Secretário Antonio Bezerra Rodrigues Lopes
AUTOR:
Desconhecido
DIMENSÕES:
Altura: 0,64 m / Largura: 0,53 m
TÉCNICA:
Óleo sobre tela.
LOCALIZAÇÃO ATUAL:
Sala da Secretária Geral, 1º andar, Memorial da Faculdade de Medicina - UFBA (Pelourinho)
DADOS BIOGRÁFICOS DO RETRATADO:
Antonio Bezerra Rodrigues Lopes nasceu em 28 de novembro em 1890, em são Luiz do Maranhão. Passou sua infância na cidade interiorana de Grajahu e a adolescência em São Luiz , onde se empregou como prático de farmácia, revelando, desde já, sua inclinação pela ciência farmacológica (2).
Colou grau em Medicina, 1918, na Faculdade de Medicina da Bahia, tendo antes concluído o curso de Farmácia, na mesma Faculdade ( Para Sá de Menezes obra citada, a formatura em Medicina foi no ano de 1819).
Foi aluno laureado com o Prêmio Professor Manoel Victorino Pereira, por ter obtido a maior média global nas disciplinas e atividades do curso médico.
Foram seus colegas de turma: Eutrópio dos Santos Reis, Francisco Peixoto de Magalhães Netto, Luiz Regis Pacheco Pereira, Moysés Gentil Pereira e Sabino Silva. Luiz Regis Pacheco foi político, chegando a Governador da Bahia. Os depois, foram professores da Faculdade (2)
Durante os anos de 1915 e 1916, quando cursava o 2º e o 3º anos do curso médico, foi nomeado Interno de Clínica Otorrinolaringológica.
Em 1919, retorna ao Maranhão, onde entra em contato com com os selvagens do Raraguaya e toma conhecimento da nossa flora.
Regressa à Bahia, em 1920 e em 1º de outubro do mesmo ano tomou posse como Secretário interino da Faculdade, mediante concurso.
Em 1925, foi designado Professor substituto de Terapêutica e de Farmacologia e Arte de Formular.
Logo em seguida, conquistou a Cátedra de Farmacologia e, como Professor catedrático desta disciplina, permaneceu até 1937, ano do seu falecimento.
Exerceu, com igual brilho, o magistério no curso de Farmácia, sendo Professor interino de Farmácia Química (1929), Farmácia Galênica e Farmácia Química (1930-1935) e Professor privativo de Farmácia Galênica, por concurso, nos anos de 1936 e 1937.
Disse o Prof. Sá Oliveira:“O Dr. Bezerra Lopes, quando aluno, foi laureado,e, como professor, aureolado, pelo seu profundo conhecimento científico, conduta impecável, espírito de justiça irredutível, caráter altivo, coração nobre”.
Na vida pública, foi vereador e prefeito da capital baiana.
Em 1937, ano do seu falecimento, era Professor catedrático de Farmacologia no curso de Medicina, Professor privativo de Farmacologia Galênica no curso de Farmácia, vereador, e prefeito de Salvador.