Ata da Sessão do Conselho Universitário da Bahia realizada em 10 de maio de 1957.
Não houve o que ocorrer.
1. O Magnífico Reitor declarou aberta a sessão, convidando o Secretário a proceder a leitura da ata da sessão anterior, a qual depois de posta em discussão, foi unanimemente aprovada.
2. O Magnífico Reitor comunicou que, por estar ausente do país, por prazo superior a 30 dias , o Professor Isaias Alves , comparecia a sessão o suplente do representante da Congregação da Faculdade de Filosofia, Professor Antônino Dias. Comunicou também a presença do Professor César de Araújo, Vice-Diretor da Faculdade de Medicina, substituindo o Professor Rodrigo Argolo que se afastou para participar da missão Universitária da Bahia que deverá estar reunida em Coimbra no dia 15.
3. S.Magnificência explicou que deixou de convocar o substituto representante da Congregação da Faculdade de Medicina em virtude da ausência do Professor Adriano Pondé não ser superior a 30 dias e justificou a ausência do Professor Alberico Fraga também, se ausentou, representando a Universidade da Bahia num Congresso de Direito Processual em Montevidéu, tendo como companheiro na representação o Professor Rogério de Faria.
4. O Magnífico Reitor disse que convocou o Conselho para comunicar que, dentro de algumas horas, se ausentará do país juntamente como Professor Orlando Gomes, Vice-Reitor, o que vai importar na convocação do catedrático mais antigo do Conselho, no caso Professor Oscar Caetano para assumir o Exercício da Reitoria.
5. O Conselheiro Torres Homem justificou a ausência do Conselheiro José de Lima que foi ao Rio assistir um simpósio de Odontologia.
6. O Conselheiro Teonilo Amorim, representante dos Docentes-livres, também teve a sua ausência justificada pelo Magnífico Reitor.
7. O Conselheiro Antonio Dias agradeceu ao Magnífico Reitor a maneira porque foi recebido no Conselho e disse que se sentia sempre muito honrado por estar na convivência dos colegas e atendendo aos reclamos superiores do ensino do qual o Magnífico Reitor é incontestavelmente, figura que merece todo acatamento.
8. O acadêmico Paulo Brandão teceu considerações sobre a posse da nova diretoria do Centro Acadêmico Ruy, da Faculdade de Direito e também sobre a representação do corpo discente da Universidade da Bahia nas solenidades que serão realizadas em Coimbra quando o Magnífico Reitor Edgard Santos receberá o diploma de “DOUTOR HONORIS CAUSA”.
9. O Conselheiro Antônino Dias em nome de todos os Senhores Conselheiros, desejou boa viagem ao Magnífico Reitor e seus companheiros de missão.
Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão.