Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 13 de Março de 1956
O Sr. Reitor comunicou que para o exercício de 1955, o Orçamento Geral da União consignou novecentos mil cruzeiros para a manutenção de restaurantes e moradia para estudantes. Em conseqüência do Plano de Economia verba foi reduzida a um terço. O Seiscentos mil restantes foram inscritos em “restos a pagar” de 1955 pelo Ministério e finalmente recebidos pelo Reitor em 1º de Março corrente na 2ª Pagadoria do Tesouro Nacional.
Prestados esclarecimentos ao Conselho sobre o pagamentos aos professores e funcionários que tomaram parte no concurso de habilitação, lendo trechos da ata da sessão em que o assunto foi ventilado e informado que o assunto foi encaminhado ao Egrégio Conselho de Curadores.
Proposto que numa demonstração de apreço ao professor Clementino Fraga, o Conselho comparecesse à sessão que a Reitoria fará realizar em homenagem a esse ilustre cidadão, o que foi aprovado.
Lidas as Atas das Sessões dos dias 08 de fevereiro e 10 de fevereiro, postas em votação foram unanimemente aprovadas.
O Sr. Reitor disse não poder dar seu parecer sobre o concurso de habilitação porque não recebera todos relatórios das Escolas. O Conselheiro Rodrigo Argolo sugeriu que a prova de português fosse de caráter eliminatório.
O Conselheiro Elsior Coutinho propôs que a aula pronunciada pelo professor Magno Valente na abertura dos cursos, fosse publicada em forma de opúsculos, que seriam distribuídas as unidades universitárias, não só da Bahia como do país. A proposta foi unanimemente aprovada.
Ainda pelo Conselheiro Elsior Coutinho disse que pretendia submeter a apreciação do Conselho algumas sugestões que visasse reduzir algumas irregularidades do exame vestibular, apresentando como consta na proposta anexa à presente ata, sugestões quanto a realização, inscrição, exames médicos, testes, provas de português, etc.