Ata da sessão do Conselho Universitário da Bahia, realizada no dia 9 de Setembro de 1950.
1- O Sr. Presidente justificou a ausencia do Magnifico Reitor e passou a informar a ordem do dia: tomar conhecimento do parecer da Comissão de Ensino sobre a concessão do titulo de Doutor Honoris Causa ao Prof. Bela Szekely.
2-Antes de tratar dessa parte, porem, propôs um voto de aplauso ao Governo pela escolha do Prof. Pedro Calmon para Ministro de Educação e Saúde, e de regozijo com o referido professor pela sua elevação a tão alto pôsto. Solicitou, ainda, telegrafasse ao Prof. Pedro Calmon dando ciência dessas homenagens.
3- A Casa, por unanimidade, aprovou todas as propostas. Fez o Secretário, em seguida, a leitura do referido parecer da Comissão de Ensino, o qual vai anexo á presente ata. O Sr. Presidente, na qualidade de relator, explicou os motivos por que concluiu considerando o Prof. Bela Szekely pessoa de excepcional valor, e, portanto, em condições de receber o título proposto pelo Conselheiro João Mendonça.
4- Entregue o parecer á discussão, não houve quem pedisse a palavra. Submetido a votos, foi aprovado por unanimidade. Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a sessão.
Não houve o que ocorrer.
Ata anterior foi unanimemente aprovada sem restrições. Não houve expediente.