conselheiro Lafayete Pondé
Acadêmico Saul Quadros
Acadêmico Quadros Neto.
Expediente: 

Declarada aberta a sessão, foi lida a ata da sessão anterior, posta em discussão, foi unanimemente aprovada.
O Magnífico Reitor comunicou ao Conselho que o Exmo. Senhor Ministro da Educação e Cultura esteve em visita ao nosso Estado, não podendo, contudo visitar a nossa Universidade.
Prestados esclarecimentos sobre a situação financeira da Universidade, lido inclusive, um telegrama recebido da Comissão de Reitores que tratou do assunto com Exmo. Senhor Ministro da Fazenda. Disse ainda que o corte será da ordem de três duodécimos.  
Tecidos comentários sobre a visita a Faculdade de Filosofia e destacado no discurso a precariedade de suas instalações.
Por sugestão do Magnífico Reitor o conselho deliberou incumbir o Conselheiro Lafayete Pondé de estudar a possibilidade do Reitor delegar ao Vice-Reitor algumas de suas atribuições.
O Conselheiro Hernani Sobral fez uma exposição sobre sua recente viagem aos Estados Unidos, quando representou a Universidade da Bahia numa reunião de Reitores.
O Conselheiro Carlos Sá também deu conhecimento ao Conselho sobre a execução do programa de desenvolvimento industrial. O Conselheiro Thales de Azevedo  agradeceu a visita feita pelo Magnífico Reitor à Faculdade de Filosofia e comunicou que neste ano comemora o 25º aniversário da criação da Sociedade Civil que organizou a Faculdade.
 
O Conselheiro Jorge Novis teceu várias considerações acerca dos efeitos da contenção orçamentária sobre o funcionamento da Universidade e o seu reflexo nos serviços das diversas unidades, especialmente na Faculdade de Odontologia.