Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Ata da Sessão do Conselho Universitário realizada em 05 de julho de 1995.

Pauta: 

Item 01- Eleição do Representante do Conselho Universitário no Conselho de Curadores, quando foram sugeridos os nomes dos Conselheiros AURÉLIO LACERDA e REGINALDO SANTOS. Procedida a votação com 25 votantes e servindo como escrutinadores os Conselheiros GERALDO SOBRAL E THOMAS CRUZ, apurou-se o seguinte: 22 votos para o Prof. AURÉLIO, 01 voto para o Prof. REGINALDO e 02 votos em branco. Face ao resultado foi proclamado eleito o Conselheiro AURÉLIO LACERDA.
 
Item 02- Proc. PRJ-044604/95-05- referente à decisão da Congregação da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas sobre provimento do Cargo de Diretor, tendo como Relator a Comissão da Legislação e Normas, representada pelo Cons. AURÉLIO, que fez a leitura do parecer.
 
Tratava-se de que, a Senhora Professora Tereza Cristina Álvares de Aragão, no exercício da Direção da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, encaminha ao Magnífico Reitor, expediente datado de 1º de junho de 1995, informando sobre decisão de sai Congregação. “A Congregação da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA decidiu, em reunião do dia 31.05.95, que a Prof.ª TEREZA CRISTINA ÁLVARES DE ARAGÃO, Vice-Diretora, assuma a Direção da Faculdade, na qualidade de substituta legal, de pleno direito, na vagância do cargo, por falecimento do seu titular, Prof. ADROALDO MEDRADO, até o final do mandato deste, e dá conhecimento desta decisão à Procuradoria Jurídica da UFBA; assim como consulta este órgão sobre o procedimento relativo ao processo de eleição do Vice-Diretor da referida Unidade.”
 
Item 03- Proc. 23066.020082/95-39- Recurso de decisão da Congregação da Faculdade de Educação, interposto pela Prof.ª Iracy Silva Picanço, sendo relator a Comissão de Recursos, representada pela Conselheira NEUSA que apresentou o parecer.
 
Contra a decisão da Congregação da FACED, com base no Art. 29, inciso VII do Estatuto da UFBA, no qual solicita: a) reformulação da decisão da Congregação, que reformou o parecer da Comissão Eleitoral sobre o resultado da consulta à comunidade daquela Unidade para efeito de composição da lista sêxtupla para escola de seu Diretor; b) declaração da referida professora como vencedora do pleito. Conforme deprende-se da leitura do mesmo, procedida à comunidade, onde concorrem os Professores Menandro Ramos e Iracy Picanço.  A Comissão eleitoral declarou Menandro o vencedor, motivando um recurso à comissão por Parte da requerente que solicitou: a)que a Comissão reformulasse a decisão que anulou um voto dado à própria, por conter somente a rubrica da Presidente da Comissão Eleitoral, o que levou ao desempate havido entre os entre os candidatos no seio da categoria docente; b) que a requerente fosse declarada a vencedora do pleito; c) que fosse dada a publicidade ao julgamento do recurso em tela. O recurso foi parcialmente acatado, enquanto a anulação do voto que desempatou o pleito a favor do candidato Menandro Ramos, tendo a comissão, entretanto deliberado pela realização de uma nova eleição junto à categoria docente, com base no entendimento que o voto foi anulado “viciou a expressão da vontade da categoria dos docentes.”. Após a leitura o parecer foi colocado em discussão com algumas manifestações por parte dos Conselheiros no sentido de pedir esclarecimento. O parecer foi colocado em votação e aprovado por maioria. Em prosseguimento foi retomada a discussão sobre o funcionamento do Conselho Universitário(alteração do Regimento Interno), lembrando-se que a Cons. Conceição havia proposto uma Comissão Mista para analisar a proposta do Prof. ALBINO no que tange à constituição no Conselho Universitário de uma Comissão de Assuntos Acadêmico-Administrativos. O Cons. DÉLIO sugeriu que a proposta fosse discutida no Conselho de Coordenação. Após breve discussão, o Prof. ALBINO apresentou a proposta, de levar ao Conselho de Coordenação para apreciação, e foi por todos acatada.
 
Ata aprovada em 24 de agosto de 1995. 

Local: 
UFBA
Data: 
qua, 05/07/1995 (All day)
O que ocorrer: 

 O Magnífico Reitor comunicou que brevemente trará um documento que está sendo elaborado pela Superintendência Acadêmica sobre o Corpo Docente da UFBA, com destaque para o processo de Contratações Temporárias de Substitutos. Quando este documento da SUPAC estiver concluído os Conselhos terão que tomar uma deliberação muito séria, que é a de decidir se a Universidade tem condições para iniciar o 2º semestre letivo. Informou  que pretende levar o citado documento para a audiência que terá com o Secretário de Educação.
 

Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
Sob a presidência do Magnífico Reitor Prof. LUIZ FELIPPE PERRET SERPA
a Sra. Vice-Reitora Profª MARIA GLEIDE SANTOS BARRETO
os Conselheiros:
MARIA DE CONCEIÇÃO C. ROCHA
AURINO RIBEIRO FILHO
AURÉLIO G. DE LACERDA
JOSÉ REZENDE
MANOEL J. F. DE CARVALHO
REGINALDO S. SANTOS
PAULO R. BRANDÃO
GERALDO S. FERREIRA
TEREZA C. A. DE ARAGÃO
CARLOS A. C. NASCIMENTO
LAFAIETE A. CARDOSO
HERMES T. DE MELO
EDILEUZA N.GAUDENZI
JOELITO DE O. REZENDE
NEUSA D. A. DE AZEVEDO
JACY L. E S. FRANCO
DÉLIO J F. PINHEIRO
LUIZ C. D. DO NASCIMENTO
THOMAS R. P. DA CRUZ
ANTONIO ALBINO C. RUBIM
MARIA DE NAZARETH VIANA
NAOMAR DE ALMEIDA FILHO
ALESSANDRA S. DE ASSIS
VICENTE J. DE LIMA NETO
NICE Mª AMERICANO DA COSTA PINTO- Convidada.
Expediente: 

O Sr. Presidente colocou em discussão e votação as Atas das sessões dos dias 31.05.95 e 06.05.95. A primeira como não houvesse quem quisesse discuti-las foi aprovada por unanimidade, e a segunda após discussão, foi aprovada com um “em tempo” da Conselheira MARIA DA CONCEIÇÃO CASTRO ROCHA. A Prof.ª NICE Mª AMERICANO informou sobre a visita da Comissão de Recursos do MEC/ANDIFES à esta Universidade, composta dos Professores José Francisco Borges da Cunha, Ana Luísa Costa e Antonio Carlos Saraiva  Branco, cujo objetivo é levantar e conhecer documentação comprobatória para subsidiar critérios para a distribuição de Recursos  do Ministério da Educação e do Desporto.