Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada no dia 26 de agosto de 1966.

Pauta: 

"ORDEM DO DIA"
O Magnífico Reitor concedeu apalavra ao Conselheiro Lafayete Pondé para apresentar o Parecer da Comissão de Legislação e Recursos no recurso impetrado pelo Acadêmico José Leão Bandeira. Disse o Conselheiro Relator a rigor, não se tratava nem de recurso nem de representação que o mesmo sobre uma nota que lhe foi atribuiria em exame. Que, em reclamação motivos já expostos, a Comissão opinava pelo arquivamento do processo. Após discussão, o PARECER foi unanimemente aprovado.
 Dando prosseguimento à "Ordem do Dia" S. Magnificência concedeu a palavra ao Conselheiro Alceu Hiltner para apresentar o Parecer Da Comissão De Ensino sobre a proposta de concessão do título de Doutor Honoris Causa ao historiador inglês Arnold Toynbee, formulada pelo Conselheiro Thales De Azevedo. Após tecer considerações sobre a personalidade do homenageado; o Conselheiro Alceu Hiltner disse que o Parecer da Comissão de Ensino era favorável à mencionada proposta. O Parecer foi unanimemente aprovado.
Continuando com a palavra o Conselheiro Alceu Hiltner apresentou o Parecer da Comissão de Ensino sobre a proposta de modificação das normas do exame vestibular da Faculdade de Ciências Econômicas. Disse o Conselheiro Relator que o Parecer pela Comissão era favorável ao proposto pela Congregação da Faculdade de Ciências Econômicas. Após discussão, o Parecer foi unanimemente aprovado.
A seguir o Magnífico Reitor concedeu a palavra ao Conselheiro Magalhães Neto para apresentar o Parecer da Comissão de Legislação e Recursos sobre a proposta, aprovada Congregação da Escola Politécnica, pela  alteração dos currículos dos diversos cursos daquela Escola. O Parecer foi favorável ao proposto e unanimemente aprovado pelo CONSELHO.
Em seguida foi lido o Parecer da Comissão De Legislação E Recursos, apresentado pelo Conselheiro Lafayete Pondé, sobre o recurso impetrado pelo Professor Carlos G. Da Silva Fera da decisão da Congregação da Faculdade de Odontologia que negou permissão para que o Professor Elias de Andrade Passo continuasse em atividade. O Parecer foi unanimemente aprovado pelo Conselho.
 
Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão.

Local: 
Não consta.
Data: 
sex, 26/08/1966 - 09:00
O que ocorrer: 

Não houve.

Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
Reitor Dr. Miguel Calmon
Conselheiro Carlos Simas
Conselheiro Juarez Paraiso
Conselheiro Guilherme Avila
Conselheiro João Rescala
Conselheiro Adalberto de Carvalho
Conselheiro Luciano Aguiar
Conselheiro João Mendonça
Conselheiro Nilmar Rocha
Conselheiro Queiroz Muniz
Conselheiro Magalhães Neto
Conselheiro Alceu Hiltner
Conselheiro Torres Homem
Conselheiro Thales de Azevedo
Conselheiro Jorge Novis
Conselheiro Carlos Geraldo
Conselheiro Adriano Pondé
Conselheiro Lafayete Pondé
Conselheiro Ivo Braga
Conselheiro Carlos Sá
Conselheiro Paulo Brandão
Conselheiro Calmon De Passos
Conselheiro Arnaldo Silveira
Acadêmico Quadros Neto.
Expediente: 

Declarada aberta a sessão, o Secretario a procedeu a leitura da ata da sessão anterior, a qual, depois de lida e posta em discussão, foi unanimemente aprovada.
Registrado o retorno do Acadêmico João Quadros após viagem que realizou pela Europa, fazendo votos para que ele continuasse a colaborar no intercambio de idéias entre o Conselho e a classe estudantil.
No expediente foram lidos:
-          Telegrama do Ministério Da Educação e Cultura;
-          Do Presidente do Conselho Federal de Educação ao Prof. Miguel Calmon - Magnífico Reitor da Univ. Federal da Bahia;
-          Do Presidente do Conselho Federal de Educação
-          Parecer N9 368/66 - Câmara De Ensino Superior sobre o do Regimento do Seminário de Música.
De referência ao assunto tratado no oficio relativo ao do Regimento do Seminário de Música falaram o Magnífico Reitor e os Conselheiros Adriano Pondé, Lafayette Pondé, Luciano Aguiar, Magalhães Neto, Thales de Azevedo e João Mendonça.
A seguir o Magnífico Reitor fez uma exposição sobre a criação Do Conselho De Reitores das Universidades Brasileiras, lembrando os serviços que o mesmo poderá prestar as diversas Universidades.
Comunicou ainda, que remeterá a Comissão de Legislação e Recursos, para o processo do Conselho Federal de Educação do regimento do Seminário de Música.
Registrou a presença do Conselheiro Calmon dos Passos, Diretor Substituto da Faculdade De Direito e, a seguir, deu noticia da visita à Bahia da Comitiva da Fundação Gulbenkian.
Deu também S. Magnificência diversas informações sobre a Reforma Universitária, da UNESCO para discutir pro comunicando que domingo deverá chegar a Missão emblemas relativos à nossa Universidade. Por sugestão do Magnífico Reitor o Conselho decidiu constituir urna Comissão especial para se encarregar de preparar o relatório sobre a reforma Universitária.
A Comissão ficou composta dos integrantes das Comissões de Legislação e Recursos e de Ensino, dos Conselheiros Sylvio Faria e Saul Quadros e dos Professores Orlando Gomes e Hernani Sobral.
O Magnífico Reitor comunicou ao Conselho Universitário, que, em homenagem à passagem do 209º aniversário da fundação da Universidade Federal da Bahia, foi a mesma escolhida para paraninfar a turma que se forma este ano pela Escola de Geologia.
 O Conselheiro Carlos Sã fez uma detalhada exposição sobre os reflexos do corte orçamentário nos trabalhos do Programa de Desenvolvimento Industrial. Sobre o mesmo assunto o Magnífico Reitor teceu considerações, explicando, inclusive, que o corte de 33% se verificou no Orçamento Global da Universidade, atingindo, portanto, todas as Unidades universitárias.
 Usando da palavra o Conselheiro João Quadros disse da sua satisfação em retornar à Casa, consignando o apoio irrestrito e a boa vontade do Universitário baiano na discussão acerca da reforma Universitária.
 
 O Conselheiro João Mendonça teceu considerações sobre o planejamento da viagem do Conselheiro João Quadros.