Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada no dia 26 de agosto de 1966.
"ORDEM DO DIA"
O Magnífico Reitor concedeu apalavra ao Conselheiro Lafayete Pondé para apresentar o Parecer da Comissão de Legislação e Recursos no recurso impetrado pelo Acadêmico José Leão Bandeira. Disse o Conselheiro Relator a rigor, não se tratava nem de recurso nem de representação que o mesmo sobre uma nota que lhe foi atribuiria em exame. Que, em reclamação motivos já expostos, a Comissão opinava pelo arquivamento do processo. Após discussão, o PARECER foi unanimemente aprovado.
Dando prosseguimento à "Ordem do Dia" S. Magnificência concedeu a palavra ao Conselheiro Alceu Hiltner para apresentar o Parecer Da Comissão De Ensino sobre a proposta de concessão do título de Doutor Honoris Causa ao historiador inglês Arnold Toynbee, formulada pelo Conselheiro Thales De Azevedo. Após tecer considerações sobre a personalidade do homenageado; o Conselheiro Alceu Hiltner disse que o Parecer da Comissão de Ensino era favorável à mencionada proposta. O Parecer foi unanimemente aprovado.
Continuando com a palavra o Conselheiro Alceu Hiltner apresentou o Parecer da Comissão de Ensino sobre a proposta de modificação das normas do exame vestibular da Faculdade de Ciências Econômicas. Disse o Conselheiro Relator que o Parecer pela Comissão era favorável ao proposto pela Congregação da Faculdade de Ciências Econômicas. Após discussão, o Parecer foi unanimemente aprovado.
A seguir o Magnífico Reitor concedeu a palavra ao Conselheiro Magalhães Neto para apresentar o Parecer da Comissão de Legislação e Recursos sobre a proposta, aprovada Congregação da Escola Politécnica, pela alteração dos currículos dos diversos cursos daquela Escola. O Parecer foi favorável ao proposto e unanimemente aprovado pelo CONSELHO.
Em seguida foi lido o Parecer da Comissão De Legislação E Recursos, apresentado pelo Conselheiro Lafayete Pondé, sobre o recurso impetrado pelo Professor Carlos G. Da Silva Fera da decisão da Congregação da Faculdade de Odontologia que negou permissão para que o Professor Elias de Andrade Passo continuasse em atividade. O Parecer foi unanimemente aprovado pelo Conselho.
Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão.
Não houve.
Declarada aberta a sessão, o Secretario a procedeu a leitura da ata da sessão anterior, a qual, depois de lida e posta em discussão, foi unanimemente aprovada.
Registrado o retorno do Acadêmico João Quadros após viagem que realizou pela Europa, fazendo votos para que ele continuasse a colaborar no intercambio de idéias entre o Conselho e a classe estudantil.
No expediente foram lidos:
- Telegrama do Ministério Da Educação e Cultura;
- Do Presidente do Conselho Federal de Educação ao Prof. Miguel Calmon - Magnífico Reitor da Univ. Federal da Bahia;
- Do Presidente do Conselho Federal de Educação
- Parecer N9 368/66 - Câmara De Ensino Superior sobre o do Regimento do Seminário de Música.
De referência ao assunto tratado no oficio relativo ao do Regimento do Seminário de Música falaram o Magnífico Reitor e os Conselheiros Adriano Pondé, Lafayette Pondé, Luciano Aguiar, Magalhães Neto, Thales de Azevedo e João Mendonça.
A seguir o Magnífico Reitor fez uma exposição sobre a criação Do Conselho De Reitores das Universidades Brasileiras, lembrando os serviços que o mesmo poderá prestar as diversas Universidades.
Comunicou ainda, que remeterá a Comissão de Legislação e Recursos, para o processo do Conselho Federal de Educação do regimento do Seminário de Música.
Registrou a presença do Conselheiro Calmon dos Passos, Diretor Substituto da Faculdade De Direito e, a seguir, deu noticia da visita à Bahia da Comitiva da Fundação Gulbenkian.
Deu também S. Magnificência diversas informações sobre a Reforma Universitária, da UNESCO para discutir pro comunicando que domingo deverá chegar a Missão emblemas relativos à nossa Universidade. Por sugestão do Magnífico Reitor o Conselho decidiu constituir urna Comissão especial para se encarregar de preparar o relatório sobre a reforma Universitária.
A Comissão ficou composta dos integrantes das Comissões de Legislação e Recursos e de Ensino, dos Conselheiros Sylvio Faria e Saul Quadros e dos Professores Orlando Gomes e Hernani Sobral.
O Magnífico Reitor comunicou ao Conselho Universitário, que, em homenagem à passagem do 209º aniversário da fundação da Universidade Federal da Bahia, foi a mesma escolhida para paraninfar a turma que se forma este ano pela Escola de Geologia.
O Conselheiro Carlos Sã fez uma detalhada exposição sobre os reflexos do corte orçamentário nos trabalhos do Programa de Desenvolvimento Industrial. Sobre o mesmo assunto o Magnífico Reitor teceu considerações, explicando, inclusive, que o corte de 33% se verificou no Orçamento Global da Universidade, atingindo, portanto, todas as Unidades universitárias.
Usando da palavra o Conselheiro João Quadros disse da sua satisfação em retornar à Casa, consignando o apoio irrestrito e a boa vontade do Universitário baiano na discussão acerca da reforma Universitária.
O Conselheiro João Mendonça teceu considerações sobre o planejamento da viagem do Conselheiro João Quadros.