Ata da Sessão do Conselho Universitário da Bahia, realizada em 29 de Dezembro de 1947
“Deliberar sobre o parecer do Professor Orlando Gomes, a respeito de acumulação de funções.”
1- O Senhor Presidente pôs o parecer em discussão. O Senhor Reitor lembrou como medida excepcional que se distribuísse por cópias a declaração de votos para ser o assunto resolvido em outra sessão. Houve discussões sobre o assunto entre os conselheiros o qual seria definitivamente resolvido em reunião posterior. “Ao Governo Federal, por seus órgãos competentes, pertence aprecia-la e resolve-la. Assim penso.” (PEDREIRA, Paulo. 1947). O Conselheiro Isaias Alves opinou que se decida que o professor possa acumular, dependendo a posterior anulação ou confirmação dessa decisão do acordão do Superior Tribunal Federal. O Senhor Presidente, tendo em vista o adiantado da hora suspendeu os trabalhos.
2- O Senhor Presidente apresentou os motivos por que tem retardado a apresentação do Regimento da reitoria em redação final.
3- O Conselheiro Isaias Alves comunicou a visita que o Senhor Ministro da Educação prometeu fazer a Faculdade de Filosofia, no próximo dia 31, e convidou o Conselheiro para essa reunião.
4- O Senhor Reitor declarando ser a última sessão ordinária do ano, agradeceu a colaboração valiosa que recebera de os companheiros sem a qual não poderia ter conseguido realizar os trabalhos que bem demonstram a real atividade da Universidade da Bahia. O Conselheiro Isaias Alves disse ser reconhecida de todos, a magnífica atuação do Senhor Reitor. Testemunhava o interesse de S. Excia. em resolver, nos vários Ministérios no Rio de Janeiro os problemas da Universidade, que os de referência ao ensino, que os relativos à administração geral. Sentia-se, assim, autorizado a propor voto de congratulações e de louvor a S. Excia. pedindo que fosse aceito por aclamação. Todos se manifestaram com palmas. O Senhor Presidente agradeceu a homenagem, que havia partido, muito generosamente, do grande coração do seu distinto amigo Professor Isaias Alves, fazendo sentir que apenas procurara corresponder à confiança, que muito estimara, de seus dignos companheiros, e cumprir o seu dever. Deu por encerrada a sessão.
Ata aprovada em 05-1-48.
Não houve o que ocorrer.
Ata anterior unanimamente aprovada sem debates.
O Senhor Presidente justificou a falta, por motivos de doença, do Conselheiro José Olympio da Silva.
O expediente constou de: A) Oficio nº 62 da Escola de Belas Artes da Bahia comunicando a escolha da nova diretoria e dos representantes no Conselho Universitário. Disse o Senhor Presidente que estando presente o Senhor Mendonça Filho, Diretor da referida escola, convidava-o a tomar posse de membro do Conselho Universitário. O Conselheiro Mendonça Filho agradeceu o carinho da acolhida. B) Oficio do Diretor da Faculdade de Direito da Bahia, dando ciência de que se realizou a 22 do corrente mês a primeira sessão do Conselho Departamental. Tomou-se conhecimento.