Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Ata da Sessão do Conselho Universitário, Realizada em 05 de Novembro de 1956

Pauta: 

ORDEM DO DIA:
Colocado em discussão o item VIII da proposta dos Docentes-Livres – Considerar as funções dos assistentes e a participação em Comissões examinadoras como atividade didática para o fim da manutenção da docência. Após a discussão, resolveu-se que a participação em bancas examinadoras deverá ser incluída entre as atividades didáticas, não bastando só por si assegurar a manutenção da docência-livre.
O item IX foi considerado prejudicado.
Em discussão no item X, o Conselheiro Orlando Gomes disse que se pudesse conciliar uma fórmula geral que abrangeria outros casos em que é justo que não se perca o título, que dever-se-ia admitir uma espécie de prazo ou de suspensão ou de conservação do título dado à impossibilidade do exercício da atividade docente.O Conselho acolheu a sugestão do Conselheiro Orlando Gomes.
Devido ao horário suspenderam a discussão.
O Conselheiro Alceu Hiltner disse que queria que fosse consignado em ata um voto de satisfação pela noticia que teve de que as instalações da Universidade serão aumentadas porque leu em um jornal que foi assinado decreto considerando de utilidade pública novos terrenos a serem adquiridos pela Universidade.

Local: 
Não Consta.
Data: 
seg, 05/11/1956 - 09:00
O que ocorrer: 

Não houve o que ocorrer.

Tipo de Reunião: 
Ordinária
Participantes: 
Conselheiro José Lima
Conselheiro Tobias Neto
Conselheiro Augusto Machado
Conselheiro Mendonça Filho
Conselheiro Magalhães Neto
Conselheiro Albérico Fraga
Conselheiro Isaias Alves
Conselheira Nilza Garcia
Conselheiro Carlos Simas
Conselheiro Rodrigo Argollo
Conselheiro Teonildo Amorim
Conselheiro Torres Homem
Conselheiro Orlando Gomes
Conselheiro Alceu Hiltner Conselheiro Orlando Gomes
Representante do DCE Ubirajara Brito
Reitor Prof. Edgard Rego Santos.
Expediente: 

Lida a ata da sessão de 22 de outubro, em discussão o Sr. Reitor esclareceu o que havia dito e seguiu-se com a votação, que foi unanimemente aprovada.
Comunicado que o orçamento do Ministério da Educação fora enviado ao Senado, pela Câmara, depois de ter aprovada sua redação final, com aceitação de uma só Emenda que foi a que se refere à majoração da verba de serviços e encargos.
A repartição do Cabo submarino fizera um oficio em resposta àquele em que solicitou abertura de contas para as Faculdades.
O chefe do Serviço Médico da Universidade solicitou informações se o Conselho mantém a deliberação do ano passado da exigência de testes para a inscrição nos concursos de habilitação, em caso afirmativo, se realiza essa exigência na forma como foi feita ou se realiza alguma modificação. Solicitado à Comissão de Ensino o pensamento sobre o assunto.
Quanto as referências complementares quanto à Lei que dá autonomia as Faculdades de Odontologia e Farmácia o Sr. Reitor prestou diversas informações a respeito.
Lido o ofício do Diretor da Escola de Belas Artes comunicando que o concurso para provimento da cadeira de “ Materiais de Construção – Estudo do Solo” terá inicio no dia 28 de novembro.
O Conselheiro Albérico Fraga justificou sua ausência à Cerimônia que o governo francês agraciou o Sr. Reitor porque estava fora da cidade.
Aprovado voto de pesar pelo falecimento do Dr. Júlio Olímpio.