Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Ata da Sessão do Conselho Universitário da Bahia realizada em 26 de Agosto de 1955.

Data: 
sex, 26/08/1955 - 01:00
Participantes: 
Conselheiros Isaias Alves
Lafayete Pondé
Mário Peixoto
Teonilo Amorim
Carlos Simas
Alceu Hiltner
Nilza Garcia
Tobias Neto
Rodrigo Argolo
Torres Homem
Elsior Coutinho
Mendonça Filho
João Mendonça
Magalhães Neto
Oscar Caetano
Adriano de Azevedo Pondé
Sob presidência do Magnífico Reitor Edgard Rego Santos
Expediente: 

1.       O secretário procedeu com a leitura da ata da sessão anterior, que lida, posta em discussão e sob votação, foi unanimemente aprovada.
2.       O Magnífico Reitor trouxe ao conhecimento da Casa a sentença proferida pelo Dr. Wilton de Oliveira e Souza, Juiz de Direito dos Feitos da Fazenda Nacional, no Mandado de Segurança requerido por MILTON ALMEIDA DOS SANTOS.
3.       Sua Magnificência disse que continua em estudo o projeto da casa própria para o UNIVERSITÁRIO, tendo, há poucos dias recebido uma proposta do Lar Brasileiro.
4.       A seguir sua Magnificência comunicou ao Conselho a publicação do decreto n° 37.613 do EXM° SR. PRESIDENTE DA REPÚBLICA que regulamenta a constituição dos órgãos de representação do corpo discente e suas relações com a direção dos Institutos de ensino superior.
5.       Foram lidos os seguintes ofícios: do Diretor da Faculdade de Filosofia consultando sobre a possibilidade de ser realizada a formatura dos Licenciados e Bacharéis de 1955 por aquela Faculdade, no dia 10 de dezembro do corrente ano. Do Diretor da Faculdade de Medicina comunicando que a Congregação deliberou adotar para o ano de 1956, o mesmo programa do Concurso de Habilitação utilizado no corrente ano. O Magnífico Reitor tratou da reforma do Estatuto da Universidade, em alguns dos seus artigos, dizendo que a Lei n° 7 autoriza a alteração.
6.        Por proposta do Conselheiro Teonilo Amorim foi aprovado um voto de pesar pelo falecimento do Professor Antônio Artur Ferreira França.
7.       Foi posto em discussão o Parecer da Comissão de Ensino. Após a discussão em que tomaram parte o Magnífico Reitor  e os Conselheiros Carlos Simas, Alceu Hiltner e Rodrigo Argolo, foi aprovado o Parecer que, apreciando o relatório apresentado pelo Livre Docente, conclui que suas atividades justificam seu direito a permanência na Livre Docência e que foram satisfeitas as exigências do artigo 79 do Estatuto da Universidade.
8.       O Magnífico Reitor pediu que constasse em ata um voto de louvor pelo interesse revelado pelo Professor Hernani Sávio Sobral em cumprir junto ao Conselho Universitário a exigência da lei, representando um caso excepcional.
9.       Foi aprovado o Parecer da Comissão de Ensino favorável a proposta da Congregação da Faculdade de Medicina para concessão ao Dr. E. Hugh Luckey, Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade da Universidade de Cornell, do titulo de Professor Honorário.
10.   Foi lido o Parecer do Conselheiro Tobias Neto, da Comissão de Legislação e Recursos, quanto á proposta da Congregação da Faculdade de Odontologia para modificação de seu regimento interno, alterando o “curriculum”, após discussão o assunto foi retirado de pauta, voltando á Comissão para reexame.
Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão.