Ata da Sessão do Conselho Universitário realizada em 07 de julho de 1986.

Não houve a "Ordem do dia".

Universidade Federal da Bahia

Paulo Lauro Nascimento dourado
Cid Gesteira
Paulo Rebouças Brandão.

1-    Aberta a sessão, e não havendo leitura de Ata, por força de dificuldade de ordem técnica, passou  então o Sr. Presidente a resgistrar a presença dos conselheiros  Alberto Peçanha Junior, Elyana Barbosa, Stlvio Loureiro, Suzana Helena Longo, Elisa  Maria F. da Silva Veras, Antonio Dias e  Antonio Lima Brito, Vice-Diretores  em exercício da direção, respectivamente, da faculdade de Direito, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, do Instituto de Física, do Instituto de Letras, do Instituto de Matemática, do Instituto de Biologia e da Escola de Comunicação.
2-    Ato  contínuo, o Magnífico Reitor fez as seguintes comunicações: a) já se encontram reimpressos, para a necessária  distribuição interna e venda, o Estatuto e o Regimento geral da UFBA;  b) o crédito suplementar destinado a esta instituição virá, sem que entretanto, se encontre já fixada a data; c) os professores devidamente relacionados, que vão a reunião deste anos no SBPC, terão uma ajuda correspondente a sete diárias per capita, o que inaugura, nesta Universidade, um procedimento de apoio institucional a participantes de eventos dessa natureza;
3-    d) esteve S. Magnificência  com o Sr. Ministro da Educação, tentando obter  mais recursos para a UFBA, sem que conseguisse, dessa data feita, o êxito pleiteado; e) no Ministério da Educação, teve oportunidades  de tratar do problema dos professores contratados e das horas extras e, quanto ao problema da excepcionalidade, aguarda a competente solução; f) na quarta-feira última, dia dois de julho, o Sr. Presidente da Republica assinou, no Palácio do Planalto , o documento de criação da Casa de Cultura “Jorge Amado”, que se enraízam uma sugestão apresentada ao Exmo. Sr. Presidente José Sarney e resultou de um projeto elaborado pela ASSPLAN e pela Escola de Biblioteconomia e Documentação.
4-    Por fim, convidou os Sr. Conselheiros para a sessão de abertura da 43 a. Assembléia do Clube de Reitores das Universidades Brasileiras, a ocorrer no próximo dia 28, em homenagem aos 40 anos da UFBA, e, ao mesmo tempo, comemorando os 20 da CRUB.
5-    (Franqueada a palavra dela fez uso os Cons. 1) Ana Maria Villar Augusto da Silva, para o seguinte: a) convidar, em nome da Escola de Belas Artes, para o Projeto Animalthon;  b) comunicar que a direção da referida Escola participou da inauguração do Memorial Hansen-Bahia;  c) ler o oficio ao mesmo tempo de agradecimento e de reparo, que enviara ao Coordenador  do Jornal da Escola de Comunicação da UFBA, alusivo a nota publicada sob o título “Ratos invadem a Escola de Belas Artes desde entardecer”,
6-    2) Telésforo, para informar que o Instituto de Geociências passou a ter mais um professor, em decorrência do concurso a que se submeteu o Prof. Edson Emmanuel Sampaio, que obteve a média geral nove pontos e oito décimos, e defendeu brilhantemente a tese intitulada “Espalhamento de uma onda eletromagnética plana por dois quartos de espaço condutor”;
7-    3) o Magnífico Reitor, para ler o diploma conferido ao Prof. Telésforo Martinez Marques, pela Sociedade Brasileira de Geologia, como reconhecimento pela sua participação no desenvolvimento da Geociência e Tecnologia Mineral no Brasil.
8-    Ainda com a palavra, o Sr. Presidente enumerou as providências que estão sendo tomadas no sentido de, junto ao Governo Federal, e sob a modalidade de convênio, favorecer o Hospital Prof. Edgar Santos. Em seguida, leu um ofício do DCE a propósito da Representação Estudantl nos Órgãos Colegiados Superiores, e informou que dará ao dito ofício o devido encaminhamento.
9-    Facultada a  palavra, dela fizeram uso, par, em seu nome e em nome do Conselho Administrativo do Hospital Prof. Edgar Santos, protestar contra a forma pela qual vêm sendo celebrados convênios com o referido Hospital, sem que o Conselho administrativo dessa instituição seja devidamente ouvida.
10-  Acrescentou  que reconhecia as vantagens práticas do convênio assinado, mas protesto que formulava tinha a sua razão de ser . O Magnífico Reitor resolveu então esclarecer. Com detalhes, o que de fato houve, mencionando, entre certos pontos, o prestígio pessoal de professores para setores que, por isso mesmo, conseguiram ajudas e vantagens  para setores que, posto fossem importantes, talvez não se compaginassem com prioridades mais fortes.
11- Sobre a questão se pronunciaram os Cons. Ronney  e Telésforo, chamando este último a atenção para a necessidade de os convênios serem mais rigorosamente normalizados. Ainda fizeram uso da palavra do Cons. 1) Maria Gleide, tratando do problema da manutenção física e da manutenção  acadêmica da Unidade que dirige; 2) Maria José Rabelo, dizendo da necessidade de se proceder a um reestudo urgente do encaminhamento do Hospital Gétulio Vargas, que tem trazido sérios problemas de higiene par a Escola de Biblioteconomia e Documentação; 3) Angeolina, para fazer comunicação sobre o Programa de Suplementação  Alimentar para funcionários e estudantes; 4) Gilson, para registrar seu reparo pessoal aos Jornais de Salvador, que foram omissos quanto a Universidade  Federal da Bahia, ao noticiarem a solenidade da assinatura do decreto presidencial criando a Casa de Cultura “Jorge Amado”; 5) Guaracy, aludindo a conferência do Prof. Cid Teixeira, pronunciada no último dois julho, no auditório da reitoria, e desejando que aquele eminente historiador dê, em futuras palestras, o destaque histórico que a Escola de Agronomia está a merecer.
 Por fim, o Magnífico Reitor anunciou que a Universidade Federal da Bahia vai associar-se as comemorações do centenário de Otávio Mangabeira e Ernesto Simões Filho, e, em seguida, encerrou a sessão.