Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Ata da Sessão do Conselho Universitário da Bahia realizada em 07 de Dezembro de 1955.

Pauta: 

Não houve pauta. 

Data: 
qua, 07/12/1955 - 13:00
O que ocorrer: 

Não houve o que ocorrer. 

Participantes: 
Conselheiros Carlos Simas
Isaias Alves
Nilza Garcia
Alceu Hiltner
Mendonça Filho
Orlando Gomes
Torres Homem
Teonilo Amorim
Tobias Neto
Mário Peixoto
Oscar Caetano
João Mendonça
Francisco de Magalhães Neto
Adriano Pondé
Alberico Fraga
O representante do Diretório Central dos Estudantes acadêmico Murilo Cavalcanti
Sob presidência do Magnífico Reitor Edgard Rego Santos
Expediente: 

1.       O magnífico Reitor declarou aberta a sessão, convidando o Secretário a proceder a leitura da ata da sessão anterior, que lida, posta em discussão e sob votação foi unanimemente aprovada.
2.       Foi lido o seguinte telegrama: “Reitor Edgard – Reitoria Universidade-Salvador-Bahia-Comissão Finanças acaba de aprovar minhas emendas PT, estou comunicando Ruy PT continue dando suas ordens proveito nossa gloriosa Universidade PT agradeço sua afetuosa visita abraços-Juracy”.
3.       Foi lido um oficio do Diretor da Escola de Belas Artes comunicando que a Congregação daquela Escol, em sessão de 19 de novembro, aprovou por unanimidade o parecer da Comissão Julgadora do concurso ao provimento da cátedra de “Teoria”, Conservação e Restauração da Pintura”, que indicou o nome do Professor João José Rescala, para ocupar aquele cargo.
4.       O Magnífico Reitor solicitou autorização do Conselho para apresentar, por carta ou telegrama os agradecimentos da Universidade ao Governador Dr. Antonio Balbino e ao Secretário da Fazenda, Dr. Rômulo Almeida, pelo pagamento de verbas destinadas á Universidade e pela inclusão de subvenção para o exercício de 1956, agradecimento que se devia também aos Deputados Waldir Pires e Antonio Magalhães pela situação que tiveram no plenário da Câmera Estadual em defesa das verbas destinadas á Universidade da Bahia. Tem lamentavelmente, de cientificar ao Conselho pedindo que conste de ata, a deplorável atitude de certos deputados estaduais que combateram a subvenção para a Universidade , sendo que um deles- professor catedrático  de uma das unidades na expansão da sua independência de pensar e de agir, incorreu em censura pelo desrespeito grosseiro com que em plenário se referiu a Universidade.
A Universidade da Bahia em nenhum caso impõe a seus componentes sacrifício de liberdade de pensar e de agir, porem não abdica nunca do direito de exigir deles boas maneiras e respeito á Instituição.  Por essas razões deixa consignado em ata seu voto de censura ao citado professor catedrático por sua atitude na Assembleia Legislativa Estadual.
5.       S. Magnificência solicitou autorização para agradecer aos Senadores Juracy Magalhães,  Dinarte Mariz e Deputados Ruy Santos, João Agripino e Israel Pinheiro o trabalho dos mesmos em favor da Universidade quando da votação do Orçamento da União para o exercício de 1956.
6.       O Conselheiro Isaias Alves realçou o papel relevante e imprescindível do Magnífico Reitor para o bom êxito alçando.
7.       Comunicou o Magnífico Reitor que a verba destinada á Clínica Tisiológica e que nos orçamentos anteriores vinha por intermédio da “Campanha”, no orçamento para 1956 virá consignada para “Universidade da Bahia- Faculdade de Medicina-Cliníca Tisiológica”.
8.       O Magnífico Reitor apresentou ao Conselheiro Orlando Gomes votos de felicidade pelo transcurso de seu aniversário natalício, concedendo a palavra ao Conselheiro Isaias Alves para traduzir ao Conselheiro Orlando Gomes o pensamento do Conselho. Também passaram a usar da palavra para parabenizar o aniversariante, os Conselheiros João Mendonça, Teonilo Amorim e Murilo Cavalcanti. O homenageado agradeceu e me seguida foi cumprimentado por todos os Conselheiros e funcionários da Reitoria.
Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão.