Ata da sessão do Conselho Universitário da Bahia, realizada em 23 Dezembro de 1954.
Não houve Ordem do Dia.
Não houve o que ocorrer.
1- Aberta a sessão o secretario fez a leitura da ata da sessão anterior, lida e em discussão disse o Magnifico Reitor que tinha uma retificação a fazer quanto á verba de material que na ata consta trinta e quatro milhões de cruzeiros e é de trinta e nove milhões de cruzeiros, sendo em seguida a mesma aprovada unanimemente.
2- Com a palavra o Magnifico Reitor disse que não havia nem expediente nem ´´Ordem do Dia`` para a sessão, convocará os membros do Conselho para que, antes da ultima sessão do ano, tivessem conheciemnto de alguns assuntos de interesse da Universidade. Em primeiro lugar disse que não são muito boas as noticias a respeito da suvenção federal, entretanto, alimentava a esperança de que o Governo Federal mudasse de orientação.
3- Acrescentou S. Magnificiencia que, para compensar essa noticia triste sobre a subvenção federal, tinha uma exelente noticia a respeito da subvenção do Estado. O Sr. Adelmario Pinheiro, Secretario da Fazenda, teve a boa compreenção das necessidades da Universidade, dos seus devedores para com a universidade e da sua responsabilidade de homem público, acima de caprichos pessoais e informou que mandará pagar os Cr $ 4.200.000,00 de vez que o processado já está feito, e, dentro em breve, a reitoria deverá ver cumprida essa promessa.
4- Quanto ao ´´Quadro extraordinário`` disse o Magnifico Reitor que os orgãos responsáveis, no Ministro e no D.A.S.P. , aconselharam uma modificação esta´sendo estudada e, logo que terminem os estudos, enviará á Comissão de Orçamento e, certamente, na proxima reunião trará o assunto para a devida apreciação dos senhores Conselheiros.
5- Em seguida, S.Excia. comunicou ao Conselho que o Bel. Milton Santos requereu Mandado de Segurança acerca da decisão do Conselho, lendo, a seguir, um requerimento da ´´Sociedade Construtora de Obras Públicas`` pedindo certidão, que já se acha pronta. Disse o Magnifico Reitor que várias Faculdades encerraram suas contas no fim do ano oferecendo saldos e que tinha mandado fazer um levantamento dessa situação, dos criterios extraordinarios abertos durante a vigência do exercicio e do resultado final para trazer ao conhecimento do Conselho Universitario a título informativo.
6- Também está em elaboração a distribuição da subvenção federal no orçamento interno, conforme costume, ,para que ouvida a Comissão de Orçamento do Conselho Universitario está a aprecie e seja enviada ao Conselho de Curadores. Finalmente, disse o Magnifico Reitor ter uma noticia agradável para a universidade, sobretudo para duas de suas entidades.
7- è que o Sr. Ministro da Educação houve por bem enviar um auxilio de Cr $ 100.000,00 para o Curso de Doutorado da Faculdade de Direito para o ano de 1955 e Cr $ 400.000,00 para o Curso de petroléo da Escola Politecnica.Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão.