Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Ata da Sessão do Conselho Universitário Realizada em 03 de março de 1960

Pauta: 

ORDEM DO DIA:
O Conselheiro Albérico Fraga apresentou Parecer da Comissão de Ensino referente à proposta da Congregação da Faculdade de Odontologia para completar seu “Quórum” para realização de Concursos. Para o concurso de Anatomia foram escolhidos os Catedráticos Rodrigo Argolo, João José Seabra, Carlos de Moraes e Benjamin Salles e para o concurso para a Cátedra de Microbiologia os Catedráticos Carlos Geraldo de Oliveira, Alexandre Leal Costa, Edgard Pires da Veiga, Elsior Coutinho. O Parecer da Comissão  de Ensino, favorável à aprovação da indicação da Congregação da Faculdade de Odontologia, foi unanimemente aprovado.
Concedida a palavra ao professor Carlos Simas para apresentar o Parecer da Comissão de Ensino sobre a proposta da Congregação da Faculdade de Medicina para se conceder o título de professor honorário a Harry  M. Miller Jr. O Parecer da Comissão de Ensino, favorável à proposta da Congregação da Faculdade de Medicina, foi unanimemente aprovado pelo Conselho.
Ainda com a palavra o professor Carlos Simas apresentou o Parecer da Comissão de Ensino referente à proposta da Congregação da Faculdade de Ciências Econômicas para completar seu “quórum” para a realização dos Concursos de Docente Livre das cadeiras de “Repartição da Renda Social” e “ Estatística Metodológica”. Os professores eleitos foram Aliomar Baleeiro, Albérico Fraga, Américo Simas, Carlos Simas, Jayme Gama e Abreu, Josaphat Marinho, Lafayete Pondé e Oscar Caetano. Para suplentes foram eleitos os professores Guilherme Avila e Auto José de Castro
Foi dito que o Parecer, em face do esclarecimento prestado pelo Sr. Presidente informado que os professores escolhidos para suplentes ainda não foram nomeados Catedráticos, era no sentido de que os interinos não podiam funcionar, sendo favorável aos demais. O Parecer foi unanimemente aprovado.
Prosseguiu-se a discussão do Parecer da Comissão de Legislação e Recursos sobre o Regimento da Faculdade de Odontologia. De acordo com o deliberado pelo Conselho este assunto constará da ata referente exclusivamente do mencionado Regimento.
 
 
 
 

Local: 
Não consta.
Data: 
qui, 03/03/1960 - 09:00
O que ocorrer: 

Não houve o que ocorrer.

Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
Vice Reitor Orlando Gomes
Conselheiro Carlos Simas
Conselheiro Leopoldo Amaral
Conselheiro Elsior Coutinho
Conselheiro Piton Pinto
Conselheiro Albérico Fraga
Conselheira Nilza Garcia
Conselheiro Carlos Sepúlveda
Conselheiro José Lima
Conselheiro Eduardo Araujo
Conselheiro Rodrigo Argolo
Conselheiro Magalhães Neto
Conselheiro Torres Homem
Conselheiro João Alves
Conselheiro Mendonça Filho
Conselheiro Adriano Pondé
Conselheiro Teonildo Amorim.
Expediente: 

Havendo número legal foi declarada aberta a sessão e o secretário foi convidado a fazer a leitura da ata da sessão realizada em 11 de janeiro de 1960, a qual, depois de lida e posta em discussão foi unanimemente aprovada.
Comunicado ao Conselho que era pensamento da Reitoria fixar o dia 07 de março para abertura dos cursos nas diversas unidades universitárias e que de acordo com a praxe estabelecida, a aula inaugural deverá ser proferida pelo representante do rodízio. Que restavam as Faculdades de Odontologia, Farmácia e Arquitetura, cabendo, no seu modo de ver, à Faculdade de Farmácia a honra de representar a Universidade na abertura dos cursos, desejando, todavia, ouvir o Conselho a respeito do assunto.
 
O Conselheiro Eduardo Araújo usou da palavra para comunicar ao Conselho que completou a idade limite. Que o Estatuto dos Funcionários Públicos tem um parágrafo que regula a situação daqueles que atingem a chamada compulsória. Pediu que o Conselho pronunciasse a respeito. Após discussão, o Conselho, aprovando por unanimidade a proposta do Conselheiro Magalhães Neto, adiou a solução da consulta do Conselheiro Eduardo Araújo, sendo designado relator da matéria o Conselheiro Magalhães Neto, membro da Comissão de Legislação e Recursos.