Ata da sessão do Conselho Universitário da Bahia, realizada no dia 20 de Outubro de 1954.
1- Passando-se á ´´Ordem do Dia``
- Deliberar sobre o convênio entre a Universidade da Bahia e a Escola de Biblioteconomia da Bahia - antes de conceder a palavra ao relator da Comissão de Ensino, Cons.Carlos Simas, o Magnifico Reitor teceu considerações sobre as vantagens do aprovamento dos serviços e da atividade da Escola de Biblioteconomia com certas atividades da Reitoria da Universidade e mesmo com os auxilios que a Universidade possa oferecer para o desenvolvemento dos estudos da especialidade.
2- Disse S. Magnificiência que o assunto já foi objeto de estudo numa reunião conjunta das Comissões de Orçamento e Ensino. Após proceder a leitura do texto do ´´Convênio`` S.Magnificiência concedeu a palavra ao Cons. Carlos Simas, relator da Comissão de Ensino , que, após ressaltar as vantagens decorrentes desse ´´Convênio`` que concluiu a Comissão de Ensino é de parecer que seja estabelecida a ligação entre a Universidade e a Escola de Biblioteconomia através de um ´´Convênio`´, por que as vantagens serão grandes não só para a Universidade que contará com pessoal habilitado, como também pra o Estado da Bahia que com isso, influência decisiva.
3- Com a palavra o Cons. Caldas Coni, relator da Comissão de Orçamento, disse que a despeza com o ´´Convênio`` entre a Universidade e a Escola de Biblioteconomia será pequena e considerando o alto interesse didático, propriamente cultural desse curso, a Comissão de Orçamento opinava favoravelmente a esse acordo.
4- O Magnifico Reitor prestou, a seguir, outros esclarecimentos, sobretudo no que diz respeito ás despesas com esse ´´Convênio``. A convite do Magnifico Reitor compareceu a sessão o chefe do Serviço de Informação Bibliográfica, respondendo, a seguir, a várias perguntas dos senhores Conselheiros. Em seguida foi encerrada a discussão do assunto e colocado em votação o texto do ´´Convênio``, que foi aprovado com exclusão do voto do Cons. Alceu Hiltner que se absteve de votação.
5- Franqueada a palavra fez uso da mesma o Cons. Antonio Oliveira Dias que pediu ao Magnifico Reitor que dissesse algo sobre o ´´Convênio`` a ser estabelecido entre a Universidade e a Escola Tecnica de Comércio da Faculdade de Ciências Econômicas. Com a palavra o Magnifico reitor disse das dificuldades encontradas pela Universidade para solução do assunto. Acrescentou que na sua próxima viagem ao Rio terá oportunidade de conversar com o Diretor do Ensino Comercial e com S.Excia. o SR. Ministro da Educação a respeito dessa questão.
6- Pediu a palavra o Cons. Caldas Coni que disse o Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas e, também. Diretor da Escola Técnica do Comércio e para que não pareça que esteja alheiado desses problemas que acabavam de ser ventilados, devia informar ao Conselho que o Diretor da Escola Técnica sempre esteve em contacto quer com a Escola Tecnica e seu docente quer com a Reitoria da Universidade, tratando desse assunto.
7- Franqueada a palavra fez uso da mesma o Cons. Antonio Oliveira Dias que indagou, no caso de eleção ou reeleição, se é o ``quorúm`` estabelecendo quanto ao número de cadeiras ou dos cargos ou se o ´´quorúm`` real dos professores em exercício, isto é, catedráticos efetivos, se esse é o ´´quorúm`` ou se é aquele que a Lei estabelece, mesmo que não haja professores para todas as cadeiras.
8- Travou-se sobre o assunto, como consta das notas taquigráficas anexas, grande discussão em que tomaram parte, além do Magnifico Reitor, os Cons. Alceu Hiltner, Carlos Simas, Alberico Fraga, João Mendonça e Lafayete Pondé. Propôs o Magnifico Reitor fosse o assunto encanhimado á Comissão de Legislação e Recursos que trará, oportunamente, o seu Parecer. Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão, o que ocorreu ás 11 horas e 55 minutos.
E,eu, Alberico Fraga Filho, Secretário da Reitoria, lavrei a presente ata, que depois de lida, vai devidamente assinada com a menção de sua aprovação.
Não houve o que ocorrer.
1- Havendo número legal o Magnifico reitor declarou aberta a sessão, justificando a falta da Ata da sessão anterior e a ausência dos Cons. Orlando Gomes e Torres Homem.
2- O Cons. Theonilo Amorim justificou a falta do Cons. Elsior Coutinho que renunciou ao cargo de representante da Congregação da Faculdade decidido sobre o assunto.
3- O Cons. Magalhães Neto propôs constasse da Ata da sessão um voto de pesar pelo falecimento do Cientista Roquete Pinto, o que foi aprovado.