Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 05 de Junho de 1956
O Sr. Reitor disse aos Srs. Conselheiros que a crise ocorrida na Faculdade de Medicina está em via de solução definitiva e que o pivô dessa crise seria a participação criminosa de alguns professores.
Comunicou o Sr. Reitor que recebera o aviso da aprovação da parte mensalista do quadro extraordinário da Universidade, apoiado em deliberação do Conselho de Curadores, o pagamento desses funcionários já na base dos novos níveis de salário, mas isso só poderia ir até o mês de setembro, esperando que o Ministério da Fazenda tomasse providencias a fim de que seja suplementada a verba.
O Sr. Reitor comunicou que recebeu a visita do Provedor da Santa Casa, Dr. Otávio Machado, que deu minuciosas explicações sobre o assunto.
O Conselheiro Orlando Gomes em sua primeira declaração disse que a Comissão, nos entendimentos havidos com o Diretório Acadêmico manteve-se fiel ao espírito da Resolução da Congregação da Faculdade de Medicina. A segunda declaração, cientes de que interpretava o pensamento do Conselho Universitário, tudo o que acertassem seria cumprido. Alguns Conselheiros manifestaram suas opiniões pessoais.
Por proposta do Conselheiro Antonio Pimenta foi aprovado um voto de louvor pela atuação destacada de todos os componentes da Comissão designada pelo Conselho.
Justificada a ausência do Conselheiro Oscar Caetano.
Não houve o que ocorrer.
Lida a Ata da Sessão Anterior, posta em votação foi unanimemente aprovada.
Não houve expediente.