Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 1º de março de 1966.
“ORDEM DO DIA”
O Conselheiro Jorge Novis para apresentar o Parecer da Comissão de Ensino sobre o processo referente ao Convênio a ser firmado entre a Faculdade de Odontologia e o Instituto de Química visando o ensino da cadeira de Bioquímica. O Parecer da Comissão era favorável ao proposto.
O Conselheiro Magalhães Neto informou que como membro da Comissão de Legislação e Recursos tinha um processo para relatar relativo à modificação do currículo da Faculdade de Odontologia. Que o aludido processo deveria ser apreciado antes do relatado pelo Conselheiro Jorge Novis. O Parecer da Comissão de Legislação e Recursos era favorável ao proposto pela Congregação da Faculdade de Odontologia. O Parecer foi unanimemente aprovado.
A seguir foi unanimemente aprovado o Parecer da Comissão de Ensino sobre o convênio já mencionado.
O Conselheiro Jorge Novis relatou o processo referente à Proposta de Convênio a ser firmado entre a Faculdade de Farmácia e o Instituto de Economia e Finanças da Bahia. O Parecer favorável ao proposto foi unanimemente aprovado pelo Conselho.
O Conselheiro Alceu Hiltner apresentou o parecer da Comissão de Ensino sobre a proposta formulada pela Congregação da Faculdade de Filosofia para a concessão do título de professor emérito aos professores catedráticos aposentados Antonio de Oliveira Dias e Frederico Grandchamp Edelweiss. O Parecer da Comissão era favorável á proposta, foi unanimente aprovado.
Ainda o Conselheiro Alceu Hiltner relatou o processo proveniente da Faculdade de Odontologia e relativo à concessão do título de professor emérito ao professor Catedrático aposentado Augusto Lopes Pontes. O parecer favorável à proposta foi unanimemente aprovado.
O Conselheiro Magalhães Neto relatou o recurso interposto pelo Acadêmico João Leão Bandeira da decisão da Congregação da Faculdade de Odontologia que lhe recusou inscrição em segunda época. Após discussão, o Conselho contra os votos dos Conselheiros Arnaldo Silveira, Sylvio Faria, Lafayete Pondé, Alceu Hiltner e Nilmar Rocha, aprovou o Parecer do Conselheiro Relator favorável a que o recorrente fosse submetido ao exame de 2ªépoca na cadeira dependente. E contra os votos dos Conselheiros Alceu Hiltner, Lafayete Pondé, Arnaldo Silveira, Ivete Oliveira, Nilmar Rocha e Sylvio Faria, o Conselho aprovou o PARECER DO Conselheiro Relator no sentido de que, se o recorrente for reprovado na dependência, possa realizar os exames das duas outras cadeiras da série em que está condicionalmente matriculado.
Por proposta da Conselheira Dirce Araújo, o Conselho aprovou, por unanimidade, voto de reconhecimento ao professor Raymundo Moniz de Aragão, diretor da Divisão de Ensino Superior do Ministério da Educação e Cultura, em razão de S. Excia. ter se mostrado sensível ao atendimento dos problemas universitários.
O Conselheiro Thales Azevedo prestou ao Conselho informações sobre a realização, por parte da Faculdade de Filosofia, de um exame de suficiência para possibilitar o ensino no interior.
O Conselheiro Paulo Brandão solicitou ao Conselho permissão para a realização do exame de recuperação do vestibular na Escola de Geologia. Por sugestão do Conselheiro Carlos Simas o Conselho decidiu que o assunto deverá ser examinado pelo Conselho Deliberativo da mencionada Escola.
Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão.
Não houve.
Declarada aberta a sessão, procedida a leitura da Ata da sessão passada, posta em discussão foi unanimemente aprovada.
Registrada a presença dos Conselheiros Dantas Pina e Juarez Paraiso, os quais substituíam os respectivos titulares que estavam impedidos.
Lido ofício enviado à Casa pelo professor Ismael de Barros. Após a leitura do eludido documento Sua Magnificência fez referência a atuação do Conselheiro.
Lido ofício do Diretor do Ensino Superior a respeito dos editais dos concursos vestibular.
Ainda com a palavra o Magnífico Reitor fez referência ao 20º aniversário da Universidade e às comemorações que serão celebradas. Informou também que a aula inaugural será proferida pelo Presidente do Conselho Nacional de Pesquisas, Dr. Antonio Couceiro.
Após discussão o Conselho resolveu recomendar o uso de beca para a solenidade da abertura das aulas.
Informado que o quadro único de pessoal ainda não foi ultimado em razão de algumas deficiências de informações de algumas Escolas e, também, porque não chegaram as instruções do Ministério da Educação. Continuando a prestar informações aos Conselhos S. Magnificência disse que já foi assinado o contrato para a realização de um projeto para a Universidade, destinando-a, eventualmente, obter recursos financeiros de fora, notadamente do BID, ou direta ou indiretamente, através da CAPES.
Prestados esclarecimentos sobre as Reformas do Estatuto da Universidade, do Regimento da Reitoria e dos Regimentos das Unidades.
Pedida a inclusão na “Ordem do Dia” da próxima sessão, do processo referente à eleição para o Diretório Acadêmico da Escola Politécnica.
Por proposta do Conselheiro Thales de Azevedo, foi unanimemente aprovado um voto de Congratulações com o Magnífico Reitor pelo início dos trabalhos acadêmicos neste ano, particularmente quando se comemora um efeméride tão significativo.
Ainda com a palavra o Conselheiro ressaltou a importância do Sr. Reitor para a Faculdade de Filosofia.
Usando da palavra o Conselheiro Saul Quadros, Presidente do Diretório Central dos Estudantes, fez referência a uma reunião realizada entre a Diretoria da Escola Politécnica e os alunos aprovados no exame vestibular.
Com a palavra o Sr. Reitor disse que tinha dois assuntos importantes para tratar com o Conselho: Um processo relativo a um professor da Escola de Geologia que recorrei da decisão do Conselho da Escola não concordando com a renovação do seu contrato e o outro referente ao recurso da aluna da Faculdade de Filosofia Aidil Lustosa. O Conselho aprovou proposta do Sr. Reitor para que os processos fossem relatados pelos Conselheiros Lafayete Pondé e Alceu Hiltner.