Ata da Sessão do Conselho Universitário Realizada no dia 24 de Agosto de 1967.

Pauta: 

Passando à "Ordem do Dia" o Magnífico Reitor anunciou 'o item I - Parecer da Comissão de Ensino sobre o Plano de Reestruturação da Universidade, tendo, antes de conceder a palavra ao Relator, tecido virias considerações sobre o assunto, inclusive justificando o fato da mesma ter de ser apreciada em breve prazo pelo Conselho e informando que pretende colocar em discussão o plano original com as emendas apresentadas pela Comissão de Ensino, para quê seja votado em conjunto pelo plenário permitindo, entretanto, que depois dessa aprovação de caráter global se destaquem tópicos que possam ser objeto de modificação.
Usando da palavra o Conselheiro Carlos Alberto teceu considerações a respeito do plano tendo, em seguida, feito a leitura do documento sobre a matéria.
Tendo o Conselho aprovado a sugestão do Magnífico Reitor para a apreciação da matéria, S. Magnificência concedeu a palavra ao Conselheiro Carlos Geraldo, Presidente da Comissão de Ensino para apresentar o Parecer da mencionada Comissão. Após discussão, o Conselho por unanimidade aprovou, globalmente, o Documento apresentado pela Comissão de Reforma, com as sugestões apresentadas pela Comissão de Ensino.
Em seguida o Conselho passou a apreciar a matéria com os destaques apresentados pelos Senhores Conselheiros. Por proposta do Conselheiro João Mendonça, o Conselho, decidiu, no item 1, retirar a expressão federal, depois de autarquia e, por sugestão do Conselheiro José Calazans, no item 1..1., retirar a palavra disciplinar. De referência ao item 2 resolveu -se retirar "expansão de matrícula". Quanto ao item 3 o Conselho resolveu retirar "melhor" antes de permitir e incluir "de modo a assegurar". De referência ao item 4, deliberou excluir o Conselho de Coordenação dos órgãos de deliberação superior, após discussão, criando um novo artigo, por proposta do Conselheiro Orlando Gomes. De referencia ao item 6, o Conselho aprovou a redação  proposta pela Comissão de Ensino. Após discussão, o Conselho decidiu suprimir os itens 7 e 8 do projeto.
Quanto a enumeração dos diversos estabelecimentos, após discussão, resolveu o Conselho incluir na relação uma Escola de Geologia, decisão essa tomada em votação nominal. Ainda sobre este item ficou resolvido, após discussão, transformar o Instituto, constante do projeto, em Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas e Comunicações.
Ainda de referencia ao Item 6 o Conselho rejeitou a proposta apresentada pelo Conselheiro José Calazans para transformar o Instituto de Letras em Faculdade de Letras. Quanto aos órgãos complementares, o Conselho, após discussão, resolveu manter os órgãos enumerados no projeto, colocando Museus Universitários em lugar de Museu de Arte Sacra e acrescentando Centro de Estudos Afro-Orientais e Instituto de Tecnologia, deliberou, ainda o Conselho, rejeitar proposta formulada pelo Conselheiro João Mendonça para Manutenção do Parágrafo 2º do artigo 3º do atual Estatuto da Universidade. De referência ao item 9 o Conselho resolveu dar uma declaração. Ao item 13 do projeto foi apresentada uma emenda pelo Conselheiro Nilmar Rocha para se disser um em lugar de 2. Proposta unanimemente aprovada. Os demais itens do plano de reforma foram aprovados com a redação proposta pela Comissão de Ensino. Por sugestão do Conselheiro João Mendonça, o Conselho criou uma Comissão de Redação, para rever o projeto, sob a presidência do Conselheiro Orlando Gomes.
Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão.
 
 

Local: 
Não consta.
Data: 
qui, 24/08/1967 - 09:00
O que ocorrer: 

Não houve.

Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
Reitor Dr. Roberto Santos
Conselheiro Nilmar Rocha
Conselheiro Lafayete Pondé
Conselheiro Renato Mesquita
Conselheira Alba de Farias
Conselheira Dyrce Araújo
Conselheira Ivete Oliveira
Conselheiro Juarez Parais O
Conselheiro João Mendonça
Conselheiro Shiguemi Fujimori
Conselheiro Messias Lopes
Conselheiro Alceu Hiltner
Conselheiro Hernani Sobral
Conselheiro Carlos Geraldo
Conselheiro Pires Da Veiga
Conselheiro José Calazans
Conselheiro Pedro Pina
Conselheiro Arnaldo Silveira
Conselheiro Torres Homem
Conselheiro Sylvio Faria
Conselheiro Oscar Caetano
Conselheiro Adriano Pondé
Conselheiro Orlando Gomes
Acadêmico Carlos Alberto
Académico Walter Baptista.
Expediente: 

Havendo número legal o Magnifico Reitor declarou aberta a sessão, convidando o Secretário a proceder a leitura da Ata da sessão anterior, a qual, depois de lida e posta em discussão foi unanimemente aprovada. Usando da Palavra o Magnífico Reitor disse que era com satisfação que registrava a presença do Conselheiro Renato Mesquita, recentemente eleito representante da Congregação da Faculdade de Filosofia.
Após fazer referência aos acontecimentos da manhã, presenciados pelos Senhores Conselheiros, S. Magnificência agradeceu a colaboração que recebeu de todos os Senhores Conselheiros, ressaltando a cooperação dos Acadêmicos Carlos Alberto e Walter Baptista, propôs em seguida, o Magnifico Reitor que, em razão da agitação na classe estudantil fossem suspensas as aulas e fechados os prédios da Universidade. Após discussão, a proposta do Magnifico Reitor foi unanimemente aprovada.
Novamente usando da palavra o Magnifico Reitor fez uma exposição sobre as atividades do Fórum de Reitores, ao qual compareceu representando esta Universidade, explicando que os principais assuntos foram os referentes a expansão de matrículas nas Universidades; reestruturação das Universidades Federais e sistema dos concursos de habilitação. Informou ainda S. Magnificência que o Senhor Ministro cia Educação promoveu um encontro dos Reitores com o Exmo. Senhor Presidente da República, ao qual compareceram os Ministros da Fazenda, do Planejamento e Extraordinário para assuntos da Casa Civil, além dos líderes do Congresso, tendo, na ocasião, usado da palavra o Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ex-ministro da Educação e Cultura.
 Ainda com a palavra o Magnifico Reitor comunicou que a Comissão de Publicações deste Conselho elegeu o Conselheiro Nilmar Rocha para seu Presidente e solicitou aos Senhores Diretores uma resposta, dentro do prazo previsto, isto é, até 31 de agosto, ao ofício encaminhado pela Reitoria referente à capacidade docente das respectivas unidades.
Franqueada a palavra fez uso da mesma o Conselheiro Sylvio Faria, o qual propôs que integrasse os anais da Universidade o artigo de autoria do Conselheiro João Mendonça, publicado no dia 17 de agosto no Jornal "A Tarde' traçando com muita propriedade, com profundidade, a análise psicossocial do Conselheiro Orlando Gomes. O Magnífico Reitor disse que acolhia com satisfação a sugestão do Conselheiro Sylvio Faria e promoverá os meios Para que seja o artigo em apreço publicado no órgão oficial, que é o Boletim Cultural. O Conselheiro Renato Mesquita agradeceu as palavras proferidas pelo Magnifico Reitor a seu respeito no inicio da sessão e declarou que estava disposto a prestar sua colaboração aos trabalhos deste Conselho.
O Conselheiro Alceu Hiltner teceu considerações sobre o concurso de habilitação na Universidade no próximo ano, informando que estava havendo dúvidas entre os candidatos sobre a forma como se processará  aquele concurso. O Magnífico Reitor, após várias explicações sobre o assunto, informou à Casa que, com o apoio da Comissão encarregada decidiu adiar a reformulação do concurso de habilitação para o ano de 1969,fazendo-se, contudo, uma modificação em relação à prova de português, a qual será comum às várias unidades fato que será amplamente divulgado pelos jornais desta Capital.
 A conselheira Dyrce Araújo comunicou à Casa que a Comissão de Ensino escolheu o Conselheiro Carlos Geraldo para seu Presidente.
O Conselheiro Arnaldo Silveira justificou a ausência do Conselheiro Queiroz Muniz.
 
O Conselheiro Walter Baptista, representante dos estudantes, fez um, protesto pela atitude das Forças Armadas nos incidentes ocorridos pela manhã, particularmente na Reitoria, pedindo fosse consignado em Ata um voto de louvor ao Magnifico Reitor pela maneira conto se comportou.