Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 12 de maio de 1960.
Ordem do dia
Apresentado o Parecer da Comissão de Ensino referente à proposta da Congregação da Faculdade de Direito para se conceder o título de Professor Honorário ao Dr. João Mangabeira. O Conselheiro Carlos Simas declarou que o Parecer da Comissão de Ensino era favorável á proposta, sendo o mesmo unanimemente aprovado pelo Conselho. Por sugestão do Conselheiro Orlando Gomes o Conselho marcou o dia 22 de junho para entrega do diploma.
Ainda com a palavra o Conselheiro Carlos Simas disse que tinha a apresentar outro Parecer da Comissão de Ensino, o qual se referia indicação da Congregação da Faculdade de Farmácia para completar o seu “quórum" para a realização dos concursos. Disse que foram votados os Professores Orlando Gomes, Rodrigo Argolo, Elias Passo, Alicio Queiroz e Torres Homem para comporem o referido "quórum".
Apos Conselheiro Elsior Coutinho informar que as cadeiras em concurso de Química Orgânica, Química Biológica e Parasitologia, o Conselheiro Carlos SIMAS declarou que o "quórum" deve ser formado por, especialistas, por pessoas de notável saber, que tenham obras publicadas a respeito ou que lecionem cadeiras que tenham relação com as do concurso. Após discussão, o Conselheiro Carlos Simas pediu o Parecer da Comissão de Legislação e Recursos para que fosse apreciada a composição da Congregação - quanto da escolha dos Professores já mencionados.
Com a palavra o Conselheiro Alceu Hiltner, membro da Comissão De Ensino, disse que tinha para relatar o processo referente a indicação da Congregação Da Faculdade De Ciências Econômicas para completar o seu "quórum" para apreciar a transferência do Professor Manoel Pinto de. Aguiar da cadeira Moeda e Crédito para História Das Doutrinas Econômicas. Que o Parecer era favorável a que o Conselho aceitasse a indicação dos nomes dos Professores Américo Simas Filho, Carlos Simas, Lafayete Pondé, Josaphat Marinho, Aloísio de Carvalho Filho, Magalhães Neto, Alberico Fraga, Oscar Caetano, sendo suplentes os Professores Renato Mesquita e Mario Barros, embora reconheça que dentre esses nomes alguns não tem ligação com as cadeiras de Moeda e Crédito para História Das Doutrinas Econômicas.
Em discussão o parecer usaram da palavra os Conselheiros Magalhães Neto, que renunciou a escolha do seu nome para completar o "quórum'', João Alves e Orlando Gomes. Encerrada a discussão e procedida a votação o voto foi rejeitado o Parecer da Comissão de Ensino pelo voto de desempate do Magnífico Reitor.
Não houve o que ocorrer.
Procedida a leitura da Ata da sessão anterior, a qual, depois de lida, foi posta em discussão. O Conselheiro Elsior Coutinho que pediu fosse retificada a parte referente a treze cadeiras na Faculdade De Farmácia, vez que são onze. O Acadêmico Silvany disse que seu voto foi pelo Parecer, com a segunda alternativa. O Conselheiro Torres Homem declarou que votara no sentido de não se dar direito ao contratado de tomar parte na Congregação. A seguir a Ata foi unanimemente aprovada.
Foi, também, lida, posta em discussão e unanimemente aprovada a Ata da sessão realizada em 3 de maio.
No expediente o Magnífico Reitor leu um oficio do Diretório Acadêmico da Escola de Administração sobre a eleição dos seus componentes.
Usando da palavra o Acadêmico Silvany informou a Casa os resultados do Primeiro Seminário do Nordeste, o qual preencheu amplamente os fins para que fosse realizado. Indagou, a seguir, sobre a maneira como se esta organizando o Instituto de Química, solicitando do Magnífico Reitor que fossem ouvidos os Arquitetos baianos.
S. Magnificência após tecer várias considerações sobre a organização do Instituto De Química da Universidade da Bahia leu, para conhecimento dos Senhores Conselheiros o ofício que enviou sobre o assunto COSUP. Durante a sua exposição Magnífico Reitor foi aparteado pelos Conselheiros Alceu Hiltner, Carlos Simas, Magalhães Neto e Walter Gordilho.