Ata da Sessão do Conselho Universitário realizada em 27 de dezembro de 1982.
1- O Magnífico Reitor passou, em seguida a ´´Ordem do dia``, cujo 1° item se referia ao recurso contra homologação do Concurso para Professor Auxiliar Do Departamento I da Faculdade de Ciências Econômicas, interposto pelo Candidato Hamilton da Silva Freitas. O Relator da matéria, Cons. José Rogério Costa Vargens, esclareceu terem sido já compridas algumas diligências por ele solicitadas, havendo mesmo redigido o Parecer, mas achava conveniente discuti-lo antes com a Comissão de Recurso, a que não havia sido ainda possível, razão pela qual o processo retirado de pauta.
2- O item seguinte foi o processo s/n – Proposta do Instituto de Biologia para a concessão do Titulo de Dr. Honoris Causa ao Prof. Paulo de Tarso Alvim. Com a palavra para relatá-lo, o Sr. Cons. Nilmar Rocha leu o Parecer adiante transcrito em cuja discussão tomou parte os Srs. Cons. Ruy Simões, que levantou uma ordem logo resolvida, a Newton Guimarães que, sem restrição formal ao proposto, sugeriu, por parte do Conselho, a conveniência de serem modificadas as normas concernentes a concessão de título a honoríficos, de modo que fosse oferecida aos Srs. Conselheiros a partir dos próprios Relatores, condições de mais amplamente conheceram aqueles a quem a Universidade, com base nas respectivas propostas, desejasse homenagear, em diante a concessão de sua maior láurea. Submetido o Parecer a votação, na forma regimental, tendo como escrutinadores os Srs. Cons. George Modesto e Newton Guimarães, apuraram-se 22 votos a favor, 3 em branco e 1 contra, sendo, desse modo, aprovado o referido Parecer por maioria de votos. ´´ Parecer – Concessão do Título de Doutor Honoris Causa ao Dr. Paulo de Tarso Alvim. A Congregação do Instituto de Biologia aprovou, por unanimidade, proposta no sentido de que a Universidade Federal da Bahia conceda o título de ´´Doutor Honoris Causa`` ao Prof. Paulo de Tarso Alvim.
3- Levou em conta, para isto, ´´os relevantes serviços prestados ao ensino ( Curso de pós-graduação em Biologia, opção Botânica, do I. de Biologia) e ao desenvolvimento da ciência em nosso estado``. Analisando a carreira do Prof. Paulo Alvim observa-se que é pontilhada de sucessos, e que nas ultimas quatro décadas realizou tarefas importantes, que lhes permitiram colecionar um numero apreciável de títulos valiosos. Mineiro de nascimento, mas cidadão baiano desde 1973, o Engenheiro Agrônomo Paulo Alvim iniciou sua atividade cientifica em 1941 como Assistente de botânica e fisiologia vegetal a Escola Superior de Agricultura da então Universidade Rural de Minas Gerais, hoje Universidade Federal de Viçosa.
4- Quatro anos depois seguiu para os Estados Unidos, inscrevendo-se na Escola de Graduados da Universidade de Gornell, onde obteve, em 1947, o título de Dr. em Filosofia, com especialização em fisiologia vegetal, agricultura tropical e ecologia. De volta ao Brasil, conquistou a posição de Prof. Catedrático de Botânica e fisiologia Vegetal de sua Escola, permanecendo no cargo até 1950. Deve-se a ele o destaque de ensino de Fisiologia Vegetal como disciplina isolada, em todo o País. De 1930 a 1963 exerceu as funções de pesquisador e professor do Instituto inter-americano de Ciências agrícola, trabalhando primeiro na Cesta Básica e depois na Ford, foi nesta qualidade que retornou ao Brasil, em 1963, para exercer as Direções Técnicas a CEPLAC e da CEPEC. A partir de 1977 cargo de Diretor Científico do CEPLAC.
5- O nome de Paulo Alvim está ligado a mais de 200 trabalhos, técnicos ou científicos, publicados sob a forma de monografias, de capítulos de livros ou artigos em revistas nacionais ou estrangeiros de bom conceito, como ´´Ciência e Cultura`` entre as primeiras, o ´´Betenco`` e ´´Sature``, American Jornal of Batory`` e ´´Plane Perysislogy`` entre outras. Não admira, assim, que tenha recebido homenagens importantes, como o título de ´´pesquisador Emérito`` do Instituto Inter-americano de Ciências Agrícolas, diploma de ´´honra ao mérito`` oferecidos pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Agronomia e pela Sociedade argentina de Fisiologia Vegetal, medalha do mérito agrônomo conferida pela Federação dos Engenheiros Agrônomo do Brasil e medalha da ´´Ordem do mérito da Bahia``.
6- É bem possível, no entanto, que tenha sido mais de um agrado a lembrança de colegas de trabalhos, que veicularam seu nome a 4 novas espécies de plantas da região cacaueira. Membro da Academia Brasileira de Ciências e de várias outras sociedades cientifica ligado o seu campo de trabalho, o Prof. Paulo Alvim ministrou cursos pós-graduados a mais de 300 profissionais latino-americanos, e orientou a elaboração de cerca de 30 mestres em ciência. Somos favoráveis a proposta de Instituto de Biologia. Achamos que o título proposto vai enriquecer o currículo do homenageado e também o quadro de Doutores Honorários de nossa Universidade.Ba. 27.12.82. Nilmar Rocha``.
7- Em seqüência, mantidos os mesmos escrutinadores, o Magnífico Reitor anunciou o item referente a eleição para substituto do vice-reitor, recolhidas e apuradas as cédulas, obteve-se o sequinte resultado: Cons. Germano Tabacof, 20 votos, Cons. Penilson Silva, Eliel Pinheiro, Nadja Viana, Newton Guimarães e Nilmar Rocha, 1 voto cada. O Magnífico Reitor proclamou então eleito, na forma regimental, o prof. Germano Tabacof como substituto do vice-reitor para o exercício de 1983. Esclarecendo já haver recebido mais uma indicação de nome para compor a lista sêxtupla destinada a eleição do Representante das Classes Empresariais, consultou sobre a conveniência de, ainda que o assunto não houvesse constado explicitamente de pauta, aproveitar-se a oportunidade para fazer logo a eleição, pois, assim, o Conselho ficaria completo.
8- A matéria foi, entretanto, amplamente discutida pelo Magnífico Reitor e pelos Srs. Conselheiro Newton Guimarães, Ruy Simões, José Rogério Costa Vargens, Nadja Viana, José Osório Reis, Eliel Pinheiro, tendo este ultimo proposto que se aguardasse a indicação dos seis nomes, em consonância com o Estatuto, ficando o Conselho sem o Representante das Classes Empresariais, na hipótese de estas não chegaram a cumprir formalmente o que, no particular, é exigência estatutária. Submetida a votos, o Sr. Presidente anunciou o item da ´´Ordem do Dia``, concernente a eleição das Comissões Permanentes para o exercício de 1983. Nessa altura. O Sr. Cons. Eliel Pinheiro, registrando o quanto lhe fora gratificante e enriquecedor convívio de que usufruíra como titular da Comissão de Legislação e Normas declarou aplicar direito de postular sua recondução, com o que não concordou o Sr. Cons. Ruy Simões, Presidente da mencionada Comissão, reconhecendo que o Sr. Cons. Eliel Pinheiro, como integrante da Comissão de Legislação e Normas, demonstrara de verdadeiro jurista e louvável equilíbrio emocional. Deu-se, então, inicio a eleição, servindo como escrutinadores os Srs. Cons. José Rogério Vargens e Ruy Simões. Votaram 26 conselheiros na eleição das três Comissões, que tiveram os seguintes resultados. Comissão de Legislação e Normas – Membros efetivos. Professores: Ruy Simões, Nadja Viana, 26 votos; Eliel Pinheiro, 24 votos; Gorge Modesto e Piero Bastianelli, 1 voto cada; Suplente: George Modesto, 23 votos, Dalmo Pontual, 14 votos, Álvaro ramos, 12 votos; Neuza Castro, 5 votos; Maria Anália Moura, 4 votos; Mria Kleyde Mendes, 3 votos; Hernani Sobral, 3 votos; Paulo Chiacchio, 2 votos; Piero Bastianelli, Penilson Silva, Herbert Magalhães, Eliel Pinheiro, 1 voto cada; 1 voto nulo, em branco 6 votos. Comissão de Recursos – Membros efetivos. Prof: Newton Guimarães, José Osório Reis, 26 votos; José Rogério Vargens 16 votos; Dalmo Pontual, Germano Tabacof, 4 votos cada; Piero Bastianelli e Adarcy Maria Penna Costa, 1 voto cada . Suplentes: professores Eurydice Sant´ana, 26 votos; Neusa Castro, 16 votos; Piero Bastianelli, 14 votos, José Rogério Vargens, 9 votos; Dalmo Pontual, 3 votos; Paulo Chiacchio, Hernani sobral, Adarcy Maria Penna Costa, 2 votos cada; Hernani Magalhães, 1 voto, nulo 2 votos, Comissão de Títulos – Membros efetivos, professores Luiz Angélico da Costa, Nilmar Rocha, 26 votos cada; Penilson Silva, 25 votos; Neuza castro. 1 voto. Suplente – professores Maria do Socorro Martinez, Maria Anália Moura, 26 votos cada; Maria do Rosário Nogueira, 25 votos; Paulo Chiacchio, 1 voto. O
9- Magnífico Reitor proclamou eleitos, seguindo a ordem de votação, para a Comissão de Legislação e Normas: Membros Titulares Professores Ruy Simões, Nadja Viana, Eliel Pinheiro, tendo como suplentes, respectivamente, os Srs. Cons. Dalmo Pontual, George Modesto e Álvaro Ramos: para a Comissão de Recursos; Membros Titulares Prof. Newton Guimarães, José Rogério Vargens, José Osório Reis tendo como suplentes, respectivamente, os Srs. Cons. Neuza Castro, Piero Bastianelli e Eurydice Sant´ana, para a Comissão de Títulos, Membros Titulares Professores: Penilson Silva, Luiz Angélico da Costa e Nilmar Rocha, tendo como suplentes, respectivamente, os Srs. Cons. Maria Anália Costa Moura, Maria do Socorro Martinez e Maria do Rosário Nogueira. O Senhor Presidente solicitou, em seguida, que, após a sessão, se procedesse a eleição dos Presidentes das Câmaras e, ato contínuo, passou ao item ´´o que ocorrer`` franqueando a palavra.
1- Solicitou-a o Sr. Cons. Germano Tabacof, que agradeceu a sua eleição para substituto do vice-reitor e convidou os presentes para uma reunião de confraternização a realizar-se no dia seguinte, na Faculdade de Odontologia. Pela ordem, o Sr. Ruy Simões, com a palavra, consultou o Conselho sobre a Conveniência de agora apreciar, no item ´´o que ocorrer``, ou, então, deixar para a próxima reunião, dois processos encaminhados a Comissão de Legislação e Normas, em oriundo do Instituto de química e que já havia constado da pauta da reunião anterior, e outro do Instituto de matemática.
2- Esclareceu o que, pelo menos o primeiro, implicava em sucessivas modificações do Estatuto e do Regimento Geral ad Universidade, e que demandava tempo, além da necessidade de os Srs. Cons. Terem a mão o Estatuto e o Regimento Geral da Universidade. Decidiu-se que ambos os processos objeto da consulta deverão ser apreciados noutra oportunidade. Ainda no item ´´o que ocorrer``, solicitou a palavra o Sr. Cons. Penilson Silva, para, em nome da Congregação do Instituto de Ciências da Saúde, trazer ao Magnífico Reitor uma mensagem de fim de ano, a envolver tanto o Reitorando quanto a fase anterior a este, vivido no mencionado Instituto de Ciências da saúde, pelo prof. Luiz Fernando Seixas de Macedo Costa.
3- A mensagem em apreço se traduziu numa como proposta do título de Reitor Liderança para o Sr. Prof. Dr. Luiz Fernando Seixas Macedo Costa, baseando-se para, tanto, em atributos que distribuiu em sete capítulos, assim ordenado: 1º atributos correlacionados com o caráter e o temperamento; 2º atributos correlacionados com inteligência; 3º atributos que realçam o grande poder de comunicação do Reitor; 4º atributo que disse do seu imiscível otimismo diante das condições adversas; 5º atributos referentes a capacidade de percepção e avaliação das pessoas que o cercam e com ele devem colaborar no trabalho da Universidade; 6º agente executivo da Universidade; 7º a sorte de ter o vice-reitor que tem. Analisou, porém opine o primeiro desses capítulos, na convicção de os demais serão por todos suficientemente conhecidos. Agradecendo as palavras ao Sr. Cons. Penilson Silva, o Magnífico reitor, disse ter grande constrangimento em submeter ao Conselho a proposição, embora aplaudisse com entusiasmo o sétimo item da enumeração feita, e franqueou a palavra, da qual, fizeram uso os seguintes Sra. Cons. Maria do Socorro Martinez, para fazer uma mensagem do grande agradecimento ao Magnífico Reitor pela maneira zelosa, dedicada a amiga com que tem conduzido a nossa Universidade e dizendo da significação do último ano, que se aproxima de mandato do Prof. Dr. Macedo Costa a frente da Reitoria da UFBA. O Sr. Cons. Newton Guimarães, para aderir plenamente as manifestações dos prof. Penilson Silva e Maria do Socorro e para comunicar a posse, como professor emérito, no próximo dia 30, as 10:00 horas, do Prof. João José de Almeida Seabra. O Sr. Presidente agradeceu os pronunciamentos preferidos e concedeu a palavra ao Sr. Ruy Simões, que leu, a seguir, o poema intitulado ´´Cantiga de Nota``, de autoria do Acadêmico Dom marcos Barbosa, publicado no ´´Jornal do Brasil`` de 24.XII.82., e que vai anexo a presente Ata.
4- Não havendo mais a quem desejasse fazer uso da palavra, o Magnífico Reitor solicitou aos Sra. Diretores que. Com a possível brevidade, enviassem os seus relatórios a fim de facilitar os trabalhos da Administração Central neste período de ano. Depois, fez uma breve análise retrospectiva da Universidade e anunciou eventos de magna importância para a Universidade, previstos para o novo ano, entre os quais o processo de automação da matricula e a implementação de um terminal de computador na Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisas e de outro na secretaria Geral de Cursos. A fim de dar esclarecimento específicos aos interessados, ofereceu a palavra ao Prof. Geovane Magalhães.
5- Deu este as explicações que julgou cabíveis e distribuiu um exemplo do Guia usuário do Centro de Processamento de Dados. O Magnífico Reitor acrescentou que a automação tente a ser gradativamente ampliados na Universidade, exigindo que lhe sejam oferecidos, oportuna e convenientemente, dados a serem processados, e enumerou outros eventos a serem concretizados no próximo ano; a iluminação do Campus de Ondina, e da escada que liga a Escola Politécnica ao Restaurante Universitário, a inauguração do novo prédio da biblioteca Central, da Central de Equipamento, do Centro de Estudos Antropológicos, do Biotério Central, e ainda, a edição de livros do alto padrão artísticos com o apoio financeiro de Empresas como a Do Pent do Brasil e a Doutora Química disse antever não somente com otimismo, mas até com certa fundamentação, o ano de 83, para a Universidade Federal da Bahia. Agradecendo, mais uma vez, as manifestações de apreço que lhe foram feitas pelos Srs. Cons. Penilson Silva e Maria do Socorro, disse que lhe deu reconhecimento a cada um dos Diretores e formulou votos de Feliz no Novo, extensivos as famílias dos Srs. Conselheiros,e encerrou a sessão.
1- Aberta a sessão dispensando-se a leitura da Ata, em virtude de a mesma sido anteriormente distribuída, em conseqüência com o que resolveu este Colendo Conselho em 08 de outubro de 1982. Posta em discussão, manifestaram-se sobre a Ata o Sr. Cons. Newton Guimarães, congratulando-se com o Magnífico Reitor pela distribuição antecipada da cópia da Ata, o Sr. Cons. Ruy Guimarães, fazendo suas as palavras do Sr. Cons. Newton Guimarães em se o congratulando com o Magnífico Reitor, e explicitando o fato de haver-se também empenhado, reiteradamente, no envio antecipado da cópia das Atas aos Membros do Conselho. Pediu o Sr. Cons. Ruy Simões que, na cópia da Ata distribuída e que agora, para efeito de documentação, se anexa a presente, fossem feitas as seguintes correções: na nona linha, onde está ´´ patrimônio ``, coloque-se´´ acervo ``; na mesma linha, onde está ´´então``, suprima-se o ´´então`` e a virgula, e coloque-se ´´ate``, e , após a palavra ´´restaurado``, ao invés de ponto e virgula, uma virgula seguida da expressão ´´na administração Batista Neves``, sem mais discussão, foi a Ata submetida a aprovaçãp, com as modificações sugeridas, sendo, então, aprovada por unanimidade.
2- No expediente, o Magnífico Reitor apresentou as boas vindas a Sra. Adarcy Penna Costa, presente como Diretora em exercício, do Instituto de Matemática, e a Sra. Prof. Anna Simões, a substituir, eventualmente, a Vice-diretora em exercício, do Instituto de Biologia.
3- O Magnífico Reitor externou alguma preocupação quanto a possibilidade da retenção da quota do orçamento no mês de janeiro, somente no obvio desgaste decorrente da inflação, mas, por outro lado, informou já ter sido autorizado a absorção do pessoal antes contratado por convênio vinculado ao elemento orçamentário.
4- Franqueada a palavra, dele fez uso o Sr. Cons. Newton Alves Guimarães, para propor a inserção em Ata, comunicando-se o fato a respectiva família, de um voto de pesar pelo prof. Eduardo Sá Oliveira, cujos principais traços de homem, de amigo e de mestre pôs em realce na ocasião. Em continuação, fez uso da palavra o Sr. Cons. Ruy Simões, para, em nome da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, solicitar, como de fato o fez, com unânime acolhida, e passagem do octagéssimo aniversário natalício do prof. Pedro Calmon Moniz de Bittencourt, que destacou como ´´figura das mais singulares da historia baiana deste século, figura mais que singular no campo universitário brasileiro``, Aludiu ao caderno especial do diário ´´A tarde``, contendo uma homenagem aquele ilustre mestre, citou palavras do escritor Josué Montello em recente artigo sobre o mestre baiano, concluindo por destacar o ritmo de eficiente trabalho o que se mantém o professor Pedro Calmon. Agradecendo o registro do Sr. Cons. Ruy Simões, o Magnífico Reitor lembrou que o Conselho de Coordenação já se havia também manifestado nesse mesmo sentido, e acrescentou ser pensamento seu, dele Reitor, publicar um volume sobre o insigne homenageado, o que já está sendo examinado pelo Centro Editorial e Didático da Universidade.
5- Pedindo mais uma vez a palavra, o Sr. Cons. Ruy Simões, exortou o prof. José Calasans a reunir os principais ditos espirituosos do Prof. Pedro Calmon, arte em que, com invulgar talento, se há também distinguido. Franqueada a palavra , a Cons. Nadja Viana, para , dando-se conhecimento do fato a respectiva família, pedir o registro, em Ata, do recente passamento do prof. Octávio Luiz Santos da Sena, de quem, tendo sido aluna, traçou breve retrato, pondo em relevo notas que caracterizaram o ilustre extinto. A esse voto explicitamente se associou o Sr. Cons. José Rogério Costa Vargens, em nome da Escola Politécnica. O Magnífico Reitor disse por sua vez, haver comparecido ao velório e ao sepultamento do prof. Octávio Luiz Sena.