Ata da Sessão do Conselho Universitário Realizada no dia 13 de Abril de 1967.

Pauta: 

Passando à "Ordem do Dia" S. Magnificência anunciou o item I -  Parecer da Comissão de Legislação e Recursos sobre recurso impetrado pelo Professor Francisco A. Peixoto de decisão da Congregação da Faculdade de Odontologia sobre regência da Cátedra – Concedendo a palavra ao Conselheiro  Relator, Professor Lafayete Pondé para apresentar o parecer da Comissão de Legislação e Recursos.  Após discussão da qual participaram os Conselheiros Arnaldo Silveira, Lafayete Ponde, Alceu Hiltner, Raul Chaves, Carlos Geraldo E Queiroz Muniz, foi unanimemente aprovado o Parecer.
Dando prosseguimento à "Ordem do Dia" o Magnifico Reitor anunciou o item II -Parecer da Comissão de Legislação e Recursos sobre o recurso interposto pelo Diretor da Faculdade de Medicina da decisão da Congregação relativa à permanência do Professor Tomaz Dias Machado em atividade — concedendo, novamente, a palavra ao Conselheiro Lafayete Pondé. O mesmo, representante da Comissão de Legislação e Recursos, apresentou o PARECER. Após discussão, da qual participaram, como consta das notas taquigráficas anexas, os Conselheiros Lafayete Pondé, Jorge Novis, Raul Chaves, Magalhães Neto, Carlos Geraldo, Arnaldo Silveira, Walter Batista, Alceu Hiltner, Sylvio Faria, Ivete Oliveira, Queiroz Muniz, Thales De Azevedo, o Conselho rejeitou o Parecer do Conselheiro Relator, tendo sido designado, pelo Magnifico Reitor, o Conselheiro Arnaldo Silveira para lavrar o voto vencedor.
Ainda na "Ordem do Dia" o Magnífico Reitor concedeu a palavra ao Conselheiro Lafayete Pondé para apresentar o Parecer do Conselheiro Orlando Gomes, Presidente da Comissão de Legislação e Recursos, referente à alteração do Regimento Interno da Escola De Belas Artes, que foi unanimemente aprovado. Em consequência dessa decisão foram aprovadas algumas emendas no Regimento Interno da Escola de Belas Artes.
Após anunciar o item IV da "Ordem do Dia" - Parecer da Comissão de Legislação e Recursos relativos à duração do Curso de Jornalismo da Faculdade de Filosofia o Magnífico Reitor concedeu a palavra ao Conselheiro Lafayete Pondé, Relator. O Conselheiro Lafayete Pondé apresentou o Parecer.  Após a leitura do Parecer o Conselheiro Carlos Alberto pediu "vista" do processo, o que foi deferido pelo Conselho.
Novamente com a palavra o Conselheiro Lafayete Pondé teceu considerações sobre um processo encaminhado à Comissão de Legislação e Recursos relativo a matricula de um aluno na Escola de Geologia sem realizar exame vestibular. Após discussão, da qual participaram o Magnífico Reitor e os Conselheiros Lafayete Pondé, Alceu Hiltner, Thales De Azevedo e Arnaldo Silveira, o Conselho, aprovando sugestão do CONSELHEIRO LAFAYETE PONDÉ, decidiu encaminhar o processo à Comissão DE ENSINO.
O Conselheiro Carlos Alberto fez uso da palavra para tratar da situação de um Acadêmico da Escola de Administração, pedindo um pronunciamento do Conselho. O Magnífico Reitor explicou que o interessado deverá preliminarmente recorrer para os órgãos competentes da Escola de Administração.
Ainda na "Ordem do Dia" o Conselheiro Jorge Novis apresentou o Parecer, da Comissão de Ensino sobre a proposta formulada pela Congregação da Faculdade de Farmácia para concessão do titulo de "Professor Emérito" ao Professor Adolpho Diniz Gonçalves. O Parecer foi unanimemente aprovado pelo Conselho.
Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão. 

Local: 
Não consta.
Data: 
qui, 13/04/1967 - 09:00
O que ocorrer: 

Não houve.

Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
Reitor Dr. Miguel Calmon
Conselheiro Thales de Azevedo
Conselheiro João Mendonça
Conselheiro Alceu Hiltner
Conselheiro Queiroz Muniz
Conselheiro Shiguemi Fujimori
Conselheiro Nilmar Rocha
Conselheiro Raul Chaves
Conselheiro Lafayete Pondé
Conselheiro Adriano Pondé
Conselheiro Messias Lopes
Conselheiro Oscar Caetano
Conselheiro Torres Homem
Conselheiro Carlos Geraldo
Conselheira Dyrce Araújo
Conselheiro Sylvio Faria
Conselheiro Arnaldo Silveira
Conselheira Ivete Oliveira
Conselheiro Juarez Paraiso
Conselheiro Evandro Schneider
Conselheiro Pedro Pina
Conselheiro Jorge Novis
Conselheiro Magalhães Neto
Acadêmico Carlos Rodrigues
Acadêmico Walter Batista.
Expediente: 

Havendo número legal o Magnífico Reitor declarou aberta a sessão, convidando o Secretario a proceder à leitura da Ata da sessão anterior, a qual, depois de lida e posta em discussão, foi unanimemente aprovada.
 Em seguida S. Magnificência registrou a presença dos Professores Raul Chaves e Oscar Caetano, respectivamente, Vice-Diretor, em exercício, da Faculdade de Direito e representante da Congregação da Faculdade de Arquitetura, e comunicou ao Conselho o falecimento do Dr. Humberto Viana Burity, antigo servidor da Universidade, tendo sido Diretor da Clinica Tisiológica, Diretor do Hospital das Clínicas Diretor da Maternidade Climério de Oliveira. Após ressaltar os serviços prestados à Universidade pelo extinto, o Magnífico Reitor propôs a inserção em Ata de um voto de pesar.
 Depois dos Conselheiros Carlos Geraldo,   Thales de Azevedo, Ivete Oliveira, Adriano Pondé, Arnaldo Silveira e Evandro Scheneider, falaram sobre a personalidade do Dr. Humberto Burity, a proposta do Magnífico Reitor foi unanimemente aprovada.
Novamente usando da palavra S. Magnificência teceu considerações sobre a construção do edifício para instalação da Biblioteca Central, informou sobre as observações realizadas sobre o assunto pelo Professor Pull, da Universidade de Illinóis, e propôs A designação de uma Comissão, composta pelos Professores Diógenes Rebouças, Américo Simas Filho, Dyrce Araújo, Felisbela L. Matos Carvalho e Marinha Andrade, para se encarregar de estudar sugestões do Professor Pull e o que já há de concreto em outras Bibliotecas no Brasil e organizar um programa para ser apreciado por este Conselho. O Conselho aprovou por unanimidade a sugestão, bem como a proposta do Conselheiro Thales de Azevedo para que integrasse também, a Comissão um representante da Biblioteca da Faculdade de Filosofia.
 
 
Ainda com a palavra o Magnífico Reitor prestou várias informações sobre a instalação do Instituto de Biologia Marinha em convênio com a SUDENE, comunicando em seguida, que, em razão do afastamento, por licença, do Conselheiro Orlando Gomes, escolheu o Conselheiro Magalhães Neto para presidir a Comissão de Reforma Universitária.