Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 01 de abril de 1960
Franqueada a palavra fez uso da mesma o Acadêmico Augusto Silvany que pediu fosse feita uma verificação no livro do Protocolo a respeito do convite da reunião de 3 de março que não lhe foi enviado e, por isso, não compareceu. O Magnífico Reitor, de acordo com a informação que lhe foi prestada pelo secretário, explicou que o Acadêmico Silvany havia comunicado a Casa que estaria ausente entre 21 e 25 de fevereiro e isto determinou o preparo do convite para o Vice-Presidente do D.C.E. Depois, porém, com a notícia de que o Presidente havia regressado foi feito um convite para o mesmo, o qual, lamentavelmente, não lhe foi entregue.
A seguir o acadêmico Augusto Silvany leu, para que fosse transcrito na Ata da sessão, o artigo do Conselheiro Orlando Gomes.
Franqueada a palavra fez uso da mesma o Conselheiro Albérico Fraga que transmitida por telegrama ao Senhor Presidente da República e por ofício ao Senhor Governador Do Estado a solidariedade do Conselho em face da calamidade das enchentes.
O Magnífico Reitor informou a Casa que a Faculdade De Medicina e a Escola de Enfermagem prestaram serviços ao Estado e que, em visita ao Senhor Governador, colocou ao seu dispor o que dependesse da Universidade da Bahia.
Após comunicar a presença do Conselheiro Heitor Marback, na qualidade de substituto da Faculdade de Medicina, proposto um voto de agradecimento ao prof. Rodrigo Argolo. Proposta unanimemente aprovada.
O Cons. Mendonça Filho propôs que fosse inserido em ata um voto de pesar pelo falecimento do Professor Gregório Maragons.
O Cons. Magalhães Neto sugeriu que o Conselho também se dirigisse ao ICHUB e ao Consulado da Espanha manifestando o seu pesar pelo desaparecimento do grande nome internacional.
A proposta do Conselheiro Mendonça Filho, com o acréscimo feito pelo Conselheiro Magalhães Neto, foi unanimemente aprovada.
O Cons. Albérico Fraga registrou o bom trabalho do Cons. Leopoldo Amaral para com A Faculdade de Arquitetura.
Proposto o envio de um ofício ao prof. Eduardo Araújo no qual se realçasse a atuação que teve, junto aos trabalhos deste Conselho e manifestassem os sentimentos pelo seu afastamento. Posta em votação, proposta unanimemente aprovada.
Aprovado pelo Conselho de Curadores o plano de aplicação apresentado pela Diretoria da Escola de Enfermagem referente ao auxilio fornecido pela Rockfeller Fundation para o desenvolvimento da enfermagem no campo da Saúde Pública.
Parecer sobre a consulta feita pelo professor Eduardo Araújo referente à sua aposentadoria, para o qual pedia urgência ao Conselho. Parecer unanimemente aprovado.
Não houve o que ocorrer.
Havendo número legal o Magnífico Reitor declarou aberta a sessão, convidando o Secretário a proceder a leitura da ata da sessão realizada no dia 3 de março, a qual, depois de lida e posta em discussão, foi unanimemente aprovada.
Lidos ofícios:
Do Diretor da Faculdade De Ciências Econômicas comunicando que os trabalhos de concurso de Docente Livre da cadeira 'de "Repartição da Renda Social" foram concluídos no dia 12 do corrente quando a Congregação aprovou o Parecer da Comissão Julgadora, que concluiu pela aprovação do único candidato inscrito, economista Fernando Cardoso Pedrão.
Do Diretor da Escola de Belas Artes comunicando que a Congregação concedeu ao pintor Juarez Marialva Tito Martins Paraíso inscrição em concurso para Docente Livre da cadeira de Desenho de Modelo Vivo;
Do Professor Rodrigo Argolo comunicando que em sessão de Congregação realizada a 23 de março, renunciou em caráter irrevogável, a Direção da Faculdade De Medicina e se despedindo dos seus companheiros do Conselho Universitário.