Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Ata da sessão do Conselho Universitário da Bahia, realizada no dia 04 de Março de 1958.

Pauta: 

Não houve a  Ordem do Dia.

Local: 
Universidade Federal da Bahia
Data: 
ter, 04/03/1958 - 09:00
O que ocorrer: 

Não houve o que ocorrer.

Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
Mendonça Filho
Alberico Fraga
Teonilo Amorim
Antonino Dias
Nilza Garcia
Tobias Neto
Magalhães Neto
José Lima
Oscar Caetano
Augusto Machado
Rodrigo Argolo
Alceu Hiltner
Carlos Simas
Torres Homem
Adriano Pondé
e o Prof. Edgar Rêgo Santos.
Expediente: 

1-  Havendo número legal o Magnífico Reitor declarou aberta a sessão, convidando o secretário a proceder a leitura da ata da sessão realizada em 28 de janeiro, a qual, depois de lida e posta em discussão, foi unanimemente aprovada. Foi, também, lida  e posta em discussão e aprovada por unanimidade a ata da sessão realizada em 4 de fevereiro. A seguir o Magnífico Reitor leu um ofício do Professor Adriano Ponde comunicando o resultado do Concurso Vestibular para a Escola de Nutricionistas e um do Professor Orlando Gomes, Diretor da Faculdade de Direito, comunicando que a Congregação negou provimento ao recurso do livre-docente José M. Catarino sobre o provimento da Cátedra de Direito do Trabalho.
2-  Informou, também, S. Magnificência que recebeu comunicado do Exmº Sr. dr. Juiz de direito da vara dos feitos da fazenda Nacional de que foi indeferido o mandado de segurança impetrado pelo dr. José M. Catarino. O conselheiro Mendonça Filho comunicou ao Conselho que dos 52 inscritos no Vestibular de Arquitetura passaram 22 e dos 27 de Belas Artes passaram 21. O conselheiro Orlando Gomes usando da palavra disse que desejava conhecer o pensamento do Conselho a respeito da possibilidade de se fazer segunda chamada dos alunos que não tenham comparecido a prova oral do concurso Vestibular, esclarecendo que a Portaria que regula, atualmente, o concurso vestibular é omissa.
3-  Sobre o assunto falaram os conselheiros Torres Homem, Magalhães Neto, Rodrigo Argolo e Carlos Simas, tendo o Conselho decidido que é possível se fazer a segunda. O acadêmico Paulo Brandão informou a casa que o Magnífico Reitor lhe aplicou uma “pena disciplinar” e tratou da escolha do estudante para falar na sessão comemorativa do sesquicentenário da Faculdade de Medicina. O conselheiro Rodrigo Argolo prestou esclarecimentos ao conselho e informou  que foi ele, como diretor da Faculdade de Medicina, quem escolheu o presidente do Diretório Acadêmico de Medicina para falar na Solenidade.
4-  Também sobre o assunto falou o conselheiro Magalhães Neto mostrando que este ano o Regimento, em relação a abertura dos cursos, é excepcional por força de deliberação do Conselho Universitário, que resolveu homenagear a Faculdade de Medicina pela passagem do sesquicentenário de fundação. O magnífico Reitor apelou para que nessa hora sejam desprezados os objetivos pessoais, não encontrando, assim, os ilustres visitantes nessas demonstrações de regozijo pelo sesquicentenário da Faculdade de Medicina um laivo siquer das nossas deficiências  que, em verdade, ainda existem e nem poderiam deixar de existir.
5-  A seguir S. Magnificência passou a tratar do programa para a visita do excm° senhor ministro da educação. Disse que S. Excia. deverá vir acompanhado de alguns diretores de serviços do ministério, devendo a comitiva desembarcar de bordo de um avião da Varig, no dia 6, às 9,30. Que, também deverá vir o Professor Ernesto Souza Campos, ministro que referendou o ato de criação da Universidade da Bahia.
6-  Informou ainda S. Magnificência que várias outras personalidades foram convidadas, como sejam Ministro Gustavo Capanema, Ministro Clemente Mariani, Ministro Ary Franco, do Supremo Tribunal, Reitores das Universidades, Diretores das Faculdades de Medicina, os três senadores baianos, o líder do PSD no Senado, Senador Vivaldo Lima, Deputado Rui Santos, Rafael Cincorá, Vieira de Melo, Oliveira Brito, Hermógenes Príncipe, Carlos Albuquerque e Manoel Novaes e várias autoridades militares. Ainda com a palavra o Magnífico Reitor disse que ficou organizado o seguinte programa – dia 6, às 9 horas Te Deum, na catedral Basílica. Às 9 e 45 hrs – Chegada do Dr. Clovis Salgado, Ministro da Educação e Comitiva, no Aeroporto do Ipitanga. Ás 11 horas – Visita ao Hospital Militar. – Ás 12 ½ hrs – Almoço oferecido ao Exmo Sr. Ministro da Educação e autoridades convidadas pelo conselho de Curadores, Conselho Universitário e conselhos.
7-  Departamentais, no Hotel da Bahia. – Ás 14 horas – Visitas as obras de construção de construção da Universidade e do Governo do Estado da Bahia. As 16 horas – Solenidade, no terreiro de Jesus, de entrega das condecorações da Ordem do Mérito Militar, a faculdade de Medicina da Universidade da Bahia e do Hospital Geral do Salvador. – Ás 17 horas – Recepção no salão nobre da Reitoria, oferecida ao exmo. senhor Ministro da educação e autoridades convidadas.
8-  Ás 21 horas – Sessão Magna da Assembléia Universitária no salão da Faculdade de Medicina. Dia 7 – Às 9 horas – Pedra fundamental do Colégio Militar, na Pituba. Por sugestão da Conselheira Nilza Garcia, o conselho resolveu considerar feriado Universitário o dia 6 de Março. Ainda o Magnífico Reitor comunicou que o plano de aplicação do Orçamento foi aprovado. Já foi expedido a ordem a ordem a delegacia e o delegado autorizou o recolhimento ao Banco do Brasil da importância de $ 18.000.000,00 (dezoito milhões de cruzeiros) para pessoal ficaram na delegacia fiscal para pagamento, ficando autorizada a entrega, em Março, de $ 150.000.000,00 (cento e cincoenta milhões de cruzeiros) e em abril do restante.
9-  Comunicou, ainda que com o auxílio do Sr. David Banhard, Adido cultural do consulado americano, organizou um plano de intercambio com a América do Norte, compreendendo também auxílios não só a bolsistas, mas de equipamentos de algumas instituições. Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão. E, eu, Albérico Fraga Filho, secretário da Universidade da Bahia, lavrei a presente ata, a qual, depois de lida e posta em discussão, vai devidamente assinada com a menção de sua aprovação.