Ata da Sessão do Conselho Universitário realizada em 21 de março de 1986

Pauta: 

1-    Após brevemente dizer da situação financeira desta Universidade em relação as demais, o Sr. Presidente franqueou a palavra, da qual fizeram uso, solicitando ao Dr. Fernando Sarmento que elucidasse alguns pontos da matéria em pauta, os Cons. Jutorib, Paulo Dourado, Telésforo, kleyde, Celina, Angeolina, Gylson, Ana Maria, Dionicarlos e Adenar.
2-    Os esclarecimentos pedidos foram dados na devida oportunidade. O Cons. Jutorib, outra vez com a palavra, cumprimentou  a Representação Estudantil pelos resultados que já começam a aparecer, em decorrência da campanha iniciada pelo DCE, objetivando a assiduidade, a pontualidade, a competência dos professores e o bom tratamento por estes dispensado aos alunos.
3-    O Cons. Guaracy fez o seguinte registro: “Os tratos havidos no Campus da Escola de Agronomia de Cruz das Almas denegriram a imagem daquela Unidade de Ensino, projetando-a negativamente sobre o território nacional. Como Diretor havia constatado, desde 1986, com o Diretório  Acadêmico da Escola, visando a uma ação conjunto para evitar esse tipo de agressão, e o fizera mesmo antes, desde 1984, quando era Chefe de Departamento.
4-    Em 1985 e 1986, porém, não obteve sucesso nessa proposta, pois o DACA  os obtivera de envolver-se no caso. As maiores e mais violentas ocorrências dos trotes deram-se na cidade. Estabeleceu-se depois o medo generalizado entre os calouros, que, assim apreensivos e temerosos de represália, não querem revelar os nomes dos agressores. Os repórteres da TV Bahia, que compareceram a Cruz das Almas, foram indevidamente tratados. Os veteranos, que tem combatido de “ofensas de natureza moral”. Os fatos registrados pelo Cons. Guaracy mereceram, pelo que contem, em si, de impróprio e de violento, a expressa reprovação de vários Conselheiros, tendo o Prof. Mario Nascimento  sugerido o dialogo entre o Diretor e o Diretório, como ponto de partida para uma possível minimização ou correção do mal.
5-    O Representante Estudantil  o Cons. Ronney esclareceu a posição do DCE em relação ao trote aqui considerado. O Cons. Paulo Brandão sugeriu que pelo menos o 1º semestre do Curso de Agronomia fosse, como anteriormente, ministrado em Salvador, como instrumento capaz de atenuar ou reduzir a violência do trote. O Magnífico Reitor, por sua vez, teceu comentários sobre o fato em apreço, disse de como acolhera com simpatia as palavras do Cons. Mario Nascimento sobre o assunto, mencionou alguns meios saudáveis com que determinadas Unidade de Ensino recebem os calouros, e frisou o aspecto educacional que o problema tem e impõe.
6-    O Cons. Cid expõe os problemas criados pela xerox, na Escola Politécnica, problemas esses que estão a reclamar pronta solução. Sobre o assunto Xerox também se pronunciaram, tendo em vista essa respectiva Unidades, os Cons. Magalhães Netto, Dionicarlos, Paulo Dourado e  Maria José, tendo esta última chamado a atenção para a obsolescência em que vai mergulhado o sistema Xerox, em fase de processos de reprografia bem mais modernos, eficientes e mais seguramente preservadores dos documentos reprografados.
7-    O Dr. Fernando Sarmento, por sua vez, debates o problema da Xerox, dizendo das providencias que neste particular a ASSPLAN já vem adotando, e mencionou ainda a questão de compra de material permanente. O Cons. Magalhães Netto, atento as recentes medidas econômicas adotadas pelo Governo da União e ao corte de verbas, que atinge setores como o Hospital das Clínicas e a maternidade Climério de Oliveira, impreencindíveis  a formação dos futuros médicos, solicitou ao Magnífico Reitor que se empenhasse, junto ao Ministério da Educação, no sentido de que a “Emenda João Calmon” chegue afetivamente a Universidade.
8-     O Magnífico Reitor disse dos esforços do Conselho dos Reitores da Universidade brasileira no sentido de que os cortes de verba não atingissem as Universidades. O Cons. Dionicarlos, com a palavra, fez as seguintes sugestões:  a) que, para melhor racionalizar o serviço de transporte, sejam os empenhos encaminhados a este setor, de modo que o mesmo carro possa, num só percurso, receber de cada unidade, para a devida entrega, o material que tenha este fim; b) que a UFBA centralize a compra  a distribuição do material. A Cons. Kleyde formulou uma moção de agradecimento a prof. Clara Wolfovitch, pela dedicação com que exerceu a chefia do gabinete, do qual acabara de afastar-se.
9 - O Magnífico Reitor, logo após, fez o elogio da Profa. Clara, já entretanto expresso, como declarou, através de um oficio que lhe fora entregue. O Cons. Magalhães Netto, em nome da faculdade de Medicina, anunciou-se a moção apresentada pela Prof. Kleyde. A Cons. Angeolina registrou o falecimento da estudante Suzane Amorim, aluna do 5º semestre de  Nutrição, vítima de assalto ocorrido no dia 1º do mês, e, em nome do Conselho Social da Vida Universitária, formulou convite para a Páscoa Universitária, a realizar-se no dia 08 de abril, as 10:30 horas, no auditório da Reitoria.
10 - A Cons. Ana Maria pediu a palavra para o seguinte: a) dizer que a interdição da Biblioteca da Escola de Belas Artes e sua transferência para outro local trazem preocupação quanto a serem aceitas pela comunidade; b) fazer o registro dos prêmios recebidos pelo Departamento de Teatro da Escola de Música e Artes Cênicas, tendo cabido ao Prof. Paulo Dourado o premio de melhor diretor; c) comunicar o parecer técnico da direção da Escola de Belas Artes sobre a transferência do Painel de Genaro de Carvalho, situado na Escola de Biblioteconomia e Comunicação.
11- O Representante Estudantil Cons. Ademar destacou a importância das palavras proferidas pelo Sr. Diretor da Faculdade de Medicina, sobre o corte de verbas, desejando que as mesmas não ficassem apenas no recinto do Conselho Universitário. O Representante Estudantil  Ronney propôs que o Conselho emitisse um documento de repúdio aos cortes de verba das universidades, tendo o Magnífico Reitor esclarecido que o Conselho  de Reitores já havia encaminhado ao Sr. Ministro da Educação um documento, posto que respeitoso, objetivando resguardar as Universidades Brasileiras de situações desgastantes, decorrentes desses cortes.
12- Por sua vez, a magnífica Vice-Reitora, Prof. Eliane Azevedo, após tecer considerações sobre a situação de decadência da instituição  universitária brasileira, em boa parte, defluente do quadro financeiro, e depois  de acentuar que a conjuntura brasileira atual tem aspectos realmente delicados, mas que não devem significar recuo no empenho de todos em favor da Universidade, propôs que, em lugar de o Conselho  Universitário formular e encaminhar, ao Sr. Ministro da Educação, um documento de repudio ou condenação ao corte de verbas, elaborasse um outro, de apoio a posição já adotada pelo CRUB, reforçando, desse modo, esse organismo que congrega os Reitores das Universidades Brasileiras.
13- Postas em votação as duas propostas, saiu vitoriosa, por maioria de votos, a da prof. Eliane  Azevedo ficando o Magnífico Reitor, como Presidente do Conselho Universitário, com a incumbência  de redigir e obviamente encaminhar o documento em apreço. O Representante Estudantil Cons. Ronney solicitou fosse dado aos diplomas expedidos pela UFBA um tratamento gráfico mais consentâneo com a dignidade das profissões e dos profissionais. O Magnífico Reitor informou o inicio da segunda etapa do Projeto “Nova Universidade” e a comunicou que,  ate a primeira quinzena do próximo mês de abril, devem as Unidades encaminhar, ao setor competente, a relação de seus pesquisadores, acompanhada dos respectivos Currículo Vitae, com vista ao futuro banco de dados da área de pesquisa.
14- Após, congratulou-se com a Escola Politécnica, pelo fato de dois dos seus alunos terem gabho o Prêmio Metano-Copenol de Química: José Carlos Costa da Silva Pinto, que ficou em primeiro lugar, e Waldemir Santiago Junior, que conquistou o 5º. Entendeu as congratulações aos  referidos alunos e ao orientador deles, Prof. Caetano Tourinho Machado. Neste ponto, encerrou a sessão.  

Local: 
Universidade Federal da Bahia
Data: 
sex, 21/03/1986 - 09:45
O que ocorrer: 

Não houve o que ocorrer.

Participantes: 
Nilmar Vicente Pereira da Rocha
Germano Tabacof
Mary Camardelli de Amorim
Eliel Judson Duarte Pinheiro
Roswlivio Moreira Goes
Eliane Elisa de Sousa e Azevedo
José Maria de Magalhães Netto
Ana Maria Villar Leite Augusto da Silva
Jandira Leite Simões
Angeolina Rossi Ferreira
Maria José Rabello de Freitas
Jutorib de Oliveira Lima
Ronney Greve
Maria Gleide Santos Barreto Ribeiro
Telesforo Martinez Marques
Gylson Sampaio Silva
Paulo Lauro Nascimento dourado
PAULO REBOUÇAS BRANDÃO
Josicélia Dumet Fernandes
Kleyde Mendes Lopes Ramos
Celina de Araújo Scheinovitz
Mário Henriques Soares Nascimento
Fabíola Gonçalves Pereira de Souza
Guracy Ferreira do Carmo
Florentina Santos Diz Del Corral
Cid Santos Gesteira
José Guilherme da Nota
Dionicarlos Soares de Vasconcelos
Fernando Jorge Lessa Sarmento.
Expediente: 

1-    Aberta a sessão, e havendo leitura da  Ata da sessão do dia 27 de fevereiro de 1986, que, posta em discussão e votação, foi aprovada unanimidade, com a observação do Prof. Paulo Rebouças Brandão, de que o “Seminário sobre Economia e Sociedade nas grandes regiões metropolitanas”, não constitui apenas um acontecimento de ampla recuperação na comunidade, mas também um evento que abriu as comemorações do quadragésimo aniversário de fundação da UFBA.
2-    Em prosseguimento, o Magnífico Reitor registrou a presença da Profa. Florentina Santos Diz Del Coral, vice-diretora da faculdade de Farmácia e a do Dr. Fernando Jorge Sarmento, convidando para explicar a reelaboração do Orçamento da UFBA., efetuada por  força da nova ordem econômica estabelecida no País.