ATA DA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO Data:
1 - A Magnífica Reitora fez uma retrospectiva a respeito do item único da pauta – Eleição de dois Representantes da Comunidade Baiana para integrar o Conselho Universitário - lembrando que aquele assunto havia sido objeto de pauta e discussão em reuniões anteriores, sem que o Conselho houvesse chegado a finalizações, haja vista a insuficiência de indicações.
2 - A Senhora Presidente abordou a urgência de definir-se aquelas representações, face à proximidade da sessão do Colégio Eleitoral com vistas à organização da lista tríplice para a escolha do novo Reitor da UFBA, considerando-se que a legislação que regulamenta a eleição de dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior prevê a representação da sociedade naquele Colégio Eleitoral.
1 - A Senhora Presidente encaminhou o processo de votação dos nomes que representariam, na lista sêxtupla, as federações de trabalhadores, concorrendo, nesse primeiro sufrágio, três nomes para duas vagas (Luiz Raimundo Gavazza, José Álvaro Fonseca Gomes e Josemário Martins da Silva), já que uma das vagas fora considerada preenchida com o nome de Benito Muiños Juncal, em decorrência de deliberação firmada em reunião anterior, haja vista ter ocorrido consenso em torno desse nome entre a maioria das Comissões.
2 - Procedida a votação, tendo como escrutinadores os Conselheiros José Bernardo Cordeiro Filho e Carmem Célia Carvalho Smith, apurou-se o seguinte resultado: José Alvaro Gomes obteve doze (12) votos; Josemário MARTINS, doze (12) votos; Luiz Raimundo Gavazza, dez (10); registrando-se, ainda, dois (2) votos nulos e dois (2) votos brancos, totalizando 21 votantes.
3 - Realizado o sufrágio e mantidos os mesmos escrutinadores, verificou-se quatorze (14) votos para o Sr. Sérgio Foguel; três (3) votos para José Álvaro Gomes; dois (2) votos para Benito Juncal; hum (1) voto para Josemário Martins da Silva e hum (1) voto para ADARY OLIVEIRA, totalizando, também, 21 votantes, embora fazendo-se presente, naquela ocasião, o Conselheiro Weslen Sandro Moreira, cujo acréscimo foi compensado pela ausência temporária da Conselheira Georgina Lomanto.
4 - Concluída a votação e mantidos os mesmos escrutinadores, contabilizou-se vinte e dois (22) votantes (após o retorno da Conselheira Georgina), sagrando vencedora, para representar a comunidade religiosa de Salvador, a Professora Liliana Mercuri de Almeida, por haver obtido a maioria dos votos (12).
5 - Os outros dez (10) votos foram distribuídos entre o Padre Antonio Thadeu (4 votos); o Padre Giancarlo (3 votos); o Monsenhor José Hamilton (1 voto); registrando-se, ainda um (1) voto em branco. Finalizado o processo de escolha dos dois Representantes da Comunidade Baiana no Conselho Universitário, que elegeu o Senhor SÉRGIO FOGUEL e a Professora Liliana Mercuri de Almeida, a Magnífica Reitora, em caráter especial, ainda concedeu a palavra à Senhora Pró-Reitora de Planejamento, Professora Nice Maria Americano Costa Pinto, que apresentou um relato consubstanciado a respeito do impasse EMBASA/UFBA.
6 - A Senhora Presidente declarou encerrada a sessão, da qual, eu, Terezinha Maria Dultra Medeiros, Secretária dos Órgãos Colegiados, lavrei a presente Ata, a ser devidamente assinada, com menção à sua aprovação, estando os pormenores da reunião gravados em fita cassete.
Senhora Presidente deu por iniciados os trabalhos, tecendo comentários esclarecedores acerca do documento distribuído entre os Conselheiros, o qual constituía-se num relato da audiência da ANDIFES com o Ministro da Educação e com o Secretário da SESU, ocorrida no dia 24.04.98.
Colocou ainda em discussão e votação a Ata da sessão realizada em 22.12.97, que foi aprovada por unanimidade, sem comentários e sem ressalvas.