Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Ata da sessão do Conselho Universitário da Bahia, realizada no dia 28 de Agosto de 1950.

Pauta: 

1- Informou, em seguida, ter dirigido á Divisão do Ensino Superior, atendendo ao que foi resolvido na ultima sessão, uma consulta com o fim de ser esclarecido qual o órgão que deverá julgar o próximo concurso de Metalurgia e Química Aplicadas, se a Congregação da Faculdade de Medicina ou o Conselho de odontologia. Até o momento não obteve resposta. Esta falta, porém, ao seu ver, não deverá influir para o retardamento da publicação do edital de convocação do concurso, a qual já foi feita. Disse, depois, pretender encaminhar á Comissão de Ensino o assunto que serve de objeto ao ofício do Diretor da Faculdade de Filosofia, referenta á proposta, que passou a ler, do ´´Instatuto de Cultura Hispanica de Madrid``. 
 
2- Apresentou, ainda, o ofÍcio do Diretor da Faculdade de Medicina, encaminhando uma petição de Carlos Geraldo de Oliveira, a qual concluiu: ´´Requer, ainda, mande V.Exa. juntar, por copia, as considerações acima, ao processado de recurso do Prof. José Carlos Ferreira Gomes, ao digno Conselho Universitário``. A materia, informou sua Magnificência, foi distribuída ao Conselheiro Lopes Pontes, membro da Comissão de Legislação e Recursos, o qual pediu algumas providências que ainda não chegaram á Reitoria. Pretende, assim, responder ao ofício dizendo que o assunto está dependendo de parecer da referida Comissão, á qual irá encaminhar os textos do ofÍcio e do requerimento.
 
3- O Conselheiro Magalhães Netto, com a palavra, informou que o peticionário pede deferimento de matricula, em grão de recurso, no segundo ano do curso de Farmácia, de acordo com o que deliberou o Conselho de Farmácia.Disse que o Conselheiro Lopes Pontes, relator, solicitara fosse ouvido o recorrente e o recorrido. Interpretou que o recorrido é o Conselho de Farmácia e recorrentes são os professores que interpuseram o recurso. Nestas condições, reuniu o Conselho de Farmácia, que resolveu encaminhar ao relator a ata da respectiva sessão, a qual deverá ser aprovada em breves dias. Pediu a palavra o Conselheiro João Mendonça. Leu a proposta que vai anexa á presente ata, indicando para ´´Doutro Honoris Causa`` o Prof. Bela Szekely.
 
4- O Sr. Reitor, comunicou estar ausente o Presidente da Comissão de Ensino, a quem devia encaminhar a proposta, e consultou á Casa de desejava manifestar-se sobre o assunto. O Conselheiro João Mendonça, com a palavra, pediu urgência para a votação. Disse achar-se presente a maioria da referida Comissão, a qual era signatária da proposta, e pediu, por isto, fosse dado parecer verbal.O Sr. Presidente fez ponderações em torno da proposta, e terminou consultando sobre o pedido de urgência. O Conselheiro Elysio Lisbôa fez considerações sobre a natureza da homenagem, passando a analisar, de acordo com a letra do Regimento Interno do Conselho Universitário, os títulos honorificos que podem ser conferidos. Disse não existir, ao seu ver, uma separação rigorosa desses títulos.
 
 
5- Assim, resolvida a preliminar se a justificativa da proposta está perfeita, acha que pode ser discutida a urgência. Os Conselheiros Orlando Gomes e Paulo Pedreira expuessaram o seu conceito concernente aos tÍtulos de Professor Honorario e de Doutor Honoris Causa. O Sr. Presidente passou a explicar os motivos porque achava conveniente aguardar-se não só o pronunciamento do Presidente da Comissão de Ensino, mas também dos Conselheiros ausentes. Concluiu submetendo a votos a urgência requerida. O Conselheiro Orlando Gomes pediu para se manisfetarem, previamente, os dois membros da Comissão.
 
 
6- Indagnou se ambos se encontravam habilitados a emitir opinião sobre a proposta. Falou o Conselheiro Elysio Lisbôa. Disse que a justificação da proposta é exuberante e mostra o mérito excepcional do Prof. Bela Szekely. Reconhece, portanto, pelas informações dadas pelo autor, as razões que a justificam. Assim, está de acordo com a urgência. Este é o seu voto pessoal. O Conselheiro Ferreira Gomes declarou, em seguida, não ter juizo formado sobre a personalidade do Professor Bela Szekely. Tem boas noticias sobre as suas atividades no magistério, porém, não compreende como ainda não lhe foi conferido outro título universitário do mesmo grão.
 
7- O Conselheiro Helio Simões, em a parte, prestou explicações a respeito. Continuando, agradeceu o Conselheiro Ferreira Gomes os informes trazidos pelo Conselheiro Helio Simões; em verdade, porémm, não se sentia em condições de emitir o seu voto. Concluiu propondo que a proposta fosse encaminhada á Comissão de Ensino. A Casa aceitou o alvitre. Foi encerrada a sessão.

Local: 
Universidade Federal da Bahia
Data: 
seg, 28/08/1950 - 15:00
O que ocorrer: 

Não houve o que ocorrer.

Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
Francisco Peixoto de Magalhães Netto
Orlando Gomes
Elysio de Carvalho Lisbôa
Helio Simões
Cristiano Muller
Paulo Pedreira de Cerqueira
João Mendonça
Manuel Mendonça Filho
José Carlos Ferreira Gomes
Ismael de Barros
Prof. Edgar Rêgo Santos.
Expediente: 

1- Aberta a sessão, havendo o número legal, fez o secretário a leitura da reunião anterior. Em discussão, declarou o Conselheiro Orlando Gomes não se ter oposto fosse anexado ao processo o voto vencido do Conselheiro Lopes Pontes, sim, documentos outros que S.S. juntou ao voto.
2- Pediu retificação do tópico da ata concernente a este ponto. O Sr. Presidente disse que o Conselheiro Orlando Lopes seria atendido. Foi a ata, em seguida, aprovada por unanimemente.
3- O Sr. Presidente justificou a ausência dos Conselheiros Demetrio Tourinho, Franca Rocha, Eduardo Araujo, Marinho Barbosa e Lopes Pontes.