Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 03 de Fevereiro de 1955
Justificadas as faltas dos Conselheiros Orlando Gomes, Teonildo Amorim, Elsior Coutinho, Oscar Caetano e Carlos Simas.
O Reitor disse que um dos motivos da reunião seria o, ainda não deliberado, corte nas verbas orçamentárias. Disse que a última notícia que teve do Diretor do Orçamento do Ministério da Educação foi de que o Ministro da Fazenda tinha determinado corte de 30% da verba, 10% na verba de serviços e encargos e 10% na verba de material.
Comunicou que o Ministério requisitou a distribuição da verba integral da Reitoria, ou seja, Cr$ 184.000.000,00 tendo deixado a subvenção da Faculdade de Direito para o segundo semestre.
O Presidente da República nomeou o Professor Isaias Alves para Diretor da Faculdade de Filosofia e sua posse seria no dia 03 de fevereiro ás 15h.
Comunicou ainda, o Sr. Reitor, que o Professor Isaias Alves fará seu jubileu em Abril, havendo tempo ainda para organização de um programa de manifestações.
No próximo ano, em abril a Universidade fará 10 anos de existência e nessa oportunidade haverá prestação de contas de todas as atividades.
Revisão do Convenio entre o Serviço Nacional de Tuberculose e a Universidade para o funcionamento do Hospital da Clínica Tisiológica. Importante salientar que a preferência do hospital era para os doentes pobres. No que tange a direção, deverá caber ao Diretor da Faculdade de Medicina, como ocorre na Maternidade Climério de Oliveira e no Hospital das Clinicas.
Comunicou o Sr. Reitor que, numa reunião do Conselho do Hospital da clínica Tisiológica, em que se tratou da administração, o Diretor da Faculdade de Medicina renunciou à presidência do Conselho, cuja passou ao Superintendente da Campanha na Bahia, Dr. Antônio Simões.
Quanto a substituição dos diretores, dize que o D.A.S.P. entende que para a Delegacia efetuar o pagamento da substituição será necessário um decreto de nomeação ou uma portaria de designação para o Cargo, mesmo que seja a posterior.
Não houve.
Lida a Ata da Sessão Anterior, posta em votação foi unanimemente aprovada.
Não houve expediente.