Ata da Sessão do Conselho Universitário da Bahia, Realizada em 01 de Julho de 1952
Reuniu-se o Conselho Universitário da Bahia, na Sala das Congregações da Faculdade de Direito, sob a presidência do Conselheiro Albano da Franca Rocha. Havendo número legal, declarou o Sr. Presidente aberto a sessão. Disse S. Ex.ª que, em virtude de ainda não ter sido nomeado o Reitor para o Triênio de 1952 a 1955, foi investido em Assembleia Geral, eventualmente, pelo Vice-Reitor então em exercício de Reitor, e cujo mandato se extinguirá hoje, Des. Prof. Demétrio Ciriaco Ferreira Tourinho, nas funções de Reitor, de conformidade com o artigo 43, parágrafo 2º, do Estatuto da Universidade.
Atendendo ao que deliberou a referida Assembleia, por proposta do Conselho Alberico Franga e emenda aditiva do Conselheiro Orlando Gomes, acha-se reunido o Conselho Universitário para a escolha do Vice-Reitor, conforme determina o citado artigo 43.
Desse modo, convidava os companheiros a companheiros e confeccionarem as cédulas para a votação uninominal e em escrutínio secreto.
Foram recolhidas, assim quatorze (14) cédulas, número correspondente aos presentes. Convidou S. Ex.ª o Conselheiro Manoel Mendonça Filho para servir de escrutinador. Verificou-se o seguinte resultado:
Orlando Gomes dos Santos treze (13) votos;
Albano da Franca Rocha um (1) voto.
O Conselheiro Orlando Gomes dos Santos, eleito, cabe-lhe assumir a direção da Universidade, e o faz cumprindo, apenas, o imperativo da vontade do Conselho para aguardar nomeação do Reitor.