Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em de 07 de Maio de 1956
Atendendo ao pedido do Conselheiro Adriano Pondé, o Sr. Reitor tratou do problema do curso de nutricionistas dizendo que seu pensamento não era a criação imediata de um curso e passou o processo à consideração do Presidente da Comissão de Ensino.
Lido os ofícios sobre a greve dos estudantes de medicina, o Sr. Reitor disse que acataria o que o Conselho deliberasse. Informações e pontos de vistas foram expostos pelos Conselheiros. O Conselheiro Antonio Pimenta disse não ter sido comunicado oficialmente pelos seus colegas de medicina e tendo que dar sua opinião no Conselho solicitou um prazo até a próxima reunião para dar seu parecer. Assim foi feito.
Não houve o que ocorrer.
Lida a Ata da Sessão Anterior, posta em votação foi unanimemente aprovada.
Recebido o oficio da posse do novo Presidente do Diretório Central dos Estudantes, o acadêmico José Antonio de Araújo Pimenta. Foram dadas as boas vindas e as saudações a ele pertinentes.
O Sr. Reitor pediu que se registrasse em ata seu agradecimento à atitude gentil e nobre como o Sr. Ministro da Educação e Cultura tem procurado manter os atos e interesses da Universidade da Bahia, que recebeu um telegrama agradecendo o apoio dado no Congresso de Língua Nacional do Teatro.
Foi recebido outro ofício do Secretário da Presidência do Senado comunicando que o Senado aprovou o projeto que cria novos cargos nas Faculdades de Odontologia e Farmácia dessa Universidade, avisou que agora o projeto voltaria para a câmara para ser votado.
Recebido um telegrama do Dr.Romulo Almeida informando que a dotação para Serviços e Encargos foi mantida igual ao orçamento vigente e que para obras foram consignados cinqüenta milhões de cruzeiros.
Disse ainda o Sr. Reitor que conversou co, p Diretor da Divisão de Orçamento do Ministério da Educação que lhe informou ter o Sr. Presidente da República determinado grande corte nas verbas para a Universidade da Bahia.
O Sr. Reitor comunicou à casa sobre a 12º Conferência da Associação Brasileira de Educação, a realizar-se em junho na Universidade da Bahia. Apresentou também o programa elaborado e informou a constituição da comissão organizadora e da executiva.
Em vista da dificuldade para obtenção de divisas para a Universidade o Sr. Reitor autorizou aos Diretores a abrirem concorrências e adquirirem o material na praça.
Comunicado ao Conselho a situação de dois professores, um assistente e o outro catedrático, são eles, respectivamente: professor José Pedreira de Freitas e Eloyvaldo Chagas de Oliveira.