Den spiegel der Spaensche tierannije, geschiet in Westindien

Identificador CPArq: 
64
Tipo de Obra: 
Autor: 
Casas, Bartolomeu de las
Título: 
Den spiegel der Spaensche tierannije, geschiet in Westindien: waerin te sien is de onmenschelijke wreede feèyten der Spanjaerden met samen de beschrijvinge der selver lant en volcken aert en nature allen vaderlant lieuende en vrome voorsta[n]ders ten...
Idioma: 
Nota Tipográfica: 
Gedruckt tot Amsterdam: Cornelis Lodewijcks, anno 1620.
Descrição Física da Obra: 
104 páginas aproximadamente, ilustradas; 19 cm.
Limite Histórico: 
Século XVII
Ano: 
1620
Localização da Obra: 
Universidade Federal da Bahia. SIBI. Lugares de Memória. Estudos Baianos.
Identificação da Obra na Estante: 
94(=87) C334 / Obras Raras - Frederico Edelweiss.
Registro Patrimonial: 
1426893
Notas Gerais: 

Trata-se da tradução para o holandês de: Brevissima relacion de la destruicion de las Indias Ocidentales (1552). Com essa obra Las Casas queria que o futuro rei da Espanha (Felipe II) tomasse conhecimento das injustiças que os espanhóis cometiam nas Américas. O padre Las Casas havia sido testemunha, e participante também, da catástrofe demográfica que levou à extinção dos taínos, guanahatabeyes e dos caraíbas. 

Apresenta 16 gravuras que descrevem cenas de tortura no decorrer da obra. A obra apresenta capital ornamentada no prólogo e primeiro capítulo, notas em corandel, reclamo, assinaturas e xilogravura no frontispício. 

Notas do Exemplar: 

A obra possui encadernação em couro com filetes dourados e detalhe estampado na capa e com título gravado em dourado na lombada. Possui também na encadernação cantoneiras e papel fantasia, lombada com nervuras e aparas douradas. Contém a marca de propriedade: carimbo molhado da Biblioteca Frederico Edelweiss - Universidade Federal da Bahia.