Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada no Dia 19 de Outubro de 1967.

Pauta: 

Passando à "Ordem do Dia" o Magnífico Reitor anunciou o item I - Parecer da Comissão de Legislação e Recursos sobre a criação da Imprensa Universitária - concedendo a palavra ao Conselheiro Lafayete Pondé, membro da Comissão de Legislação e Recursos.
Usando da palavra o Conselheiro Lafayete Pondé procedeu a leitura da conclusão do Parecer, o qual foi unanimemente aprovado.
Passando à segunda parte da "Ordem do Dia" - Parecer da Comissão de Ensino referente à proposta da Congregação da Escola Politécnica para concessão do titulo de "Professor Emérito" ao Professor Albano da Franca Rocha, o Magnifico Reitor informou à Casa que o Parecer da Relatora, Conselheira Dyrce Araújo, foi distribuído previamente entre os Senhores Conselheiro, tendo o Conselho dispensado a sua leitura. O Parecer, aprovado contra o voto do Conselheiro Alceu Hiltner.
Passando a 3ª parte da “Ordem do Dia” – Parecer da Comissão de Legislação e Recursos relativo ao recurso interposto pela funcionária D. Marinalva da Silva – concedendo a palavra ao Relator Conselheiro Arnaldo Silveira, após explicar que se tratava de um recurso de uma ex-atendente, nível 7, lotada na Maternidade Climério de Oliveira, da Faculdade de Medicina desta Universidade, contra o ato de demissão por abandono de serviço, apresentou seu relatório e concluiu pelo provimento do recurso. Após discussão, foi concedida vista do processo ao Conselheiro Jorge Novis.
Anunciando o item d) da "Ordem Do Dia" - Parecer da Comissão de Ensino no processo nº 5522/67, da Escola Politécnica o Magnífico Reitor concedeu a palavra a Relatora, Conselheira Ivete Oliveira, a qual apresentou o Parecer.
Após discussão, o Conselho aprovou, contra o voto do Conselheiro Lafayete Pondé, o Parecer da Comissão de Ensino, devendo o processo ser encaminhado à Consultoria Jurídica da Universidade.
Dando prosseguimento à "Ordem do Dia" S. Magnificência concedeu a palavra à Conselheira Ivete Oliveira para apresentar o Parecer da Comissão de Ensino ao processo nº 8231/66, da Escola de Administração.
e) da "Ordem do Dia". A Conselheira Ivete Oliveira leu o Parecer da Comissão, o Conselheiro Alceu Hiltner, solicitou "vista" do processo, o que foi concedido pelo Conselho.
Ainda na "Ordem do Dia" o Magnifico Reitor anunciou o item f) - Parecer da Comissão de Ensino no processo nº 3121/66, da Faculdade de Odontologia concedendo a palavra à Relatora, Professora Dyrce Araújo, a qual apresentou o Parecer. Após discussão, foi unanimemente aprovado o Parecer da Comissão de Ensino.
Em seguida, passou-se à apreciação do item, g) da "Ordem do Dia" - Parecer da Comissão de Ensino no processo nº 18.087/66, da Faculdade de Medicina, concedendo o Magnifico Reitor a palavra à Conselheira Dyrce Araújo, Relatora. A Conselheira Relatora apresentou o Parecer. Após discussão, o Conselheiro Queiroz Muniz solicitou "Vista" do processo, o que foi concedido.
Dando prosseguimento à "Ordem Do Dia" o Magnifico Reitor concedeu a palavra ao Conselheiro Arnaldo Silveira para apresentar o Parecer da Comissão de Legislação e Recursos sobre o requerimento da Diretoria da Escola de Estatística da Bahia.
Item h) da "Ordem do Dia". O Conselheiro Relator apresentou o Parecer. O Conselho aprovou o Parecer da Comissão de Legislação e Recursos, com a sugestão do Relator para que o assunto fosse estudado pelo Diretor da Faculdade de Filosofia com o Diretor da Escola de Estatística.
Usando da palavra o Conselheiro Lafayete Pondé solicitou autorização do Conselho para apresentar o Parecer da Comissão de Legislação e Recursos sobre o recurso interposto por seis alunos da Escola Politécnica de decisão da Congregação. Obtendo o assentimento do Conselho, o Conselheiro Lafayete Pondé passou a relatar a matéria. Após discussão, o Conselho, contra o voto do Conselheiro Carlos Alberto, aprovou o Parecer da Comissão de Legislação e Recursos, não tendo o Conselheiro Queiroz Muniz participado da votação.
 
Nada mais havendo a tratar foi encenada a sessão.

Local: 
Não consta.
Data: 
qui, 19/10/1967 - 09:00
O que ocorrer: 

Não houve.

Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
Reitor Professor Dr. Roberto Santos Conselheiro Alceu Hiltner
Conselheiro Antônio Barros
Conselheiro Tobias Neto
Conselheiro Dyrce Araújo
Conselheiro Nilmar Rocha
Conselheiro Renato Mesquita
Conselheiro Messias Lopes
Conselheiro Sylvio Faria
Conselheiro Jorge Novis
Conselheiro Queiroz Muniz
Conselheiro Pedro Pina
Conselheiro Torres Homem
Conselheira Alba Faria
Conselheiro Teresa Cardoso
Conselheira Ivete Oliveira
Conselheiro Arnaldo Silveira Conselheiro Juarez Paraíso
Conselheiro João Mendonça
Conselheiro Lafayete Pondé
Conselheiro Oscar Caetano
Conselheiro Hernani Sobral
Acadêmico Carlos Alberto.
Expediente: 

Havendo número legal o Magnífico Reitor declarou aberta a sessão, convidando o secretário a proceder a leitura da Ata da sessão anterior, a qual, depois de lida e posta em discussão, foi unanimente aprovada, com a retificação proposta pelo Conselheiro Lafayete Pondé, no sentido de que, no Regimento da Escola de Geologia, fosse excluído o parágrafo 1º do artigo 58, o qual constava da proposta da Escola, mas não foi aprovado pelo Conselho.
Na hora do expediente o Magnífico Reitor informou à Casa que Constituíra uma Comissão, composta pelos Professores Emídio Magalhães, Juarez Paraíso e Alceu Hiltner para realizar os estudos destinados à execução do monumento em memória do Magnífico Reitor Professor Miguel Calmon.
Ainda usando da palavra Sua Magnificência informou que não foi possível manter a data inicialmente sugerida para a visita ao Centro Industrial de Aratú, ficando marcado, se assim for da conveniência dos Senhores Conselheiros, o próximo sábado às 9h.
Comunicou, ainda, ao Conselho as modificações efetuadas em alguns cargos de chefias da Reitoria: a Professora Solange Barbosa assumiu a direção do Departamento de Administração; o Professor Benedito Brito passou a fazer parte do Grupo de Trabalho relativo à reestruturação da administração da Universidade; o Professor Valentin Calderon esta exercendo a direção do Departamento Cultural, ficando designada uma Comissão que cuidará dos assuntos culturais, paralelamente com o Departamento Cultural; o Professor Américo Simas Filho foi designado para chefiar o setor de planejamento do Serviço de Engenharia.
Em seguida o Magnífico Reitor teceu considerações sobre as publicações da Universidade, tendo solicitado à Comissão de Publicação do Conselho um anteprojeto de normas relativas à atividade de publicações da Universidade a ser submetido ao Conselho Universitário, tendo, ainda, prestado informações sobre a situação das obras de maior vulto que se vêm realizando na Universidade. Fez referência, em seguida, S. Magnificência, aos trabalhos que estão sendo realizados pela Comissão Permanente de Seleção de Alunos.
Comissão que estuda a classificação salarial do pessoal contratado; Comissão que examina a possibilidade da implantação do Museu de Ciência e Tecnologia; Comissão sobre implantação de um programa de desenvolvimento e Comissão que examina o plano de reestruturação da Universidade, baseada nos decretos lei n9 53/66 e 252/67.
Ainda usando da palavra o Magnifico Reitor trouxe à consideração da Casa a proposta do Conselheiro Joao Mendonça para aumento "jeton" dos Conselhos, informando que o Conselho de Curadores tomou conhecimento do assunto tendo, por proposta do Conselheiro Sylvio Faria, fixado em NCR$20, 00.
O Conselho aprovou, por unanimidade, a Proposta do Conselheiro João Mendonça, com emenda do Conselheiro Sylvio Faria, a partir desta sessão, conforme emenda do Conselheiro Arnaldo Silveira.
Franqueada a palavra fez uso da mesma o Conselheiro Queiroz Muniz, o qual tratou do problema da inscrição de concurso para Catedrático, solicitando urna decisão do Conselho.
O Conselheiro Joao Mendonça registrou a inauguração da Casa do Universitário Feirense e a instalação da Universidade Cruzeiro, solicitando que fosse, pela Comissão de Legislação e Recursos do Conselho, estudada a possibilidade de se fazer um Convênio com a Rádio Cruzeiro.
 Por proposta do Conselheiro Jorge Novis, secundada pelo Conselheiro Renato Mesquita, o Conselho, por unanimidade, aprovou a inserção em Ata de um voto de pesar pelo falecimento do Professor José Wanderley De Araújo Pinho.
O Acadêmico Carlos Alberto solicitou que o Conselho se pronunciasse sobre a posição das Escolas de Biblioteconomia e Nutrição em face do Parecer do Conselho Federal de Educação.
 
Após usarem da palavra, o Conselho decidiu, contra os votos dos Conselheiros Carlos Alberto, Antônio Barros e Nilmar Rocha, apreciar a matéria conjuntamente com a dos demais aspectos do Parecer do Conselho Federal de Educação.