Ata da Sessão do Conselho Universitário da Bahia realizada em 17 de Setembro de 1955.
Deu inicio a ordem do dia, e o Reitor passou a palavra ao Conselheiro Carlos Simas para relatar o projeto da Escola de Belas Artes para um curso de extensão Universitária de Introdução ao Planejamento Urbano, a ser ministrado pelo Professor Antonio Bezerra Baltar, da Universidade de Recife. Em discussão do parecer da Comissão de Ensino, favorável ao projeto, usaram da palavra, como consta notas taquigráficas anexa, os Conselheiros Magalhães Neto, Carlos Simas, João Mendonça, Augusto Machado, Tobias Neto, Orlando Gomes, Alberico Fraga e o Magnífico Reitor. Em votação, o projeto foi aprovado suprimindo-se a palavra “intensivo”, a parte referente a “objetivos paralelos”, a “prova final”e o pagamento de “taxas”.
Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a sessão.
Não houve o que ocorrer.
1. O Magnífico Reitor declarou aberta a sessão, convidando o Secretário a fazer a leitura da ata da sessão anterior, que foi posta em discussão e sob votação foi unanimemente aprovada .
2. O Magnífico Reitor comunicou que recebeu da Diretoria da Divisão do Pessoal o oficio n° 1742, de 13 de outubro de 1955, modificando o regime de licença, passando o exame de saúde a ser feito na Delegacia Federal de Saúde. Quanto ao abono especial do quadro extraordinário disse o Magnífico Reitor que ia tomar providencias para que a Delegacia Fiscal o inclua na folha desse mês.
3. O Reitor disse que trouxe a distribuição do crédito de 2 milhões e 550 mil cruzeiros para a Faculdade de Direito. Quanto ao andamento do orçamento na Comissão de Finanças disse que o relator designado ainda se encontrava em Sergipe.
4. O Magnífico Reitor tratou da situação dos alunos que terminaram o Curso e estão irregulares para com o Serviço Militar.
5. Por proposta do Conselheiro Carlos Simas, foi aprovado um voto de pesar pelo falecimento do Dr. Epaminondas Torres.