A obra apresenta texto disposto em duas colunas, letras capitulares, e reclamo. Trata-se de uma fotocópia do manuscrito original que se encontra no Museu Mitre de Buenos Aires. A autoria da obra ainda não está claramente definida no manuscrito. Apesar da biblioteca do Museo de Mitre atribuir em seu catálogo a autoria como sendo de Antonio Ruiz de Montoya diversos especialistas divergem disso atribuindo a Pablo Restivo a correta autoria.
Com licênsa da Real Meza da Comissão Geral sobre o Exame e Censura dos Livros. Conteúdo incompleto : Contém: "Memoria sobre o preço do assucar" - p.[133] - 153. Notas de rodapé. Conteúdo incompleto: Catálogo das obras impressas pela Acad.
Presença de erratas na última página. Notas marginais. Texto em francês. Resumo : (...) Azeredo Coutinho foi o último letrado lusófono que discutiu a conveniência da escravidão à luz do Direito Natural.
Brasão português na folha de rosto. Conteúdo completo : Registrado no liv. 3. de Contratos da Secretaria do Conselho Ultramarino a folh. 27. Lisboa, 4. de Fevereiro de 1754.
Letras da folha de rosto na cor vermelha e preta. Por ordem de sua magestade. Possui sumário. Capitulares. Possui notas de rodapé, algumas em colunas. Numeração das páginas em nú
Inclui após as paginações numeradas o "Catálogo dos livros impressos à custa do Francisco Rolland, impressor-livreiro em Lisboa; ou dos que se achaõ em grande número na sua casa ao Bairro Alto, na esquina da Rua do Norte."Vinhetas. Marca do tipógrafo na folha de rosto.