Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 12 de Junho de 1956
O Sr. Reitor fez um voto de louvor à atuação do Diretor da Faculdade de Medicina e propôs ao Conselho um voto de solidariedade. Unanimemente aprovado.
Com a chegada do professor Amorim e sua esposa, o Sr. Reitor reiniciou a sessão. Foram dadas as boas vindas e as saudações a ele pertinentes.
Não houve o que ocorrer.
Lida a Ata da Sessão Anterior, posta em votação foi unanimemente aprovada.
Recebido o seguinte telegrama: “ Urgente – Reitor Edgard Santos- Respondendo prazer declarar que essa Reitoria fica autorizada prorrogar trabalhos escolares até dia 31 de julho próximo pt Edsuperior”
Comunicou-se que se encontra na Bahia, convidado para colaborar no curso da cadeira de Anatomia Patológica, o professor Moacyr de Freitas Amorim, catedrático da Escola Paulista de Medicina, que acompanhado de sua esposa deverá comparecer a reunião do Conselho.
Os Conselheiros Orlando Gomes, Augusto Machado e Albérico Fraga pediram licença da reunião, pois deveriam comparecer á reunião da Congregação da Faculdade de Direito.
Antes do horário marcado da aula com o professor Moacyr Freitas Amorim, o Conselheiro Orlando Gomes foi procurado por uma comissão de estudantes do 4º ano que lhe comunicou que os alunos não iriam à aula porque a combinação feita não estava sendo cumprida. Explicou-se o ocorrido, porém, os alunos mantiveram a mesma postura. O Conselheiro Rodrigo Argolo comunicou o impasse ao Sr. Reitor e voltou à Escola para dar abertura aos dois alunos que se apresentaram, pois, os outros estavam no pátio da Faculdade com intenções de agredir os presentes.