Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

ATA DA SESSÃO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA BAHIA REALIZADA EM 29 DE MAIO DE 1947.

Pauta: 

1ª parte da ordem do dia:  O Sr. Presidente convidou o professor Hélio Simões de acordo com a ordem do dia, a ler o parecer sobre o requerimento de Menandro Augusto Leão de Freire, médico diplomado em dezembro de 1946 pela Faculdade de Medicina da Bahia, solicitando que fosse concedido ao peticionário defender tese de doutoramento, agora, dispensado o interstício de três anos estabelecido no Estatuto da Universidade Bahia.
 
Lido o parecer, que fica anexo à presente ata, o qual conclui, firmado no art. 70 do referido Estatuto, só ser permitido defender Tese de doutorado " aquele que tenha terminado o Curso de Pós-Graduação ou que conte três anos de Graduação, no Mínimo”, Submeteu-o Sr. Presidente à discussão. Não havendo quem usasse da palavra, foi posto à votos e unanimemente aprovado. Os Profs. Orlando Gomes e Magalhães Netto, julgaram-se impedidos de se manifestar, pelas razões expostas nas reuniões anterior. Falou o prof. Magalhaes Netto. Disse que figurando no convite para a sessão de hoje que se reuniriam, após os trabalhos, as Comissões Permanentes do Conselho Universitário, declarava persistir a renúncia que apresentara de membro da Comissão de Legislação e Recurso, ensejando, assim, oportunidade para ser eleito, em seu lugar, o representante da Faculdade de Medicina, atendidas as considerações que formulará quando justificou a sua renúncia. O professor Estácio de Lima expressou o seu reconhecimento ao gesto cativante e nobre de seu colega, e apelou, firmemente, para que SS. desistisse daquele propósito, no que foi atendido. 
 
2ª Parte da ordem do Dia: Discursão do Regimento da Assembleia Universitária.
 
O Sr. Presidente sugeriu que a apreciação fosse feita por capítulos. Desse modo, receberam emendas o artigo 1º, do Capitulo I, e os artigos 5º e 7º do Capítulo II, as quais obtiveram aprovação. O Sr. Presidente, declarou, depois disso, aprovado o aludido Regimento, e disse que o faria publicar, para os devidos efeitos, no Diário Oficial do Estado. O prof. Orlando Gomes lembrou a conveniência dos Diretores das Faculdades e Escolas providenciarem para a escolha dos componentes da Assembleia Universitária, tal como estabelece o art. 26 do Estatuto. O Prof. Leopoldo Amaral referiu-se à Escola de Belas Artes, e pediu, em face das credenciais que SS. e o Prof. Hélio Simões receberam da Congregação da mesma junto ao Sr. Reitor e ao Conselho Universitário, fosse considerada a posição atual da Escola e apreciada a sua incorporação definitiva na Universidade. O Sr. Presidente disse ter recebido Ofício do Diretor da referida Escola de Belas Artes comunicando estarem os professores Leopoldo Amaral e Hélio Simões credenciados para representarem-na junto à Reitoria e ao Conselho. A solução do assunto, porém, está dependendo de providências do Estado, aliás já prometidas pelo atual Governador, no sentido dessa Escola adquirir o patrimônio suficiente que a habilite à incorporação. Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão.
 
Ata aprovada por unanimidade em 30 de junho de 1947.

Local: 
UFBA
Data: 
qui, 29/05/1947 (All day)
O que ocorrer: 

Não houve o que ocorrer.

Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
Presidente Edgar Rego Santos
José Olímpio da Silva
Estácio Luiz Valente de Lima
Demetrio Ciriaco FerreiraTourinho
Orlando Gomes
Leopoldo Amaral
Elysio de Carvalho Lisbôa
Helio Simões
Francisco Peixoto de Magalhães Netto
Paulo Pedreira de Cerqueira
José Carlos Ferreira Gomes
Augusto Lopes Pontes.
Expediente: 

Aberta a sessão, verificando-se número legal, explicou o Sr. Presidente o motivo de não ser lida a ata das reuniões anteriores, em que se discutiu o projeto de Regimento Interno. Não havendo expediente