Ata da Sessão do Conselho Universitário da Bahia realizada em 24 de dezembro de 1957.
1. Reaberta a sessão, o Magnífico Reitor convidou a Comissão de Orçamento para uma reunião para se discutir a Proposta Orçamentaria para 1958 e disse que, baseado no artigo 11 do Estatuto da Universidade, tinha preparado uma alteração do texto atual do Estatuto e se o Conselho concordar na alteração, fará distribuir o Ante-Projeto, que é apenas um ponto de partida para a discussão. O Conselho aprovou unanimemente a proposta do Magnífico Reitor, ficando deliberando que até o próximo dia 2 os Senhores Conselheiros poderão apresentar as suas emendas, as quais serão encaminhadas á Comissão de Legislação e Recursos.
2. Por proposta do Conselheiro Magalhães Neto a consulta feita pelo Conselheiro Adolpho Diniz sobre a realização de exames deverá ser encaminhada á Comissão de Ensino.
1. O Conselheiro Alberico Fraga disse que Conselheiro Universitário, na véspera do Natal, sentia oportuno formular um voto muito sincero pela saúde e pela felicidade do Magnífico Reitor exaltando lhe as qualidades de dirigente com as quais imprimiu a nossa Universidade, durante o ano de 1957, uma trilha tão brilhante quanto as anteriores, dando o esforço continuado e perseverante de sua inteligência e sobretudo de sua acuidade e acerto na direção da cultura baiana que está, realmente á cargo da Universidade. Pedindo que insira em ata um voto de louvor ao Magnífico Reitor por este trabalho realmente magnífico. A proposta do Conselheiro Alberico Fraga foi aprovado por aclamação.
2. O Acadêmico Otávio Batista disse que queria agradecer ao Magnífico Reitor ter convidado o Vice-Presidente do D.C.E para fazer parte do Conselho e declarar que era motivo de satisfação fazer parte do Conselho Universitário, cujos componentes são homens de estirpe moral e intelectual que dificilmente se pode aquilatar. Representando o corpo discente da Universidade desejou ao Magnífico Reitor e aos demais Conselheiros um feliz Natal e prosperidade no ano de 1958.
3. O Magnífico Reitor agradeceu a gentileza do Conselheiro Alberico Fraga e a atitude dos demais Conselheiros, dentre os quais realçou a presença e as palavras do representante do Corpo discente.
Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão.
1. O Magnífico Reitor declarou aberta a sessão, convidando o Secretário a proceder a leitura da ata da sessão anterior, a qual depois de lida posta, foi unanimemente aprovada.
2. O Magnífico Reitor registrou a presença do Acadêmico Otávio Mendes Batista que, na qualidade de Vice-Presidente do D.C.E e na ausência do Presidente, foi convidando para a reunião, dizendo que esperava a sua colaboração nos trabalhos, enquanto comparecer as sessões.
3. O Conselheiro Magalhães Neto justificou a ausência do Conselheiro Antonino Dias.
4. Foram lidos os seguintes ofícios: do Diretor da Faculdade de Filosofia comunicando que foi escolhido o Professor Magalhães Neto para proferir a aula inaugural, no próximo ano de 1958. Do Diretor da Faculdade de Filosofia comunicando que o Professor Aristides da Silva Gomes foi eleito substituto do Vice-Diretor na ultima sessão do ano. Do Diretor da Faculdade de Direito enviando os documentos e comunicando a aprovação pela Congregação do Parecer relativo ao concurso a docência-livre de Direito de Trabalho ao qual se submeteu o Bel. Elson Guimarães Gotschalk. Do Diretor da Escola Politécnica remetendo os títulos expedidos aos docentes-livres das cadeiras de Estradas de Ferro e de Rodagem e Construção Civil, Engs. Luis Carlos de Araújo, Vasco Azevedo Neto e Hildérico Pinheiro.
5. O Magnífico Reitor comunicou que na apreciação desses documentos, verificou que no processamento dos concursos para dois candidatos a mesma docência houve certa identidade de pontos, fazendo-se um processo como se fosse uma prova competitiva.
6. O Conselheiro Carlos Simas explicou que houve coincidência de pontos apenas, nas provas pratico-escritas, o que não invalida de modo algum o processo.
7. O Conselheiro Adolfo Diniz disse que queria trazer ao conhecimento do Conselho uma deliberação que tomara nos exames de primeira época dos estudantes de Farmácia e completar solicitando ao Conselho uniformização para as demais Escolas procedam, nos exames da mesma maneira. Que o Regimento da Faculdade de Farmácia manda que os exames constem de duas partes: prova escrita e prova prática-oral e diz que o aluno que se retirar depois de ter sido sorteado o ponto, não completando o exame, será reprovado. Disse que resolveu chamar os alunos no mesmo dia, na prova escrita e na prova pratico-oral, obtendo ótimo resultado e pediu ao Conselho uma deliberação sobre o assunto para que todas as Faculdades adotassem esse sistema.
8. O Conselheiro Magalhães Neto disse que o Conselheiro Adolfo Diniz na primeira parte tinha toda razão, mas quanto a segunda, acahava que havia um dispositivo proibindo duas provas no mesmo dia.
9. O Magnífico Reitor anunciou á Casa a presença do Conselheiro Isaias Alves, o qual foi recebido com uma salva de palmas.
10. O Conselheiro Isaias Alves disse que comparecia a sessão do Conselho para agradecer ao Magnífico Reitor e aos Senhores Conselheiros as visitas feitas na época que esteve hospitalizado e para desejar os melhores votos de Feliz Natal e um Ano Novo repleto de felicidades.
11. S. Magnificência suspendeu a sessão para que os Senhores Conselheiros cumprimentassem o Professor Isaias Alves.