Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 03 de Janeiro de 1956
O Conselheiro Orlando Gomes lembrou da necessidade de designar o orador para proferir a aula inaugural. O Sr. Reitor disse que o orador deveria ser da Escola Politécnica, sendo indicado o professor Magno Valente.
O Sr. Reitor pediu que constasse em ata a satisfação que a Reitoria teve e posteriormente terá toda a Universidade, em receber a publicação da Faculdade de Farmácia – “Guia do Estudante de Farmácia – 1955”.
Tratou-se da possibilidade de o exame de saúde para os candidatos ao concurso de habilitação ser feito após a apuração do resultado, por ocasião da matricula inicial. Proposta não adotada.
O Conselheiro Orlando Gomes solicitou ao Sr. Reitor a ampliação do exame de saúde para os candidatos ao vestibular incluindo-se o exame psíquico. Disse o Sr. Reitor que convocaria o Chefe do Serviço médico para tratar desse assunto.
Tratou-se da remuneração dos professores que examinariam o concurso vestibular. O Sr. Reitor prometeu estudar a questão.
O Tribunal Federal de Recursos cassou o Mandado de Segurança concedido pelo Juiz da Vara da Fazenda Nacional a 5 estudantes da Faculdade de Direito.
Citado o estado deplorável da cantina do Diretório Acadêmico da Escola de Belas Artes. O Sr. Reitor disse que o assunto seria tratado na reunião de Diretores.
Comunicado que a Reitoria se sentira na necessidade de dar publicidade ás cifras das despesas com a assistência ao estudante em 1955.
Proposto que se constasse em ata um voto de congratulações pela passagem do aniversário do professor Mário Peixoto, que completa 70 anos, e os agradecimentos a ele pertinentes. Proposta unanimemente aprovada.
Não houve o que ocorrer.
Lida a Ata da Sessão Anterior, posta em votação foi unanimemente aprovada.
Lido o oficio da Escola de Belas Artes comunicando que a Congregação daquela escola, em sessão realizada a 26 de dezembro, fixou em 100 o numero de alunos que podem ser admitidos nas serie 1 inicial de cada curso. Ainda do referido Diretor comunicando que a Congregação indicou o nome do professor Jayme da Cunha Gama e Abreu para substituir o professor Francisco da Conceição Menezes, vice-Diretor, em seus impedimentos.
Lido o oficio do Diretor da Faculdade de Medicina encaminhando alguns dados a fim de serem aproveitados pela comissão elaboradora da memória histórica da Universidade, a ser publicada por ocasião do decenário da Universidade.
Justificadas as ausências dos professores João Mendonça e Isaias Alves.