Ata da Sessão do Conselho Universitário realizada em 14 de maio de 1982.

1- Passando a ´´ Ordem do dia `` o Magnífico Reitor anunciou  a existência de uma proposta concreta, assinada por 7 Diretores presentes, encabeçados pelo Prof. Nilmar Rocha, a quem ofereceu a palavra, para encaminhamento da discussão. O Sr. Cons. Nilmar Rocha, leu então a minuta de um ante-projeto de Resolução oriundo do trabalho conjunto de vários Senhores Diretores e referente ao problema de freqüência dos professores.
2- Agradecendo, o Sr. Presidente deu prosseguimento a discussão da matéria, após ressaltar o empenho dos Senhores Diretores na melhoria da administração em suas próprias Unidades e a sensível corporificação do espírito universitário demonstrado pelo Conselho. Usaram a a palavra, sobre o assunto em discussão, além do Magnífico Reitor, os Senhores Cons. Eliel Pinheiro, Ruy Simões, Gylson Sampaio, Nilmar Rocha, Germano Tabacof, Piero Bastianelli, Arlete Lima, Maria do Rosário, Neuza Castro, George Modesto, Maria Anália, Carlos Brandão, Nadja Viana, ficou aprovada a idéia geral contida no ante-projeto em causa, dispondo-se o Sr. Cons. Nilmar Rocha, como primeiro signatário do documento, a receber as sugestões sobre a matéria desejassem enviar-lhe os senhores Diretores.

Universidade Federal da Bahia
sex, 14/05/1982 - 09:30

1- Vencida a ´´ ordem do dia ``, anunciou o Magnífico Reitor o item concernente a proposta de outorga do título de Doutor Honoris Causa ao artista plástico Rubem Valentim. Como não estivesse presente o Cons. Relator, o Sr. Presidente  concedeu a palavra ao Cons. Renato Mesquita, a fim de que relatasse o processo nº 00551/82 – recurso do Prof. Ciril Bernad Cuden. O Sr. Cons. Renato Mesquita aduzindo uma série de razões, solicitou fosse retirado de pauta o aludido processo, no que foi atendido.
2- Franqueada a palavra, dela fez uso o Sr. Cons. Gylson Sampaio, que disse haver necessidade de uniformizar a freqüência dos funcionários, esclarecendo então o Senhor Presidente que a Reitoria já alertara para o assunto, havendo mesmo encaminhado aos Srs. Diretores uma Circular referente a transferência dos funcionários. Não havendo mais nada a tratar foi encerrada a sessão.

Dr. Macedo Costa
Piero Bastinelli
Dalmo Gildo Guimarães Pontual
Francisco Paulo Brandão Chiacchio
Renato Rollemberg da Cruz Mesquita.

1-    O Senhor Presidente declarou abertos os trabalhos, o Secretário leu a Ata da sessão do dia 19 de março ultimo, a qual submetida a discussão, observou o Sr. Cons. Carlos Brandão que o prof. Guisepp Mazzoni compareceu a sessão como substituto do Diretor e não do Vice-Diretor da Faculdade de Odontologia, como estava na Ata.
2-     Submetida a votação, foi unanimemente aprovada a Ata, com a observação do Cons. Carlos Brandão. Logo após o Magnífico Reitor disse das razões por que convocara a reunião e salientou alguns assuntos, de que desejava tratar antes de sua próxima viagem ao exterior: a criação dos empregos para aproveitamento dos professores concursados; o problema da dispensa de professores pelos Departamentos, quando estes, nem sempre estaria em condições reais de fazê-lo, e a contínua necessidade de novos professores, o que não raro gera problemas de natureza administrativa.
3-    E, aludindo a excelente qualidade demonstrada por determinados candidatos no último concurso, e dando as boas vindas ao Prof. Gylson Sampaio Silva, vice-diretor da Escola de Administração, substituindo, no momento o respectivo Diretor, concebeu a palavra a quem da mesma fazer uso.
4-    Falou então a professora Nadja Viana, para solicitar a Reitoria entendimento, com a Comissão Permanente pessoal Docente, no sentido de esta repensar o problema do regime de quarenta horas, pois não existe na Resolução dela emanada uma referência específica ao número de aulas e que se obrigariam os professores desse regime, nas diversas situações concretas, sendo oportuna tal providência, considerando o planejamento acadêmico do próximo semestre.
5-    No expediente, falaram ainda: o Cons. Carlos Brandão, dizendo da oportunidade do problema levantado pelo Magnífico Reitor, concernente ao aumento do número de docentes, e a constante reposição de novos; o Cons. Ruy Simões, para dois assuntos: a) aduzir aos argumentos colocados pelo Magnífico reitor o aspecto referente aos professores que vão fazer a Pós-Graduação e que obviamente deves retornar no futuro, o que poderá trazer as Unidades a que pertencem problemas de natureza administrativa, entre as quais, além da exigüidade de espaço, a existência dos professores que os hajam substituídos;  b) o fato de a CPPD,  para estruturar o recente quadro de vagas, não ter ouvido singularmente as Diretorias das Unidades de Ensino atendendo mais argumentação de cada Departamento. Ainda no expediente, a Sra. Cons. Maria do Socorro, falando a respeito da compatibilização de horários, levantou a idéia de o computador fazer a referida compatibilização.