Ata da Sessão do Conselho Universitário realizada em 25 de agosto de 1983.
1- O Magnífico Reitor abriu os trabalhos, explicando que o motivo da convocação haviam sido os imprevistos e graves acontecimentos ocorridos pela manhã, no Campus da UFBA, onde se localizam a Reitoria e o Hospital Prof. Edgar Santos, configurando os fatos uma agressão a própria autonomia física e moral da Instituição. Disse S. Magnificência das providências já adotadas, em caráter pessoal, junto as autoridades, inclusive a senhora Ministra da Educação e Cultura e o Sr. Governo do Estado. Adiantou o Magnífico Reitor que, convocando o Conselho Universitário, em caráter de urgência, fizera-o para submeter a consideração deste egrégio Colegiado os referidos acontecimentos, já do conhecimento de todos, o que iria constituir assunto específico da sessão.
2- Franqueada a palavra, dela fez uso, inicialmente, o Representante Estudantil Carlos Eduardo Andrade, que narrou as ocorrências objeto da reunião, e referiu os seguintes pontos: a) é a sétima vez que, também, que se lhes manifesta repudio; b) o ato público dos estudantes, não ignorado pela Reitoria e utilizando espaço da UFBA, e com intenções pacíficas, pleiteava suplementação de verbas, fazia parte do Dia Nacional do Protesto promovido pela UNE, tinha feição bem caracterizada, inclusive também de natureza cultural; c) não se buscou conflito com a polícia, havendo mesmo contato prévio com o Sr. Secretário de Segurança que ficara ciente da manifestação e de suas respectivas finalidades. Conclamou o Conselho a pleitear fossem punidos os responsáveis.
3- Seguiu-se-lhe com a palavra o Representante Estudantil Alselmo Baleeiro que, aludindo, também, a freqüência com que vem ocorrendo acontecimentos como os de hoje, pediu pronunciamento do Conselho perante o fato, mencionou a violação do espaço universitário, sublinhou o caráter violento da ação policial, que chegou mesmo a lançar bombas lacrimogêneas dentro do Hospital Prof. Edgar santos, bombas cujas cápsulas exibia na ocasião. O Cons. Alselmo Baleeiro contestou a versão dada ao acontecimento por uma das emissoras locais de TV. Em continuação, usou a palavra o Representante Estudantil Sidônio Palmeira que, inicialmente, pôs em relevo o fato de o Conselho Universitário estar reunido para avaliar os acontecimentos verificados durante a manhã, e, depois, pediu também que o mencionado Conselho assumisse firme posição diante do ocorrido, citou estudantes que tinham sido presos, alguns espancados; disse que o Sr. Diretor do Hospital Prof. Edgar Santos não se posicionara diante da invasão ali verificada e pediu fosse emitida uma Nota Oficial de protesto.
4- O Magnífico Reitor pôs então em discussão a proposta do DCE, concretizada na emissão da Nota Oficial, envolvendo a solidariedade do Conselho e impedindo a descaracterização dos fatos por algum órgão de imprensa. Discutiram a matéria os Srs. Cons. Ruy Simões, Luiz Angélico da Costa, Sidônio Palmeira, kleyde Mendes, Cid Gesteira, Neuza Castro, esta para justificar a posição do Sr. Prof. Newton Guimarães no episódio, isentando-o, desse modo, de interpretação menos justa; que deu depoimento pessoal, pelo qual considerou como não omisso o Sr. Diretor do Hospital Prof. Edgar Santos, cuja presença, na reunião havida pela manhã na Reitoria, não tinha sido constatada, como observou um dos Representantes Estudantis. Discutiram ainda a matéria os Cons. Penilson Silva e Maria do Socorro Martinez, tendo o Conselho aprovado a publicação da Nota Oficial proposta, para cuja elaboração foi designados os Srs. Cons. Ruy Simões, George Modesto, Penilson Silva, Luiz Angélico da Costa e o representante Estudantil Carlos Eduardo Gomes Andrade.
5- Decidido que a Nota devia ser feita no mesmo dia, o Magnífico Reitor suspendeu a sessão, para que isso pudesse concretizar-se. Retomados os trabalhos, foi discutida a Nota redigida pela Comissão, tendo-a o Conselho aprovado os termos seguintes: ´´Nota Oficial: O Conselho Universitário – convocado em caráter de urgência para apreciar as graves ocorrências desta tarde – resolve, por unanimidade: 1º - expressar seu protesto contra a ação policial á pacífica manifestação estudantil no Campus da Universidade, envolvendo até o Hospital Prof. Edgar Santos e com desrespeito a autonomia universitária; 2º - solicitar a rigorosa apuração das responsabilidades por parte das autoridades competentes``.
6- Na discussão referida Nota, tomaram parte os Srs, Cons. Luiz Angélico da Costa, Carlos Eduardo Andrade, George modesto, Nadja Viana, Piero Bastianelli, Alda Muniz Pêpe, Sidônio Palmeira, José Calasans Brandão Silva, kleide Mendes Ramos, e o próprio Magnífico Reitor. Foi encerrada a sessão.
Não houve o que ocorrer.
Não teve expediente.