Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

ATA DA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO UNIVERSITARIO

Pauta: 

1 - Processo nº 23066.087818/98-65 – Recurso contra decisão do Conselho Universitário, interposto pelo Diretório Central dos Estudantes”.
2 - A Presidente da Comissão de Recursos informou que, logo após aquela reunião, fora encaminhado à Procuradoria Jurídica um roteiro de indagações, sobre o qual aquela instância da Universidade elaborara um substancial Parecer, subsidiando a Comissão a emitir a sua opinião acerca do recurso impetrado pelo DCE, contra a decisão do Conselho Universitário tomada em 08.05.97 e ratificada em 31.03.98, no sentido da utilização do prédio do antigo Restaurante Universitário para relocar a Faculdade de Comunicação.
3 - O acadêmico Valdivio solicitou que constasse em Ata que todos os representantes estudantis votaram contra o Parecer da Comissão.
4 - Política de Assistência Estudantil, convidando, de antemão, para compor a Mesa o atual Superintendente Estudantil, Sr. Antonio Silva Souza.
5 - A Senhora Presidente relembrou que, em principio, existiam dois documentos/propostas a serem apreciados, os quais haviam sido distribuídos previamente: um, mais antigo, elaborado por uma Comissão coordenada pelo Superintendente Estudantil à época, Professor Francisco José Gomes Mesquita, contendo uma série de análises, não culminando, contudo, em proposição objetiva; o outro, recente, oriundo das residências universitárias, apresentando propostas concretas.
6 - A Senhora Presidente esclareceu que a intenção do Reitor era que se discutisse a questão em pauta, com base no diagnóstico registrado no documento da Comissão e, em seguida, que se identificasse e avaliasse a viabilidade das propostas contidas no documento dos estudantes, bem assim outras proposições que porventura surgissem, de modo a que se formalizasse uma política ampla de assistência ao estudante.
7 - Fora lembrado pelo conselheiro Manoel José Ferreira de Carvalho que em sessão anterior do Conselho, realizada no dia 31.03.98, fora aprovado um documento, cujo segundo item previa a convocação, no prazo de uma semana, de uma reunião extraordinária, com a finalidade de discutir a Política de Assistência Estudantil, quando deveriam ser focalizadas, em caráter de urgência, as fontes de custeio e manutenção e, como terceiro item, ficara estabelecida a retomada imediata da Reforma Patrimonial, com vistas a viabilizar, financeiramente, a construção do novo restaurante e residências universitárias.
8 - O Conselheiro Othon Fernando Jambeiro Barbosa sugeriu a constituição de uma Comissão, a qual deveria, num prazo determinado, examinar os documentos existentes, ouvir pessoas, programar debates e, ao final, sistematizaria as informações e formularia um documento unificado, objetivo, que viesse a ser apreciado numa plenária do Conselho, de modo a permitir um mínimo de discussão e rápida homologação.
9 - O Conselheiro Manoel José sugeriu que, paralelamente, se discutisse, tecnicamente, as características do novo Restaurante e residências universitárias e, nesse sentido, disse terem elaborado, o Professor Maerbal e ele, uma proposta e, finalmente, recomendou que o Conselho mantivesse uma fiscalização mais direta sobre os órgãos da Administração Central, com vistas ao provimento às deliberações do Conselho.
10 - O conselheiro Paulo Henrique Almeida também abordou um aspecto importante apresentado pelo documento dos residentes, ou seja, a criação de percentual fixo para a assistência estudantil sobre receitas extra-orçamentárias, o que significava a vinculação do crescimento das verbas destinadas à assistência aos recursos obtidos pela UFBA através da venda de serviços (cursos, extensão e pesquisa) e ressaltou a necessidade da Universidade formular seus orçamentos considerando todos os custos, exemplificando que um orçamento para a manutenção de um restaurante universitário não deveria se ater, apenas, a custo de gêneros, mas sim a custos, também, com pessoal, manutenção e reposição de equipamentos, água, luz etc.

Local: 
Sala dos Conselhos do Palácio da Reitoria
O que ocorrer: 

1 - A Senhora Presidente colocou em votação aquela proposta, sendo aprovada, por unanimidade dos votos, a organização do Grupo de Trabalho, integrado pelo atual Superintendente Estudantil, Sr. Antonio Silva Souza, que irá coordená-lo.
2 – Um representante do Conselho Social de Vida Universitária, o Dr. Jorge de Carvalho Guedes, Diretor do SMURB; um Representante Estudantil no Conselho Universitário, três estudantes representando as residências universitárias de Salvador e um estudante representando as residências universitárias de Cruz das Almas, a serem indicados, posteriormente, pelo DCE.
3 - Foi acordado inicialmente, que um Grupo de Trabalho definiria os dados que iriam subsidiar a Prefeitura do Campus na elaboração dos projetos arquitetônicos para a construção do restaurante e residências universitárias, basicamente, o universo de pessoas que se pretendia atingir.
4 - Além de que o GT aprofundar a discussão acerca dos documentos elaborados pela Superintendência Estudantil e pelos residentes e da Resolução existente, deveria contatar pessoas e buscar as assessorias que se fizessem necessárias, com vistas à elaboração de um documento único, contendo propostas concretas no sentido do estabelecimento das diretrizes, programas, operacionalização e fontes de custeio e manutenção de uma política ampla de assistência estudantil, cujo documento seria, num prazo determinado, ou seja, na semana seguinte à reunião do Colégio Eleitoral, submetido à apreciação do Conselho Universitário, bem como, trinta dias após a entrega do referido documento à Administração Central, o Conselho novamente se reuniria, para avaliar as providências adotadas por aquela instância.
5 - A Senhora Presidente agradeceu a presença de todos e encerrou a sessão, da qual, eu, Terezinha Maria Dultra Medeiros, Secretária dos Órgãos Colegiados, lavrei a presente Ata, a ser devidamente assinada, com menção à sua aprovação, estando os pormenores da reunião gravados em quatro fitas cassetes.

Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
MARIA GLEIDE SANTOS BARRETO
MANOEL JOSÉ FERREIRA DE CARVALHO
VIRGINIA GUIMARÃES ALMEIDA
GEORGINA ALMEIDA LOMANTO
ILKA REBOUÇAS FREIRE
PAULO HENRIQUE DE ALMEIDA
MARCOS SILVA PALÁCIOS
NAOMAR ALMEIDA FILHO
OSCAR NASCIMENTO DOURADO
WASHINGTON LUIZ COTRIM DUETE
NÁDIA ANDRADE MOURA RIBEIRO
FRANCISCO JOSÉ GOMES MESQUITA
MAERBAL BITTENCOURT MARINHO
SUZANA MARTINS
JOSÉ TEIXEIRA CAVALCANTE FILHO
MARIA DAS GRAÇAS MOREIRA RAMOS
IRACY SILVA PICANÇO
SYLVIA MARIA DOS REIS MAIA
MANUEL BLANCO MARTINEZ
EVELINA DE CARVALHO SÁ HOISEL
OSVALDO BARRETO FILHO
OTHON FERNANDO JAMBEIRO BARBOSA
JOSÉ ANTÔNIO DE ALMEIDA SOUZA
DEOLINDO CHECCUCCI NETO
CARMEM CARVALHO SMITH
ANTONIO PLINIO PIRES DE MOURA e MARIA DAS GRAÇAS FARIAS PINTO; VALDIVIO PINTO DE SÁ
WESLEN SANDRO MOREIRA
RAQUEL MYDORI ORLANDINI SUGA
DJAN BARBOSA MUTHE
SANDRO DOS SANTOS CORREIA
CLÊDSON DE QUEIROZ BRANDÃO; VICENTE JOSÉ DE LIMA NETO.
Expediente: 

A sessão foi aberta pela SENHORA PRESIDENTE e justificando a presença àquela sessão de pessoas não integrantes do Conselho Universitário (residentes universitários, usuários da creche etc), haja vista o interesse direto em relação às discussões em pauta. Em seguida, a Senhora Presidente garantiu, também, a participação e voz ao Conselheiro Vicente Neto - embora sem direto a voto – questionadas pelo Conselheiro José Teixeira, em virtude da expiração do mandato daquele Conselheiro no dia anterior.
O Conselheiro Vicente justificou o retardo das providências, por parte da sua Entidade, tendo em vista a nova indicação, face à greve dos servidores, afirmando, contudo, que a eleição se daria na segunda-feira seguinte.