Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 08 de Fevereiro de 1956

Pauta: 

Ocorrências na administração da Universidade – melhoria da remuneração dos examinadores dos concursos de habilitação, resolvendo-se após discussão o seguinte: da renda obtida com a inscrição no concurso de habilitação 20% será para gratificação do pessoal administrativo e os 80% ficam para serem suplementados para pagamento na base de $10 ou $15 por cabeça.
O Sr. Reitor expôs o relatório do Chefe do Serviço Médico da Universidade a respeito do exame de nível mental dos candidatos á matricula no concurso de habilitação. O Conselheiro João Mendonça disse que a medida era ilegal pois para o concurso vestibular não exige essa prova de nível intelectual; que a prova de Raveu é uma prova de nível intelectual e não usa prova principalmente de nível mental e essa técnica é baseada na Teoria de Spermann. Descreveu uma série de informações a respeito. Por fim, propôs ao Conselho que não invalide os estudantes que não foram considerados aptos pelo Serviço Médico da Universidade. Com a palavra o Sr. Reitor disse que a medida foi adotada pelo Conselho Universitário; que o chefe do Serviço Médico da Universidade foi o encarregado da execução da medida e pediu desculpas ao professor Raimundo Mata, ao professor Isaias Alves e demais professores da Faculdade de Filosofia porque a providência foi mal interpretada. Discussões e pontos de vistas foram expostos. O Conselheiro João Mendonça solicitou ao Sr. Reitor que encaminhasse sua proposta à Comissão de Legislação e Recurso e de Ensino para que elas emitam parecer. Posta em votação o retorno da discussão ao Conselho tiveram 2 votos a favor e 14 contra. E outra votação para que a proposta do Conselheiro João Mendonça fosse anulada, novamente 2 votos á favor e 14 contra.

Local: 
Não Consta.
Data: 
qua, 08/02/1956 - 09:00
O que ocorrer: 

Aprovado voto de pesar pelo falecimento do professor Valdemar Bernadinelli que foi membro da Faculdade Nacional de Medicina.
Proposto voto de pesar pelo falecimento do professor Bela Szekely , que era doutor “honoris causa” da Universidade da Bahia.

Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
Conselheiro Augusto Machado
Conselheiro Isaias Alves
Conselheiro Torres Homem
Conselheiro Rodrigo Argollo
Conselheiro Mário Peixoto
Conselheiro Teonildo Amorim
Conselheiro Carlos Simas
Conselheira Nilza Garcia
Conselheiro Tobias Neto
Conselheiro Orlando Gomes
Conselheiro Oscar Caetano
Conselheiro Elsior Coutinho
Conselheiro Magalhães Neto
Conselheiro João Mendonça
Conselheiro Adriano Pondé
Reitor Prof. Edgard Rego Santos.
Expediente: 

Lida a Ata da Sessão Anterior, posta em votação foi unanimemente aprovada.
O Conselheiro Rodrigo Argolo tratou da vida escolar do acadêmico Ideval Alcantara de Carvalho, que ganhou recurso neste Conselho.