Ata da Sessão do Conselho Universitário realizada em 07 de julho de 1986.

Pauta: 

Não houve a "Ordem do dia".

Local: 
Universidade Federal da Bahia
Data: 
seg, 07/07/1986 - 09:30
O que ocorrer: 

Não houve o que ocorrer.

Participantes: 
Nilmar Vicente Pereira da Rocha
Germano Tabacof
Mary Camardelli de Amorim
Eliel Judson Duarte Pinheiro
Roswlivio Moreira Goes
Suzana Helena Longo Sampaio
Guaracy Ferreira do Carmo
Elyana Barbosa
José Maria de Magalhães Netto
Ana Maria Villar Leite Augusto da Silva
Alberto Peçanha Martins Junior
Jandira Leite Simões
Antonio Lima Brito
Wilma Albuquerque Franco
Altina Gonçalvez Sodré
Angeolina Rossi Ferreira
Maria José Rabello de Freitas
Ana Lígia Cumming e Silva
Jutorib de Oliveira Lima
Ronney Greve
Silvio Loureiro
Maria Gleide Santos Barreto Ribeiro
Telesforo Martinez Marques
Gylson Sampaio Silva
Paulo Lauro Nascimento dourado
Cid Gesteira
Paulo Rebouças Brandão.
Expediente: 

1-    Aberta a sessão, e não havendo leitura de Ata, por força de dificuldade de ordem técnica, passou  então o Sr. Presidente a resgistrar a presença dos conselheiros  Alberto Peçanha Junior, Elyana Barbosa, Stlvio Loureiro, Suzana Helena Longo, Elisa  Maria F. da Silva Veras, Antonio Dias e  Antonio Lima Brito, Vice-Diretores  em exercício da direção, respectivamente, da faculdade de Direito, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, do Instituto de Física, do Instituto de Letras, do Instituto de Matemática, do Instituto de Biologia e da Escola de Comunicação.
2-    Ato  contínuo, o Magnífico Reitor fez as seguintes comunicações: a) já se encontram reimpressos, para a necessária  distribuição interna e venda, o Estatuto e o Regimento geral da UFBA;  b) o crédito suplementar destinado a esta instituição virá, sem que entretanto, se encontre já fixada a data; c) os professores devidamente relacionados, que vão a reunião deste anos no SBPC, terão uma ajuda correspondente a sete diárias per capita, o que inaugura, nesta Universidade, um procedimento de apoio institucional a participantes de eventos dessa natureza;
3-    d) esteve S. Magnificência  com o Sr. Ministro da Educação, tentando obter  mais recursos para a UFBA, sem que conseguisse, dessa data feita, o êxito pleiteado; e) no Ministério da Educação, teve oportunidades  de tratar do problema dos professores contratados e das horas extras e, quanto ao problema da excepcionalidade, aguarda a competente solução; f) na quarta-feira última, dia dois de julho, o Sr. Presidente da Republica assinou, no Palácio do Planalto , o documento de criação da Casa de Cultura “Jorge Amado”, que se enraízam uma sugestão apresentada ao Exmo. Sr. Presidente José Sarney e resultou de um projeto elaborado pela ASSPLAN e pela Escola de Biblioteconomia e Documentação.
4-    Por fim, convidou os Sr. Conselheiros para a sessão de abertura da 43 a. Assembléia do Clube de Reitores das Universidades Brasileiras, a ocorrer no próximo dia 28, em homenagem aos 40 anos da UFBA, e, ao mesmo tempo, comemorando os 20 da CRUB.
5-    (Franqueada a palavra dela fez uso os Cons. 1) Ana Maria Villar Augusto da Silva, para o seguinte: a) convidar, em nome da Escola de Belas Artes, para o Projeto Animalthon;  b) comunicar que a direção da referida Escola participou da inauguração do Memorial Hansen-Bahia;  c) ler o oficio ao mesmo tempo de agradecimento e de reparo, que enviara ao Coordenador  do Jornal da Escola de Comunicação da UFBA, alusivo a nota publicada sob o título “Ratos invadem a Escola de Belas Artes desde entardecer”,
6-    2) Telésforo, para informar que o Instituto de Geociências passou a ter mais um professor, em decorrência do concurso a que se submeteu o Prof. Edson Emmanuel Sampaio, que obteve a média geral nove pontos e oito décimos, e defendeu brilhantemente a tese intitulada “Espalhamento de uma onda eletromagnética plana por dois quartos de espaço condutor”;
7-    3) o Magnífico Reitor, para ler o diploma conferido ao Prof. Telésforo Martinez Marques, pela Sociedade Brasileira de Geologia, como reconhecimento pela sua participação no desenvolvimento da Geociência e Tecnologia Mineral no Brasil.
8-    Ainda com a palavra, o Sr. Presidente enumerou as providências que estão sendo tomadas no sentido de, junto ao Governo Federal, e sob a modalidade de convênio, favorecer o Hospital Prof. Edgar Santos. Em seguida, leu um ofício do DCE a propósito da Representação Estudantl nos Órgãos Colegiados Superiores, e informou que dará ao dito ofício o devido encaminhamento.
9-    Facultada a  palavra, dela fizeram uso, par, em seu nome e em nome do Conselho Administrativo do Hospital Prof. Edgar Santos, protestar contra a forma pela qual vêm sendo celebrados convênios com o referido Hospital, sem que o Conselho administrativo dessa instituição seja devidamente ouvida.
10-  Acrescentou  que reconhecia as vantagens práticas do convênio assinado, mas protesto que formulava tinha a sua razão de ser . O Magnífico Reitor resolveu então esclarecer. Com detalhes, o que de fato houve, mencionando, entre certos pontos, o prestígio pessoal de professores para setores que, por isso mesmo, conseguiram ajudas e vantagens  para setores que, posto fossem importantes, talvez não se compaginassem com prioridades mais fortes.
11- Sobre a questão se pronunciaram os Cons. Ronney  e Telésforo, chamando este último a atenção para a necessidade de os convênios serem mais rigorosamente normalizados. Ainda fizeram uso da palavra do Cons. 1) Maria Gleide, tratando do problema da manutenção física e da manutenção  acadêmica da Unidade que dirige; 2) Maria José Rabelo, dizendo da necessidade de se proceder a um reestudo urgente do encaminhamento do Hospital Gétulio Vargas, que tem trazido sérios problemas de higiene par a Escola de Biblioteconomia e Documentação; 3) Angeolina, para fazer comunicação sobre o Programa de Suplementação  Alimentar para funcionários e estudantes; 4) Gilson, para registrar seu reparo pessoal aos Jornais de Salvador, que foram omissos quanto a Universidade  Federal da Bahia, ao noticiarem a solenidade da assinatura do decreto presidencial criando a Casa de Cultura “Jorge Amado”; 5) Guaracy, aludindo a conferência do Prof. Cid Teixeira, pronunciada no último dois julho, no auditório da reitoria, e desejando que aquele eminente historiador dê, em futuras palestras, o destaque histórico que a Escola de Agronomia está a merecer.
 Por fim, o Magnífico Reitor anunciou que a Universidade Federal da Bahia vai associar-se as comemorações do centenário de Otávio Mangabeira e Ernesto Simões Filho, e, em seguida, encerrou a sessão.